No dia a dia empresarial existem algumas regras e boas práticas quando se trata da comunicação verbal e digital. Por isso, mesmo muito utilizadas, algumas palavras e expressões geram incertezas. Uma dúvida comum nesse sentido é se “fico no aguardo” é correto.
A expressão é comumente utilizada para finalizar e-mails, especialmente quando se espera um retorno na comunicação. Mas será que seu uso é correto?
“Aguardar” é um verbo intransitivo, ou seja, precisa de um complemento para fazer sentido. Portanto, a frase isolada está incorreta. Porém, se for acompanhada de um complemento para “aguardo” não está errada, embora seu uso não seja aconselhado, especialmente em uma comunicação formal.
Forma incorreta:
- Fico no aguardo
Forma correta:
- Fico no aguardo da sua aprovação.
Como substituir “no aguardo”
Assim como o uso do gerúndio, “no aguardo” é muito comum no linguajar corporativo. Isso não significa, porém, que seja a melhor forma de solicitar um retorno em uma comunicação formal, ainda mais ao se tratar de clientes e contatos onde não há intimidade.
Neste caso, há algumas possibilidades para substituir a expressão. Confira:
- Aguardo seu retorno com os comentários do material
- Aguardo sua resposta para seguirmos com a aprovação do conteúdo
- Espero seu retorno com os documentos solicitados
Boas práticas para escrever e-mails
Pequenos detalhes, como evitar “no aguardo”, podem fazer a diferença ao iniciar uma comunicação por e-mail. Saber como redigir um texto conciso, claro e com boa gramática é o primeiro passo para estabelecer uma boa comunicação com o destinatário da mensagem.
Por vezes, atarefados com a rotina, não damos a devida atenção a esse tipo de comunicação, sem perceber que a maneira como esse e-mail é recebido pode afetar a percepção do receptor em relação ao remetente.
Portanto, conhecer as boas práticas da comunicação digital permite uma comunicação mais eficiente e ainda causar uma boa impressão. Confira dicas para escrever e-mails corporativos:
Confira a gramática e ortografia
Erros de digitação podem acontecer, mas devem ser evitados com uma breve revisão. Além disso, se tiver dúvida em relação a certa conjugação verbal ou ortografia, faça uma pesquisa na internet.
Existem sites específicos para ajudar com verbos e diversos dicionários estão disponíveis gratuitamente na internet. Além disso, tome cuidado com a pontuação, evite usar exclamações e lembre-se de colocar um ponto final nas frases.
Cuidado com o tom
Algumas pessoas, seja por falta de paciência, seja por dificuldade em se fazer ser entendido, optam por um tom passivo agressivo, ou até mesmo grosseiro. Mas quem lê nem sempre compreenderá a entonação aplicada, e nem deve ser tratado de forma grosseira. Portanto, evite comentários irônicos e mal educados.
Pense antes de escrever
Parece uma dica boba, mas assim como devemos evitar sair falando tudo que vem a mente, o mesmo vale para a escrita. Não se deixe levar pelo momento e tire alguns minutos para se dedicar à escrita do texto.
Pode ser que a resposta não seja clara pois as perguntas certas não foram feitas, portanto verifique se o texto está compreensível.
Atente-se ao tema
Ao se comunicar com colegas de trabalho, a pessoa pode ficar tentada a sair do tema profissional e fazer comentários pessoais. Porém, o e-mail é um documento e fica registrado, portanto atenha-se ao conteúdo profissional.
Além disso, alguma mensagem pode ser encaminhada para terceiros que, se acompanharem os textos antigos, podem ser constrangidos pelo conteúdo.
Evite usar a caixa alta
O uso de caixa alta em um texto geralmente passa a impressão de uma briga, ou de alguém exaltado. Logo, a não ser que esteja dentro do contexto, como uma sigla ou nome de uma empresa, nunca utilize esse recurso na comunicação.
Repare no visual
Quando se trata de e-mail, o visual importa sim. Evite textos coloridos, utilize a mesma fonte, tamanho e cor durante o texto. Recursos como destacar frases em outra cor só devem ser utilizados se for extremamente necessário.
Revise o texto
Tanto erros gramaticais e de digitação como pontuação e entonação podem ser verificados e ajustados com uma revisão. Caso seja uma comunicação importante, leia em voz alta ou, ainda, peça a ajuda de um colega.
Nesse momento também é possível avaliar se a frase contém palavras repetidas, e substituir por outra expressão.
Frases para usar em e-mails corporativos
Quando se trata de iniciar uma comunicação, ou enviar um e-mail para um processo seletivo, algumas pessoas ficam em dúvida sobre como começar e terminar a mensagem. Veja algumas dicas de expressões comumente utilizadas:
Saudação
- Olá [nome], como está?
- Prezado(a) [nome], como vai?
- Caro [nome], boa tarde!
Solicitação
- Gostaria de verificar se…
- Entro em contato para solicitar….
- Escrevo para pedir…
Encerramento
Beijos e abraços não são recomendados quando se trata de finalizar uma conversa. Além das frases citadas acima quando se aguarda uma resposta, utilize as sugestões abaixo:
- Qualquer dúvida, estou à disposição
- Atenciosamente
- Cordialmente
Por fim, conclua com uma assinatura formal. Quando se trata de um e-mail empresarial, é provável que já haja uma, mas mesmo em e-mails pessoais é possível criar uma com o nome completo e alguma informação de contato.
Além de saber se “fico no aguardo” é correto, os profissionais precisam seguir se atualizando e se desenvolvendo para alavancar a carreira. Com um MBA EAD eles podem ir além e aperfeiçoar seu conhecimento para impressionar com a forma e conteúdo de suas comunicações.