Por mais que o seu sucesso na carreira seja determinado por suas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais, saber o que dizer e como fazer isso também vai te ajudar. Afinal de contas, entender quais são as frases poderosas para usar em reuniões vai fazer com que as pessoas prestem atenção em você e percebam todo o seu potencial.
Sendo assim, essa é uma excelente tática para potencializar a sua atuação no trabalho e se destacar de forma justa e honesta, usando a comunicação e a objetividade a seu favor. Isso vai fazer com que as suas competências sejam amplificadas, e se você ficou interessado, saiba que existem diversas frases e expressões que podem ser utilizadas.
Abaixo você encontrará 19 opções certeiras, que devem ser usadas em contextos adequados e sendo adaptadas conforme o esperado.
Frases poderosas para usar em reuniões: 19 opções estratégicas
1 – Que tal definirmos um cronograma realista para nossas metas?
Falar especificamente sobre cronogramas e prazos ajuda toda a equipe a ter uma visão realista e clara dos próximos passos. Dessa maneira, todos os envolvidos conseguem ter tranquilidade e foco para realizar as atividades, e você passa uma ótima imagem de organização e comprometimento.
2 – Quais métricas e indicadores usaremos para avaliar o sucesso do projeto?
É muito comum que projetos sejam anunciados e debatidos com bastante entusiasmo. Contudo, poucos são os profissionais que jogam os holofotes em um ponto crucial: as métricas e os indicadores. Quando você levanta esse ponto em reuniões, você relembra o quão importante é ter métricas e KPIs para mensurar se o projeto está andando conforme o esperado, e demonstra o seu foco com resultados.
3 – Acredito que devemos revisar as informações para definir a melhor decisão a ser seguida
Decisões precisam ser tomadas com base em dados, e quanto mais você focar nesse ponto, mais você terá credibilidade no seu trabalho.
4 – De que forma essa estratégia conversa com os objetivos de longo prazo?
Manter o foco no longo prazo e nos objetivos que ainda estão distantes é uma característica que poucos profissionais possuem. Portanto, demonstrar essa preocupação com o panorama geral vai te diferenciar no ambiente corporativo.
5 – Devemos alinhar as expectativas e garantir que estamos na mesma página
Muitas vezes, reuniões se tornam conversas intermináveis, nas quais o foco se perde, diversos profissionais começam a falar de forma conjunta, e o grande objetivo do encontro desaparece. Por isso, retomar o controle da conversa e fazer com que todos voltem a discutir o que é importante vai fazer você “ganhar pontos” com a gestão.
6 – Qual é a melhor maneira de otimizar recursos para conseguir potencializar a eficiência?
Conseguir ser eficiente e usar os recursos disponíveis de forma inteligente faz uma grande diferença em qualquer empresa, e demonstra a sua preocupação com a saúde financeira e operacional da companhia.
7 – Que tal revisarmos os aprendizados dos últimos projetos para evitar os erros anteriores?
Ser capaz de reconhecer erros, revisá-los e aprender com eles é uma habilidade extremamente valiosa e reconhecida. Ela mostra o quanto você entende que a aprendizagem contínua é importante, e que a melhoria faz parte de todas as profissões.
8 – O ideal é registrar todas as decisões para ter esse registro no futuro
Para evitar problemas, confusões e mal-entendidos, bem como para conseguir consultar todas as informações no futuro, fazer anotações e atas de reuniões é fundamental. Sendo assim, ser a pessoa que vai levantar esse ponto vai te ajudar a ter proeminência na reunião.
9 – Precisamos garantir que todos tenham a chance de expressar suas visões
Já passou da hora de todos os envolvidos em uma reunião terem espaço para expressar suas ideias, visões e opiniões, não é mesmo? Por isso, não tenha medo de sugerir essa possibilidade e deixar claro que a inclusão é um valor fundamental para você.
10 – Quais são os riscos envolvidos? De que maneira podemos evitá-los?
Prever e identificar riscos e problemas faz parte de uma visão de futuro e planejamento estratégico que poucos profissionais têm, sabia?
11 – Devemos trabalhar em um plano de contingência para lidar com eventuais problemas
Se prever problemas é essencial, entender o que fazer caso eles aconteçam é mais importante ainda. Então, não pense duas vezes antes de ter essa proatividade e mostrar que está pensando lá na frente.
12 – Poderia dar mais detalhes sobre essa ideia, para conseguirmos explorá-la com profundidade?
Quer demonstrar interesse no assunto debatido e aprofundar discussões? Então pergunte sobre as ideias ao longo da reunião, sendo o responsável por fazer com que a conversa siga um caminho proveitoso e útil.
13 – Devemos priorizar essa demanda para focar no que é importante
Retomar o foco e fazer com que todos entendam quais são as prioridades traz inúmeras vantagens. Você otimiza a reunião, economiza tempo, faz com que todos fiquem mais produtivos e evita distrações.
14 – Que tal começarmos um brainstorming para pensar em novas ideias?
Quer demonstrar criatividade e colaboração nas reuniões? Sugira um brainstorming sempre que adequado, e aproveite para organizar conversas que, muitas vezes, só gastam o tempo dos profissionais e não levam a lugar algum.
15 – Que desafios estamos lidando? Quais são as melhores maneiras de superá-los?
Seja direto para entender melhor os obstáculos e desafios do projeto em questão, aproveitando para descobrir se já existem soluções mapeadas e ainda contribuir com as suas ideias.
16 – O que podemos fazer para garantir que os clientes estão sendo atendidos de forma plena?
Focar no cliente sempre é uma boa ideia, que muitas vezes se perde no dia a dia das empresas. Por isso, colocar o cliente no centro do processo é fundamental, ajudando a atender todos os desejos e expectativas de quem contratou os serviços e produtos em questão.
17 – Que tal avaliarmos outras visões antes de tomar uma decisão?
Já comentamos que a inclusão é fundamental nos processos organizacionais, o que também envolve ouvir múltiplas vozes na hora de tomar decisões.
18 – O que podemos implementar para deixar a comunicação mais dinâmica entre as equipes?
Valorizar a comunicação só traz benefícios para qualquer ambiente de trabalho, especialmente quando temos mais de uma equipe envolvida nos processos. Então, aborde o quão importante é a comunicação objetiva e eficaz, ajudando a fazer com que o projeto tenha sucesso.
19 – Precisamos definir os próximos passos e os responsáveis por eles, para que tudo fique claro para todos
Por fim, não deixe de lembrar o quão essencial é definir os próximos passos, que muitas vezes ficam de lado nas reuniões. Assim, você ajudará a definir as próximas ações e quem serão os profissionais responsáveis por cada uma delas.
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