Estratégias de atração e retenção de talentos em 4 etapas; veja

estratégias de atração e retenção de talentos

Encontrar profissionais que preencham os requisitos das vagas de emprego está cada dia mais complicado. Com altas exigências e candidatos que ainda precisam de mais qualificações, ter estratégias de atração e retenção de talentos se tornou um ponto fundamental para empresas de todas as áreas do mercado de trabalho.

Afinal, a área de recrutamento e seleção precisa encontrar os profissionais ideais, o que pode ser uma verdadeira “caça ao tesouro”, mas os desafios não param por aí. Todos os departamentos precisam se unir para construir estratégias de retenção, já que em um cenário de escassez de talentos, novas oportunidades surgem a todo instante. Ou seja, seus colaboradores serão procurados por outras empresas.

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Nessa disputa, você precisa garantir que a sua organização tem um plano atrativo, com diferenciais que vão fazer a diferença na hora do profissional decidir se ele permanece no emprego ou aceita uma nova proposta. E bem, como fazer isso?

Enfrentando a escassez de talentos no Brasil

De acordo com a Pesquisa de Escassez de Talentos 2022, da ManpowerGroup, que ouviu mais de 40 mil empregadores em 40 países, incluindo o Brasil, desenhar formas de fechar o gap por talentos é urgente.

O “gargalo da escassez” precisa ser fechado, e para equilibrar a atração de novos profissionais com a retenção dos colaboradores, o levantamento sugere uma abordagem em 4 etapas. Confira cada uma delas abaixo.

4 estratégias de atração e retenção de talentos para implementar na sua empresa

1 – Aposte em investimentos de educação e desenvolvimento

O primeiro passo é reconhecer que a escassez de talentos é um problema global, com grande impacto no Brasil. Logo, “olhar para fora” nem sempre será a melhor alternativa, afinal, todas as empresas enfrentam essa dificuldade na hora de contratar.

Sendo assim, vale a pena olhar para o seu time atual e investir em educação e desenvolvimento, para que os atuais colaboradores possam se desenvolver e entregar a expertise que a companhia necessita.

Alguns exemplos são oferecer cursos, custear pós-graduações, fazer parcerias com cursos de idiomas, promover dinâmicas de interação e pensar em atividades que ajudem no desenvolvimento de soft skills e hard skills também.

Dessa maneira, além de ajudar a fechar o gap de talentos, a companhia também contribui para o desenvolvimento profissional de cada colaborador, aumentando os benefícios do emprego. Isso conta como um excelente diferencial e ajuda a aumentar a retenção, afinal, estar em uma empresa que investe em você conta muitos pontos no mercado de trabalho.

2 – Identifique a necessidade de buscar novos talentos

Contudo, nem sempre os colaboradores poderão suprir as necessidades da empresa, mesmo com investimentos em capacitação. Algumas vagas exigem conhecimentos e experiências muito específicas, com competências que exigem bastante tempo para serem desenvolvidas.

Muitas vezes, a urgência por um profissional em especial também dificulta a aposta em talentos internos e, nesses casos, não hesite em olhar para o mercado e identificar profissionais capacitados.

Lembrando sempre que encontrar alternativas internas deve ser a primeira alternativa, afinal, contar com a sua base de colaboradores é uma excelente alternativa, especialmente em um cenário de gap de talentos.

3 – Ter uma rede externa de talentos é fundamental

Uma outra maneira de driblar os desafios do recrutamento e retenção é contar com uma rede externa de talentos. Assim como profissionais precisam ter o seu networking, companhias também devem cultivar uma rede de contatos altamente qualificada. Assim, em casos de urgências ou necessidade de um novo profissional, pessoas específicas podem ser acionadas.

Talvez elas sejam potenciais candidatas, ou quem sabe elas conheçam outros profissionais capazes de preencher a vaga. Para qualquer cenário, organizar essa rede é uma forma estratégica de estar sempre rodeado de talentos que, inclusive, podem atuar em projetos específicos ou como parceiros externos.

As diversas dinâmicas e formatos de trabalho da atualidade, que dependem da legislação e das características de cada profissão, ajudam na construção de equipes com perfis e atuações diversos, incluindo participações pontuais, consultorias e parcerias.

4 – Foque na motivação e na construção de planos de carreira

Por fim, não se esqueça de pensar no futuro dos seus colaboradores. Ter programas de progressão e desenvolvimento de planos de carreira é, hoje em dia, um grande diferencial para organizações, que podem se beneficiar muito com o crescimento de profissionais dentro da empresa.

Com o acompanhamento constante, seja com um programa de mentoria ou com os próprios gestores de cada área, os colaboradores se sentem apoiados, valorizados e importantes para a empresa. Assim, o sentimento de pertencimento e a vontade de crescer aumentam, contribuindo diretamente tanto para a atração quanto para a retenção de talentos.

Por mais que haja um movimento de troca constante de empregos, bons salários, benefícios e um claro plano de carreira podem aumentar a vontade em permanecer em uma organização. É por isso que os programas de progressão fazem parte das estratégias de atração e retenção de talentos, ajudando a fortalecer as equipes e os resultados.

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