8 pilares da excelência profissional e como se destacar

ilustração de prêmio para representar texto sobre excelência profissional

Alcançar a excelência profissional é o objetivo de muitas pessoas que focam no desenvolvimento da carreira. Mas todos inseridos no mercado de trabalho querem alcançar o êxito e serem reconhecidos por suas aptidões. 

Porém, quando se fala em excelência, trata-se de ser o melhor, e isso, embora possa ser atingido por todos, acaba se limitando apenas a alguns perfis que atuam ativamente em buscar sua melhor versão no trabalho. 

Existem muitos motivos para buscar esse perfil, seja para ser um líder, seja para conseguir melhor remuneração, se tornar uma referência em seu campo de atuação ou ser mais disputado no mercado de trabalho. 

Isso, porém, exigirá um trabalho ativo que envolve desenvolvimento pessoal e busca constante por novos conhecimentos. 

Pilares da excelência profissional

Sabemos reconhecer um profissional excelente em qualquer ambiente: um garçom no restaurante, um balconista em uma loja, uma recepcionista em um consultório. Todo tipo de profissional pode ser excelente ao ir além em seus esforços para aliar os objetivos da empresa ou organização e os desejos e necessidades do público. Veja, então, quais são os principais pilares para se tornar esse profissional:

1 –  Autoconhecimento

Se conhecer e compreender os pontos fortes e fracos permite que esses profissionais estejam em constante aperfeiçoamento. Quando são reconhecidos por suas habilidades, o autoconhecimento permite que eles sigam ajustando essas competências. Da mesma forma, eles conseguem visualizar onde podem melhorar, aceitam feedbacks produtivos e buscam ajustar sua atuação para desenvolver os pontos negativos. 

2 – Proatividade

Profissionais excelentes não esperam uma ordem ou um pedido para realizar suas tarefas. Eles não se acomodam e, mesmo os afazeres mais maçantes do dia a dia, realizam com agilidade, buscando otimizar seu tempo. Isso os torna produtivos e mais aptos a buscar soluções inovadoras ou resolver problemas. 

3 – Inteligência emocional

Como falamos acima, receber feedbacks faz parte do processo de aperfeiçoamento que levará a excelência. E isso implica em saber ouvir sobre seus pontos de melhoria. Não só isso, ter inteligência emocional significa também ser racional ao enfrentar desafios, ter uma mente analítica para buscar soluções e evitar conflitos desnecessários, prezando por uma boa convivência profissional. 

4 – Comunicação

Saber se comunicar com colegas de trabalho, gestores e clientes também é uma característica essencial. Para isso, é preciso ser capaz de dizer o que quer de maneira concisa e clara, manter a transparência no diálogo de forma cordial e respeitosa e também saber ouvir e entender as necessidades dos outros. 

5 – Paixão 

Quando falamos em amor familiar ou romântico, é fácil visualizar o esforço dedicado em estar com a pessoa, trabalhar para que a relação seja próspera e investir na felicidade do outro e de si mesmo. Com o trabalho, essa característica também deve existir e acontece por meio da paixão pelo que faz. 

Só um profissional que vê valor em suas realizações será capaz de dar seu melhor e se dedicar ao aperfeiçoamento da carreira. 

6 – Criatividade

Todas as pessoas têm potencial criativo e desenvolvê-lo trará benefícios profissionais. Além de seu uso mais óbvio em carreiras que exijam criação, essa habilidade é útil em qualquer setor. Isso porque ajudará a resolver problemas de maneira eficiente e pode ter um impacto direto nos resultados alcançados pela empresa. 

7 – Visão de futuro

É possível dizer que a excelência é um conceito inalcançável, pois sempre haverá algo novo a desenvolver ou aperfeiçoar. Mas a busca por excelência é o que fará com que o profissional desenvolva essas características que terão impacto nos rumos de sua carreira. 

Para isso, ele deve ter visão de futuro, tanto para o seu desenvolvimento profissional quanto para o planejamento da área onde atua. Conhecer as tendências do mercado em que trabalha e conseguir olhar para o que está além permitirá fazer um planejamento estratégico mais assertivo.

8 – Autoconfiança

É claro que enfrentamos altos e baixos profissionais, e as dúvidas quanto ao caminho certo são inevitáveis. Mas, um profissional que mira na excelência deve ser capaz de tomar decisões com confiança, mesmo sabendo dos riscos. 

Errar faz parte do processo, mas é só com uma atitude confiante em relação às decisões tomadas que ele chegará aos resultados esperados. 

Como se tornar especialista na sua área

Além dos pilares citados acima, existe um quesito “extra” essencial na busca por excelência que é a força motora para se tornar um especialista. Trata-se do desenvolvimento acadêmico. Para seguir em busca do aperfeiçoamento profissional, é preciso aliar as experiências práticas com o conhecimento teórico. 

Se especializar implica em adquirir fundamentos específicos que vão além do que é aprendido no dia a dia da carreira. Por mais importante que o trabalho seja para ampliar as habilidades, existem ferramentas e competências que só serão conquistadas através dos estudos. 

Por isso, investir na educação continuada significa aprender coisas novas, que serão aplicadas em sua área de trabalho. Com a pós Anhanguera, os profissionais podem se capacitar para se tornarem especialistas ao estudar temas específicos dentro de seu campo de atuação que oferecerão excelência profissional e os colocará no caminho para serem especialistas. 

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