Criar um bom perfil profissional nas redes é uma forma de se destacar na candidatura de vagas, e ainda ajuda a desenvolver a marca pessoal e melhorar a reputação. Mas para isso, é preciso saber demonstrar suas competências da forma correta. Por isso, é importante conhecer frases para evitar em seu perfil no LinkedIn e que podem te afastar dessas oportunidades.
A rede hoje se tornou uma das principais formas de buscar oportunidades e fazer networking, pois permite que os profissionais detalhem melhor seus feitos, comentem sobre projetos que realizaram e ainda publiquem resultados relevantes.
Outras características que contribuem para elevar o perfil incluem a possibilidade de receber comentários e avaliações de outras pessoas com quem trabalhou, o que não só amplia a rede mas oferece referências que podem fazer diferença durante o recrutamento.
Apesar do modelo tradicional de currículo ser necessário, o LinkedIn pode ser usado como um complemento e, por ser uma rede social, permite que os profissionais sigam atualizando as informações, desde formações até conquistas na carreira.
Frases para evitar no perfil do LinkedIn
Sabemos que, na ânsia de criar um perfil completo e atrativo, as pessoas busquem palavras mais cultas, ou expressões específicas, mas nem sempre esse tipo de comunicação é eficiente. É como dizer, por exemplo, que é “proativo”. É muito comum que as pessoas coloquem isso entre suas habilidades, mas na prática, não são capazes de explicar como agem com proatividade.
Portanto, lembre-se que a melhor forma para criar um perfil de sucesso é sendo sincero e mostrando seu trabalho. E algumas frases não contribuem com isso e podem até impedir que um recrutador te chame para uma oportunidade. Veja quais:
Frases desatualizadas
É importante ter um perfil sempre atualizado, e assim que conquistar uma nova oportunidade, entre no LinkedIn atualize suas informações. Assim, evita frases que não refletem mais sua situação atual, como:
- “Em busca de novas oportunidades” (se você já encontrou um emprego).
- “Recém-formado” (se já se formou há vários anos).
Frases ambíguas
É preciso ser claro ao descrever uma experiência, capacitação ou habilidade profissional. Visualize seu perfil como um recrutador. O que ele vai assumir se ler “experiência em comunicação”, mas sem o detalhamento de que área ou habilidades tem? Veja mais exemplos:
- “Tenho habilidades diversas.”
- “Experiência em várias áreas.”
Frases vagas
Seguindo a linha da ambiguidade, as informações devem ser precisas e informar com clareza sua aptidão. Evite:
- “Tenho muita experiência.”
- “Sou muito bom no que faço.”
Frases negativas
É importante ser realista no que escreve, mas não jogue contra si mesmo. Se “tem dificuldade em receber feedback” não exponha isso no perfil, mas sim tente se relacionar melhor com esse tipo de troca profissional.
- “Odeio trabalhar em equipe.”
- “Não gosto de receber críticas.”
Frases de descrença
Novamente, é importante manter um clima de positividade no perfil. A maneira como nos comunicamos online é observada por outros profissionais, e não confiar em si mesmo pode desmotivar outros profissionais a confiarem em seu talento. Evite:
- “Espero que eu consiga um emprego.”
- “Talvez eu seja bom o suficiente.”
Frases de desinteresse
Não deveria nem ser preciso dizer, mas a falta de entusiasmo ou interesse em sua carreira serão notados e irão prejudicar seu crescimento. Por mais frustrado que possa estar com algo relacionado a sua área de trabalho, proponha debates, e não reclamações.
- “Estou apenas procurando algo para pagar as contas.”
- “Não me importo muito com o tipo de trabalho.”
Como criar um bom perfil no LinkedIn?
Evitar essas frases é um bom começo, mas existem várias formas de aperfeiçoar sueperfil e garantir destaque ao se candidatar para uma vaga pelo LinkedIn. Veja quais as principais seções e como preenchê-las de forma adequada:
Título
Logo abaixo do nome, existe a seção “título” que precisa ser preenchida corretamente, pois ajuda a ser encontrado nas pesquisas e evidencia logo no início da página os objetivos na carreira.
Uma das opções para esse preenchimento é utilizar palavras-chave relacionadas ao seu segmento. Outra forma é aproveitar esse espaço para incluir que está “em busca de recolocação” e deixar claro as intenções profissionais.
Sobre
Essa também é uma área muito importante pois permite que o profissional detalhe melhor suas principais experiências e o tipo de ocupação que almeja. A seção “sobre” é uma ótima oportunidade de se apresentar, mostrando a personalidade e contando a própria história.
Esse texto, ao contrário do título, pode ser maior e conter até dois parágrafos, e permite explicar detalhadamente atividades que realizou ao longo da carreira.
Cursos
Além da formação acadêmica, o LinkedIn também permite incluir cursos e, ao contrário do currículo, aqui é recomendado colocar todos os que forem relevantes para a carreira. Isso demonstra o interesse do profissional em continuar se aperfeiçoando e buscando novos conhecimentos.
Existem, inclusive, formações para quem deseja aperfeiçoar o perfil, como o curso livre em marketing pessoal, que ajudará o profissional a desenvolver melhor sua história e, além de conhecer frases para evitar em seu perfil no LinkedIn, vai saber como se destacar na rede.