Como pedir feedback de entrevista após rejeição: exemplo

como pedir feedback de entrevista após rejeição

Receber uma negativa de emprego é um momento difícil na carreira de qualquer profissional, mas existem diversos fatores que podem ter levado a empresa a optar por outra pessoa. Por isso, saber como pedir feedback de entrevista após rejeição pode ajudar a trabalhar os pontos negativos e se preparar melhor para novas oportunidades. 

Nem sempre as empresas oferecem o motivo depois de definir o candidato para o cargo e, dependendo da posição ou empresa, os profissionais apenas recebem um comunicado informando do fim do processo com a negativa. 

Mas saber o que os fez ir para um outro caminho pode ajudar nas próximas entrevistas, ou até mesmo no aperfeiçoamento profissional. Por isso, pedir por feedback é uma possibilidade que os candidatos têm, mas nem sempre fazem. 

Por que pedir por feedback?

Ser recusado faz parte do processo quando se está procurando por colocação no mercado, o que não significa que não seja desagradável receber a recusa. O profissional pode achar que foi bem na entrevista e que o cargo está alinhado com suas experiências e, ainda assim, não ser suficiente. 

Ficar triste faz parte do processo, mas logo é preciso ir em busca dos porquês para seguir na tentativa de encontrar um bom cargo. Entenda as vantagens de pedir feedback:

Preparação para outros processos

O mercado é competitivo e às vezes um detalhe faz diferença. Assim, entender o que “não encantou” os recrutadores permite ao profissional trabalhar nessas habilidades. Muitas vezes ele possui as características buscadas pela empresa, mas simplesmente não foi capaz de demonstrá-la durante a conversa. 

Ou o nervosismo o impediu, por exemplo, de mostrar na prática seu conhecimento em outro idioma. Ou talvez não tenha se preparado para fornecer exemplos práticos de outros trabalhos para apresentar quando perguntado sobre resultados. 

Obter mais detalhes quanto a essas questões permite que o profissional se prepare melhor para os próximos encontros profissionais. Afinal, o grande segredo para ir bem em uma entrevista é estar preparado para diferentes cenários e conseguir responder às principais questões feitas

Aperfeiçoamento profissional

Além de ter um feedback sobre seu comportamento na entrevista, a resposta sobre a participação no processo seletivo pode ajudar o profissional a entender quais as lacunas em seu conhecimento técnico, e o que precisa dedicar mais atenção. 

Ainda no exemplo do idioma, o recrutador pode ter percebido que, durante uma conversa, o profissional não tem tanto domínio de termos técnicos muito utilizados durante a rotina de trabalho. Saber disso permite ao profissional estudar com esse foco, lendo publicações técnicas, por exemplo, e praticando a língua com foco nessa gramática específica. 

Como pedir feedback de entrevista após rejeição?

Por mais injustiçado que o profissional se sinta, na hora de pedir um feedback ele deve deixar os sentimentos pessoais de lado e focar em objetivos profissionais. Buscar uma resposta apenas para “se defender” ou tentar reverter a situação pode ter efeito oposto e causar mal-estar. Entenda como pedir feedback: 

Entenda seu objetivo

Como falamos, o feedback deve ser focado em aperfeiçoamento profissional. Por isso, antes de escrever uma mensagem à empresa, entenda o que você busca com o retorno e se realmente pretende aplicar essas informações no próprio desenvolvimento. 

Use os canais adequados

Se a rejeição veio por e-mail, utilize o mesmo endereço para solicitar o feedback. Mesmo que tenha acesso ao WhatsApp do entrevistador ou tenha encontrado o nome do líder do setor no LinkedIn, abordá-los dessa forma só irá afastá-lo de uma oportunidade e ainda afetará sua reputação profissional. 

Seja educado e direto

Por mais dolorido que seja lidar com a rejeição, na hora de responder a mensagem a educação e gentileza devem prevalecer. Ao responder, você pode até se colocar disponível para novas oportunidades, mas não tente fazê-los mudar de ideia. 

Agradeça a oportunidade e peça diretamente por um feedback. 

Responda rapidamente

É provável que o profissional que está esperando um retorno confira as mensagens e caixa de entrada constantemente. Assim sendo, responda logo, até porque se demorar muito pode perder o timing e o recrutador não terá informações precisas. Responda a mensagem no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte após recebê-la. 

Esteja preparado para críticas

Saiba que, se o recrutador puder respondê-lo, provavelmente terá críticas ao seu trabalho. Claro que existem outros fatores que podem impossibilitá-lo, como o congelamento da vaga, ou a opção por alguém que more mais perto ou tenha carro, por exemplo. Mas é possível que o retorno seja sobre algum ponto negativo do candidato, que deve estar preparado para ouvir. 

Continue se aperfeiçoando

Como falamos, o motivo de pedir feedback é seguir em uma jornada de desenvolvimento profissional, e isso vai além da resposta sobre a negativa. É preciso continuar encontrando formas de se desenvolver, buscando especializações como a pós-graduação 6 meses

Confira um exemplo de como solicitar o feedback

Olá, [nome]. Tudo bem?

Agradeço pela mensagem e pela oportunidade de fazer parte do processo seletivo. 

Gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir um feedback sobre meu desempenho na entrevista. Você pode me informar pontos fortes e de melhoria? 

Acredito que seria valioso para o meu desenvolvimento profissional e, quem sabe, oportunidades futuras na [nome da empresa]. 

Obrigado(a).

Saber como pedir feedback de entrevista após rejeição ajuda a manter as portas abertas para novas oportunidades e, caso tenha as qualificações necessárias, abre caminho até mesmo para ser indicado para outras vagas. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!