Quando falamos sobre estratégias de marketing, aquelas que despertam a curiosidade são poderosas. O gatilho da curiosidade é um ótimo exemplo disso. A técnica é capaz de capturar o interesse das pessoas, provocando o desejo de descobrir mais sobre determinado produto.
Além de atrair a atenção dos consumidores, o gatilho mental da curiosidade é um caminho para conectar marcas e consumidores. Neste texto, vamos explorar sobre esse recurso que pode ser utilizado para impulsionar as estratégias de marketing e vendas da sua empresa. Confira!
O que é gatilho da curiosidade?
O gatilho mental da curiosidade é um recurso utilizado no marketing para despertar o interesse do público em relação a um produto ou serviço. A ideia é criar uma sensação de lacuna entre o que a pessoa sabe e o que ela gostaria de saber, motivando-a a buscar mais informações sobre o que a empresa está comunicando.
Existem diferentes formas de acionar esse gatilho, desde perguntas intrigantes até enigmas ou histórias contadas de maneira estratégica. O objetivo é sempre despertar a curiosidade, incentivando as pessoas a buscarem mais informações sobre o que está sendo anunciado, seja clicando em um link, seja assistindo um vídeo até o final.
Como atiçar a curiosidade de uma pessoa?
Para colocar esse gatilho mental em prática, é importante saber como atiçar a curiosidade de uma pessoa. Assim, a partir disso, é possível traçar estratégias de marketing mais assertivas para a sua empresa. Confira algumas formas de fazer isso:
Faça uma pergunta intrigante
Comece a comunicação com uma pergunta intrigante para despertar a curiosidade do público, fazendo com que se sintam interessados em descobrir a resposta.
Apresente um problema ou desafio
Mostre um problema ou desafio que seu público possa se identificar e sugerir que a solução está disponível, mas não a revele imediatamente.
Conte uma história aos poucos
Comece a contar uma história, mas não apresente todos os detalhes no primeiro momento. Deixe espaço para a imaginação do público e, aos poucos, complete a história, como uma série.
Dê pistas ou dicas
Fale sobre uma situação ou produto dando pistas ou dicas, incentivando o público a acompanhar a marca para descobrir a resposta completa.
Apresente teasers
Ofereça um gostinho do que está por vir, sem apresentar todos os detalhes, deixando as pessoas ansiosas por mais informações.
Use elementos visuais sugestivos
Imagens misteriosas ou sugestivas são ótimos recursos para despertar a curiosidade das pessoas e incentivá-las a investigar mais.
5 exemplos de gatilho da curiosidade no marketing
1 – Originalidade
Estimule a curiosidade do seu público apresentando um novo produto ou serviço de maneira totalmente original. O gatilho da curiosidade está justamente no mistério em relação a esse lançamento tão original que pode revolucionar a vida do cliente.
Para isso, utilize frases de impacto e uma comunicação que mostre como o seu produto ou serviço é único no mercado.
2 – Revelação gradual
Você pode contar uma história ou revelar informações sobre o seu produto de maneira graduação. A ideia é adotar a estratégia de desvendar segredos aos poucos.
Você pode criar uma campanha baseada em uma série onde semanalmente você revela um novo benefício do seu produto ou completa a história de como esse produto transforma a vida do cliente.
Esse recurso vai despertar a curiosidade e manter o público atento aos próximos conteúdos.
3 – Acesso exclusivo
Criar uma sensação de exclusividade e acesso restrito ao seu produto ou serviço pode despertar a curiosidade do público e incentivá-los a buscar mais informações. Na prática, você pode oferecer acesso antecipado a uma área do site com os lançamentos da nova coleção ou promover um evento para clientes VIPs para o lançamento de um produto.
4 – Enigmas
Propor um um enigma que estimule o público a refletir sobre a marca é outra forma eficaz de despertar a curiosidade. Por exemplo, você pode criar uma charada relacionada ao seu produto e desafiar os seguidores a decifrá-la para receber um cupom de desconto especial. Isso certamente chamará a atenção dos seus seguidores.
5 – Provocação
Também é possível fazer provocações na comunicação para despertar a curiosidade do público. A marca pode apresentar uma afirmação ousada ou fazer uma pergunta provocativa que desafie as ideias convencionais sobre um tema relacionado ao seu produto ou serviço.
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