Para manter um bom trabalho em equipe, os profissionais precisam aprender como dar feedback a um colega de trabalho. Pode parecer difícil ter uma conversa com outro colaborador, especialmente se for uma crítica, mas esse diálogo aberto permite que todos estejam alinhados e melhora a produtividade.
Para fazer isso, é importante contar com algumas estratégias antes da conversa, como forma de preparação, para evitar que o momento de feedback se torne um conflito.
Por que oferecer feedback aos colegas?
Cada um tem um estilo de trabalho e, mesmo que não seja intencional, é possível que as atitudes de alguém atrapalhe o andamento das funções do resto da equipe. Entenda por que oferecer feedback:
Evita ruídos
Ruídos, comentários pelas costas, fofocas e reclamações dificultam o bom funcionamento do time e podem aumentar a indisposição entre os pares. Por isso, quando algo sai do planejado ou certa tarefa não é executada como deveria, o ideal é chamar para uma conversa, ao invés de o criticar para outras pessoas e criar atritos.
Melhora a produtividade
O feedback é uma maneira de ajustar os processos e melhorar a sintonia do grupo. Com isso, a realização das atividades fica mais fluida e o resultado é maior produtividade. Além disso, ao criar o hábito de ter esse diálogo, os profissionais têm a oportunidade de aprender uns com os outros, e melhoram seu desempenho individual.
Cria um bom clima organizacional
Não precisa de muito para entender que trabalhar em uma equipe onde todos se dão bem é melhor do que em um ambiente onde há conflito e discordância. Afinal, passamos a maior parte do dia no trabalho, e um clima positivo contribui para o bem-estar de todos.
Quais são os tipos de feedback?
Para ter uma conversa estruturada, é necessário pensar antes no motivo da conversa. Foi algo específico nas atividades da pessoa que não saiu como planejado? Ou se trata de um comportamento cíclico? Veja os tipos de feedback possíveis:
Por projeto
Se o profissional executou um projeto, ou uma etapa e não saiu como deveria, é preciso pontuar que aspectos não funcionaram. A conversa deve ser aberta e a pessoa também tem que ter uma oportunidade para dar sua perspectiva sobre o assunto.
Comportamental
Em outros casos, o feedback pode envolver certo comportamento profissional do colega, uma soft skill que precisa ser trabalhada, como por exemplo, má organização ou falta de clareza na comunicação.
Técnico
Além de problemas pontuais com um projeto, pode ser que certa hard skill esteja abaixo do esperado. Quando se fala em trabalho em equipe, é comum que cada um tenha uma determinada função e falhas em uma etapa influenciam nas próximas. Portanto, ter essa conversa permite ampliar o olhar do profissional sobre suas aptidões e criar oportunidades para melhorar.
Como dar feedback a um colega de trabalho?
Dito isso, antes de ter a conversa, é importante se preparar adequadamente. Reserve um tempo para estruturar o que vai dizer e use essas cinco estratégias:
1 – Defina os temas com antecedência
Não deixe que a conversa seja vaga, nem improvise o assunto na hora. Se precisar abordar um colega para fazer um comentário sobre seu trabalho, anote previamente os temas que serão abordados para ter clareza no discurso.
2 – Verifique a disponibilidade do profissional
Por mais que nossas emoções e aspectos da vida pessoal não deva interferir no trabalho, não somos capazes de bloquear sentimentos. Além disso, não temos informações detalhadas da agenda da pessoa, portanto antes verifique se o profissional está disponível e se tem condições de ter essa conversa no momento.
Falar com alguém reativo ou com as emoções afloradas pode dificultar o entendimento e levar a um conflito.
3 – Tenha exemplos claros
Ao pontuar determinada habilidade técnica ou comportamental, ou para oferecer um retorno sobre certo projeto, é preciso ser específico. Exemplifique como determinado comportamento afetou o resultado de forma clara, pois isso oferecerá ferramentas concretas para que o profissional tente mudar sua conduta.
4 – Pontue como isso afetou a equipe
O feedback pode, e deve, ser um momento para trocar ideias e quem oferece os comentários deve saber ouvir, e tentar compreender a origem de tal comportamento. Dito isso, apontar o dedo e listar erros costuma não ter o efeito desejado, por isso é melhor esclarecer para o colaborador como suas ações afetaram os resultados finais.
Utilize sua perspectiva pessoal para exemplificar como o comportamento do outro impactou você ou a equipe.
5 – Deixe claro suas intenções
Falamos sobre entender o motivo pelo qual ter essa conversa, e quem oferece o feedback precisa ter em mente que o objetivo é melhorar a relação entre os pares e manter uma equipe mais alinhada.
Portanto, deixe claro sua intenção de contribuir para o desenvolvimento do profissional e que qualquer mudança, se houver, deve partir dele.
Quem recebe o feedback deve tentar não levar para o lado pessoal. Não se trata de gerar conflito, e sim de uma oportunidade para desenvolver novas competências e crescer profissionalmente. É preciso atentar-se ao que ouvir e buscar ferramentas e conhecimentos para mudar esse cenário.
Saber como dar feedback a um colega de trabalho também é uma habilidade que deve ser desenvolvida por todos, e melhorar essa característica pode ajudar no desenvolvimento profissional. Com a pós-graduação EAD em Comunicação, os profissionais conhecem técnicas específicas para ajudar nesse processo e manter um diálogo eficaz nas empresas.