Levando em consideração que o ambiente de trabalho é cenário de uma constante interação entre pessoas com personalidades, estilos e jeitos diferentes, muitas vezes em necessidade de exporem suas opiniões e discutir profissionalmente ideias, conflitos se tornam comuns e esperados, apesar de não aceitáveis. Pensando nisso, reunimos estratégicas de como evitar conflitos com colegas de trabalho. Confira:
Como evitar conflitos com colegas de trabalho:
1. Respeito gera respeito
Antes de mais nada, é importante relembrar que respeito gera respeito. O ambiente de trabalho deve ser o local mais profissional de todos, e é necessário ter cuidado ao falar com outras pessoas.
Por mais que não concorde com o que o colega de trabalho diz, escolha cautelosamente quais palavras usar e qual tom utilizar. Se sempre for respeitoso, dificilmente serão desrespeitosos com você.
2. Tenha uma boa comunicação
Além do respeito, é necessária uma boa comunicação entre colegas de trabalho. Uma comunicação eficaz pode evitar conflitos e mal-entendidos. Seja sempre objetivo, claro e muito compreensível, estando aberto ao diálogo.
Além de validar opiniões diferentes, evite conversas desnecessárias, para que a comunicação profissional não se perca em meio aos assuntos pessoais, dando espaço para tons mais intimistas, que podem causar ruídos.
3. Defina tudo muito bem
A indefinição pode causar ansiedade, estresse e ruídos, que podem vir a causar conflitos. Por isso, sempre tenha tudo muito bem definido, os papéis que cada um deve desempenhar, quais são as expectativas, quais são as metas, responsabilidades, entre outros detalhes.
É importante também uma revisão e eventuais ajustes regulares nessas definições, para que sobrecargas não gerem um cansaço, que pode ocasionar conflitos.
4. Tenha empatia
Apesar de o ambiente profissional ser um local objetivo e racional, ele é formado por humanos, pessoas que têm dias difíceis, frustrações e inseguranças. Tente se colocar no lugar do seu colega de trabalho, entendendo as motivações que o levaram a agir de tal modo.
Compreendendo motivações, necessidades e inseguranças, e tendo uma atitude mais empática, você pode evitar conflitos. Demonstre um interesse real e ofereça apoio, caso tenha abertura para isso.
5. Colaboração
Um ambiente de colaboração, em que todos contribuem e se sentem valorizados, tende a ser um ambiente com menos conflitos. Isso porque ao respeitar o trabalho em equipe e a individualidade de cada um, comumente um respeito é estabelecido.
6. Saiba gerenciar bem cada situação
Mesmo com todas essas estratégias, ainda assim um conflito pode surgir. Nesse caso, é importante que você saiba gerenciar bem cada situação. No caso de um desentendimento estar a sua frente, tente resolvê-lo de forma respeitosa e calma. Evite transformar o conflito em uma situação ainda mais complexa.
Nesse mesmo tópico, de gerenciamento de situações, administrar bem o estresse pode ajudar na diminuição de conflitos. Tente encontrar maneiras de manter a calma, inspirando colegas de trabalho a fazerem o mesmo.
Algumas técnicas podem te ajudar a gerenciar seu estresse, o que, consequentemente, diminuirá conflitos, como:
- Respiração profunda
- Meditação
- Ioga
- Atividades físicas
- Alimentação equilibrada
- Sono regulado
- Hobbies
- Terapia
7. Dê feedbacks regulares
Em um ambiente de trabalho, ajustes são necessários. Ao invés de realizá-los apenas em momentos aleatórios, marque uma reunião – validando a importância do colega de trabalho -, e dê alguns feedbacks construtivos, abrindo espaço para que a pessoa também dê alguns feedbacks sobre o seu trabalho.
Seja objetivo, específico e cuidadoso, para que não pareça uma crítica desrespeitosa ou ainda desvalorizadora.
8. A eficácia de uma liderança
Diante da possibilidade de você exercer uma posição de liderança, é importante ter comportamentos que inspirem e ao mesmo coordenem o grupo. Seja profissional, respeitoso, cauteloso e promova um ambiente de trabalho leve. As regras e os limites podem colaborar com a diminuição de confusões entre os colegas de profissão.
9. Treinamentos, regras e limites
Além de todas as questões de cuidados comportamentais, também existem alguns detalhes corporativos que podem fazer toda a diferença. Investimento em treinamentos de habilidades interpessoais – como comunicação e curso de gestão de conflitos – podem ser benéficos a toda a equipe, que conseguirá se expressar e gerir melhor suas emoções e opiniões.
Estabelecimento de regras de convivência ajudam nos limites dos códigos de conduta. Respeito mútuo, resolução de desentendimentos e regras mais específicas preveem e previnem situações mais genéricas, esperadas e tranquilas de se resolver. Se todos conhecem e seguem as mesmas regras, se instaura no ambiente uma sensação de igualdade e justiça.
Finalizando, é importante que se lembre que, mesmo seguindo todas essas estratégias, conflitos podem surgir. Nesses casos, vale buscar a ajuda de um supervisor ou ainda dos Recursos Humanos para uma mediação da situação.
Porém, com respeito, boa comunicação, empatia e limites, com toda a certeza a possibilidade de evitar conflitos com colegas de trabalho será maior.