Como gerenciar uma crise de imagem? 5 estratégias!

estrela com curativo para ilustrar texto sobre gerenciar uma crise de imagem

Você está preparado para gerenciar uma crise de imagem da sua empresa? Se você não está preparado ou nunca pensou sobre o assunto, é hora de se informar sobre o tema. Atualmente, é essencial que as marcas se preparem para momentos de turbulência em que uma crise de imagem pode surgir. Essa necessidade é consequência de uma série de fatores. 

Hoje, mais do que nunca, as marcas estão expostas na internet, o que aumenta a cobrança e o nível de expectativa do público em relação aos posicionamentos e ações dessa empresa. Os consumidores esperam marcas com responsabilidade social e ambiental, além de posicionamentos coerentes e atualizados com os debates que acontecem na sociedade. 

Diante disso, são muitos os fatores que podem abalar a imagem de uma marca para o público. Quando isso acontece e uma crise de imagem se concretiza, a empresa pode perder valor de mercado, ter diminuição nas vendas e queda no faturamento. Por isso, é fundamental ter uma equipe preparada para lidar com qualquer possibilidade de crise de imagem logo no início, amenizando possíveis consequências negativas para a empresa.

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5 dicas para gerenciar uma crise de imagem

Deu para notar como são grandes as chances de uma crise de imagem acontecer, não é mesmo? Nesse sentido, quanto mais preparada a sua equipe estiver para lidar com a situação, menores serão as consequências para o seu negócio. 

Para te ajudar a driblar a situação da melhor maneira possível, preparamos cinco dicas básicas para gerenciar uma crise de imagem. Confira! 

1 – Elabore um plano de gerenciamento de crise de imagem

Quando o assunto é gerenciamento de crise de imagem, o primeiro passo é elaborar um plano de ação. Antes mesmo da crise acontecer, é preciso estar preparado para lidar com o problema de forma ética, ágil e profissional. Dessa forma, será mais simples manejar o problema quando a crise de fato acontecer. 

Para elaborar o plano de gerenciamento de crise de imagem, é preciso de um bom time de comunicação na empresa. Reúna os profissionais dessa área e defina qual será o posicionamento da empresa diante de uma crise. O objetivo é criar uma espécie de guia para facilitar a interação com clientes, imprensa e fornecedores diante de uma crise de imagem. 

Para isso, é interessante analisar os dados da empresa e o que os clientes têm a dizer sobre a marca. A partir do feedback dos consumidores, identifique melhorias e possíveis problemas, definindo, então, de que forma eles serão resolvidos e como será a comunicação com os envolvidos. 

2 – Trabalhe com agilidade

Muito se fala sobre “deixar a poeira baixar” e aguardar que as pessoas se esquecerem do problema. No entanto, esse é um erro que pode prejudicar ainda mais a imagem da empresa.

A agilidade é peça-chave em um gerenciamento de crise de imagem de uma marca. Ao perceber que existem ruídos sobre a imagem da empresa na internet ou que notícias sobre algum fato relacionado à marca começou a circular, é hora de agir rapidamente. 

Por isso, é essencial que exista um plano de ação para situações como essa. Resgate o plano e as estratégias elaboradas e, então, seja rápido em dar um posicionamento coerente e responsável sobre a empresa. 

3 – Seja honesto e a transparente

Assim como a agilidade, é preciso de honestidade e transparência em uma gestão de crise. Esses dois pilares são fundamentais para passar confiança aos clientes e qualquer outra pessoa que tenha contato com o problema. 

É fundamental mostrar que a marca está ciente do problema e compreende a insatisfação dos clientes. Também é importante demonstrar que a empresa já está trabalhando na solução do problema. Lembre-se que falar com o público de forma honesta e transparente é uma maneira de humanizar a marca e se aproximar do público. 

4 – Comunique-se pelo mesmo canal onde a crise começou

É sempre importante lembrar que um dos objetivos da estratégia do gerenciamento de crise de imagem é responder o mesmo público que está insatisfeito com a marca. Isso quer dizer que, se o problema começou nas redes sociais, a melhor forma de gerenciar essa crise é pelas redes sociais. 

Faz pouco sentido um comunicado em um comercial de TV, por exemplo. As chances do problema aumentar são maiores, trazendo ainda mais clientes insatisfeitos para a situação e deixando de responder aqueles do início da crise. 

5 – Tire aprendizados a partir da crise

Se você tem um bom plano e agiu conforme as dicas anteriores, provavelmente conseguirá resolver o problema de forma bem-sucedida. A gestão de crise de imagem será eficiente e vocês poderão voltar a colher os frutos do trabalho bem feito.

No entanto, é preciso lembrar que gerir a imagem de uma marca é um trabalho constante. Após uma crise, reúna a equipe e liste os principais aprendizados da situação que enfrentaram, pensando em como melhorar a partir dessa crise. 

Agora que você já sabe como gerenciar uma crise de imagem, que tal conhecer os cursos da pós Anhanguera e ficar por dentro das tendências do mercado

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