Como criar estratégias de remuneração e atrair talentos? Confira!

estratégias de remuneração

O mercado de trabalho é altamente competitivo e bons profissionais nem sempre são fáceis de encontrar. Buscar e reter talentos é um desafio da área de recursos humanos, e uma possibilidade para atrair candidatos e manter os colaboradores engajados é por meio de estratégias de remuneração.

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Essa é uma forma eficiente de garantir que a equipe tenha bons resultados, oferecendo compensações de acordo com seu desempenho. Para os líderes de RH, é uma forma de oferecer um diferencial competitivo no mercado e ainda apoiar as outras equipes na busca por resultados e alcance de metas. 

O que são estratégias de remuneração?

As estratégias de remuneração são bonificações atreladas ao trabalho realizado pelos colaboradores. Em geral, levam em consideração três aspectos principais:

  • Desempenho
  • Habilidades
  • Competências

De acordo com essas características, a empresa recompensa quem se superou nesses quesitos por meio de bônus, adicionais, participação nos lucros, entre outros. Com foco em performance, essa solução pode trazer muitos benefícios para as empresas em termos de crescimento, ao incentivar a equipe a buscar esses resultados. 

Os benefícios oferecidos já na divulgação da vaga, que incluem o salário e os direitos assegurados por lei, entram nessa estratégia como valor fixo, e podem incluir ainda vale-alimentação e plano de academia, por exemplo. Porém, para ir além, é necessário pensar também em valores variáveis.

Como desenvolver essas estratégias na empresa?

O modelo mais conhecido de remuneração variável é através de comissões. Comum em áreas comerciais, oferece aos colaboradores uma porcentagem em cima de cada venda efetuada. 

Além da área comercial, porém, essa estratégia não é utilizada, especialmente porque é vista como um custo adicional para a empresa. Mas, a médio e longo prazo pode trazer lucro, já que o propósito é justamente melhorar a performance. 

Para garantir que esse sistema funcione, porém, é importante planejar bem, deixar claro para os profissionais quais são as oportunidades e criar formas reais de analisar os indicadores. 

É claro que esses indicadores, bem como a remuneração a ser aplicada, devem ser definidos em conjunto com os tomadores de decisões e líderes da empresa. 

Os métodos aplicados também precisam levar em consideração o perfil dos colaboradores, e ser dosados para estimular uma competição saudável, e não uma disputa que gere conflito. Pessoas com perfil mais competitivo e que funcionam sob pressão podem se sentir mais estimuladas, enquanto para outros pode gerar estresse e ter o efeito reverso. 

Tipos de estratégia

Existem diversas formas de aplicar essas bonificações, e detalhamos as mais comuns a seguir:

  • Benefícios não-monetários

Nem toda compensação precisa ser financeira. As empresas podem oferecer dias de folga, day-off no aniversário, descontos em produtos. Outra oportunidade que pode agradar os colaboradores é o apoio na realização de cursos livres, como de idiomas, ou especializações como pós-graduação. 

  • Gamificação

É um modelo mais moderno, associado a jogos, incorporando elementos lúdicos. Em geral, recebe o apoio de alguma ferramenta ou software que ajudará nessa medição, e funciona como um videogame, vencendo etapas e ganhando competições entre equipes ou individuais. 

  • Participação acionária e PLR

Para empresas maiores com capital aberto, oferecer uma participação acionária é uma forma de compensar quem está na empresa a muito tempo e indicar o compromisso com os colaboradores. A ideia é que eles recebam uma porcentagem de acordo com o lucro da empresa. 

Da mesma forma, a participação nos lucros pode ser oferecida proporcionalmente ao cargo ou atividade de cada um. Ela não está relacionada ao desempenho, mas sim uma porcentagem dos lucros finais da empresa ao longo do ano. 

  • Gratificação

Outra forma de incentivar os colaboradores é com prêmios por tempo de empresa. É comum que colaboradores ganhem presentes como relógios, computadores ou algo de valor como um agradecimento por completar dois, cinco, ou 10 anos. O mesmo pode ser feito como remuneração financeira a cada período de tempo completado.  

  • Avaliação 360 graus

Esse método inclui uma autoavaliação do funcionário, bem como daqueles ao seu redor. É uma maneira de ter uma visão ampla de cada colaborador, baseado em suas próprias ações, e como ele é visto por superiores, pares, colegas, e em alguns casos pode incluir clientes e fornecedores. 

Desafios dos executivos – o foco do RH

Pesquisas com profissionais de Recursos Humanos indicam que 60% entendem como um desafio atender às expectativas salariais dos candidatos. Indicar essas estratégias de forma clara no processo de recrutamento pode ser um diferencial para atrair novos talentos. 

Visando o desenvolvimento desse conceito, ganha destaque o profissional de Remuneração e Benefícios, que tem foco não apenas em cargos, salários e benefícios, mas que olha para retenção, clima e cultura organizacionais.

Especialistas nessa área, capazes de harmonizar os interesses econômico-financeiros da organização com os interesses de crescimento e qualidade de vida de seus colaboradores estão em alta demanda. Para quem tem interesse em se especializar nesse segmento, a Unopar oferece cursos EAD em Rotinas e Cálculos Trabalhistas e Gestão da Jornada e Experiência do Colaborador

Ambos possuem competências que ajudam a desenvolver e trabalhar essas estratégias de remuneração internamente, criando um planejamento adequado e uma gestão de benefícios mais eficiente.

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