Como você se sente quando recebe um presente? É provável que você responda que se sente grato e motivado a retribuir essa gentileza. Esse sentimento tem nome: gatilho da reciprocidade. E, mais do que um conceito da psicologia, é também uma estratégia de marketing explorada pela maioria das empresas. Interessante, não é?
Se você busca saber mais sobre esse tema e aprender como colocar o gatilho da reciprocidade em prática, esse texto é para você! Continue a leitura e encontre a definição do conceito e sua aplicação no marketing.
O que é gatilho da reciprocidade?
Para começar, vamos entender o que é gatilho da reciprocidade. O conceito da psicologia descreve a tendência humana de se sentir obrigado a retribuir um presente, um favor ou qualquer gesto positivo que recebemos.
Segundo a psicologia, essa reciprocidade é uma parte fundamental para as relações sociais e pode acontecer tanto de forma consciente quanto inconsciente. Esse tipo de gatilho costuma ser usado em estratégias de marketing, negociação e influência social.
Gatilho da reciprocidade como estratégia de marketing
Mas como usar o gatilho da reciprocidade como estratégia de marketing? De modo geral, a estratégia consiste em oferecer algo de valor gratuitamente a clientes em potencial, como amostras grátis, brindes, conteúdo informativo, etc. Assim, cria-se um senso de obrigação ou desejo de retribuir a marca que os presenteou.
Essa estratégia é vantajosa para as empresas porque, quando os consumidores recebem algo de maneira gratuita, eles costumam retribuir de alguma forma, seja comprando o produto ou serviço oferecido, falando sobre a marca para outras pessoas ou deixando uma avaliação positiva.
Além disso, esse senso de reciprocidade pode ainda criar um vínculo mais forte entre a marca e o cliente. Tudo isso é positivo porque aumenta a lealdade e a probabilidade de conversão.
Vale ressaltar que é preciso cautela e estratégia para utilizar esse gatilho de maneira correta. Caso os clientes sintam que as ofertas gratuitas são desonestas ou manipuladoras, a empresa pode ser prejudicada, já que a relação de confiança entre consumidor e marca é quebrada. Mesmo se tratando de uma estratégia de marketing, é preciso transparência e autenticidade.
Como usar o gatilho da reciprocidade?
Agora hora de aprender como usar o gatilho da reciprocidade e entender essa estratégia de marketing na prática! Confira alguns exemplos de gatilho da reciprocidade:
Amostras grátis
Sua empresa pode oferecer amostras grátis de produtos para que as pessoas experimentem a qualidade e os benefícios antes de fazer uma compra. Dessa forma, os consumidores são mais propensos a se sentir obrigados a retribuir comprando o produto.
Programas de fidelidade
Oferecer benefícios exclusivos para os consumidores, como cashback, por exemplo, é mais um exemplo de gatilho de reciprocidade. Quando os clientes recebem um atendimento diferenciado ou ganham alguma recompensa ao realizar uma compra, eles se sentem motivados a continuar comprando nessa marca para aproveitar os benefícios.
Brindes promocionais
É muito comum ver marcas distribuindo adesivos, camisetas, ecobags em eventos ou em ações promocionais. Essa estratégia também é uma forma de gerar o senso de gratidão e reciprocidade nos consumidores, o que os incentiva a seguir engajando com a marca, podendo vir a consumir seus produtos ou serviços no futuro.
Conteúdo informativo
Um bom exemplo de conteúdo de reciprocidade são os conteúdos informativos disponibilizados gratuitamente pelas marcas, como e-books, newsletters ou vídeos educativos, por exemplo. Além de contribuir para posicionar a marca como autoridade no assunto, cria um senso de reciprocidade por parte dos clientes. No futuro, eles podem voltar para adquirir os produtos ou serviços da marca.
Períodos de teste gratuito
Você já deve ter se deparado com plataformas de streaming ou softwares oferecendo um período de teste gratuito para as pessoas experimentarem o produto antes de fazer compra ou assinatura do serviço. Essa é uma maneira estratégia de aumentar as chances de compra, afinal, durante o período de teste eles tiveram a oportunidade de experimentar na prática todos os benefícios e diferenciais do produto ou serviço.
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- MBA em Marketing e Experiência do Usuário
- Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital
- Comércio Exterior e marketing Internacional
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