Saber dar e receber feedbacks é uma importante habilidade no meio corporativo, pois permite uma comunicação mais eficaz e trocas que irão melhorar o trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal. Isso funciona para líderes e gestores, mas também entre colaboradores. Por isso, neste texto vamos abordar exemplos de feedback para um colega de trabalho, além de apontar a importância de exercitar esse hábito.
No dia a dia de trabalho, podemos nos ver cheios de afazeres e, se algo sai do planejado, seja por um atraso, seja por um imprevisto, tudo parece desandar. É comum que, atarefado, um colaborador encontre em um colega o culpado por algo não dar certo.
Muitas vezes, é mais fácil culpar alguém do que reconhecer as próprias dificuldades, ou ainda ter empatia com as outras pessoas, buscando entendê-las e compreender porque determinada tarefa não foi feita ou tal meta não atingida.
Cultura de feedback
Antes de mais nada, precisamos entender porque o feedback é importante e como estabelecer uma cultura de feedback na empresa. O primeiro passo é entender que o feedback não é uma bronca nem uma oportunidade para falar grosserias para alguém.
Esse tipo de comunicação nunca é eficaz e sempre terá um resultado negativo: torna as relações mais complicadas, quebra a confiança, faz com que as pessoas não queiram trabalhar em equipe e gera conflitos internos.
A proposta do feedback é o oposto: estreitar as relações, criando um ambiente de confiança e com a comunicação afinada. Apenas criticar o desempenho de alguém não terá o efeito imaginado, enquanto ter uma conversa sincera, apontando caminhos e utilizando eventos práticos, pode inspirar o outro a melhorar.
Assim como outras possibilidades que devem ser incentivadas pela empresa para o desenvolvimento das pessoas, com a pós-graduação EAD, a cultura de feedback pode ajudar a estreitar os laços e criar uma equipe engajada e unida.
Exemplos de feedback para um colega de trabalho
Para dar bons feedbacks é importante não agir por impulso, mas sim fazer uma análise e estruturar seus comentários. Isso porque, se algum colega faz algo que nos atrapalha, pode ser que o primeiro desejo seja ser grosseiro, ou alterar o tom de voz. Mas essa atitude passivo-agressiva não produzirá nenhum tipo de mudança, só aumentará o conflito.
Portanto, para fazer um feedback, pense antes no que vai dizer, seguindo a seguinte estrutura:
- O comportamento avaliado
- O impacto de tal comportamento
- Oportunidades de melhoria
Veja alguns exemplos:
Atrasos e prazos
Precisava das suas informações para o relatório na última sexta. Sem seus dados, não consigo atualizar com as informações e o prazo final fica comprometido.
O que houve? Está com dificuldade de analisar os dados? Como está em termos de tempo? Me fale o que mais te atrasou para pensarmos em uma solução.
Qualidade
Esse último mês notei suas entregas com mais erros. Esse não costuma ser seu perfil, já que sempre checa tudo antes. Porém, com esses erros eu acabo tendo que revisar todo o conteúdo e isso toma muito meu tempo.
Está acontecendo alguma coisa que queira conversar? Se não, peço que revise os conteúdos antes de entregar, para garantir que estejam em ordem.
Conflitos pessoais
Eu gostaria de conversar com você pois na reunião sinto que você não me deu espaço para expressar minhas ideias. Eu gosto de te ouvir e me inspirar com o que você tem a dizer, mas sinto que não tive a mesma chance pois você me cortava.
Gostaria de pedir para que dê mais espaço para escutar da próxima vez, para que eu e os outros colegas também tenhamos tempo para compartilhar nossos pontos de vista.
Resultados
Eu sei que você ficou decepcionado por não ter alcançado o resultado que gostaria, mas eu vi quanto se esforçou e pode ter certeza que isso fez toda a diferença para mim e para os outros da equipe. Para o próximo semestre, podemos tentar estabelecer metas mais realistas e elaborar um plano para que as tarefas sejam compartilhadas.
Resolução de conflito
Obrigada por sua contribuição na conversa com o cliente. É muito importante, quando imprevistos acontecem, que eles entendam o que aconteceu e o que fizemos para resolver de forma rápida e eficiente. Sua explicação foi ótima e eles entenderam que tomamos a decisão certa.
Como implementar uma cultura de feedback?
Os líderes, ao implementar uma cultura de feedback, podem utilizar diversos métodos, inclusive o 360°. Neste formato, além de oferecer seus comentários, eles também recebem avaliações. Dessa maneira, todos podem expor seus pontos de melhoria e pontos positivos. Veja como estabelecer uma cultura de feedback:
Saiba ouvir
Como líder, é importante deixar claro que o intuito do feedback não é desmotivar, mas sim o contrário. As palavras devem ser bem escolhidas para não ofender e, o mais importante, todos devem ser incentivados a ouvir. Nem sempre é fácil receber uma crítica sobre nosso trabalho mas, mais uma vez, o intuito é criar oportunidades de melhoria.
Veja o feedback como uma oportunidade
Quem tem um plano de carreira e está em busca de evolução profissional precisa receber feedbacks para entender se está no caminho certo. Digamos que um profissional almeje um cargo de liderança, por exemplo, mas escuta de um colega ou até mesmo de seu gestor que não tem boa capacidade de comunicação para isso. Essa é uma oportunidade para desenvolver essa habilidade, ao invés de se sentir magoado com o comentário.
Aponte caminhos
O feedback é uma oportunidade de indicar novos caminhos, portanto, ao apontar um ponto de melhoria, sempre busque uma maneira de indicar também outras possibilidades para realizar a tarefa.
Esses exemplos de feedback para um colega de trabalho ajudam a construir relações baseadas na sinceridade e permite que os profissionais encontrem apoio uns nos outros, melhorando o trabalho da equipe como um todo.