Ser gerente pela primeira vez: o que fazer ao assumir a função?

ser gerente pela primeira vez

Profissionais que ainda não estão acostumados à posição de liderança podem se sentir inseguros ao ser gerente pela primeira vez. É uma sensação comum e significa apenas que você deseja dar o seu melhor no cargo, porém ainda não tem certeza que alcançará esse objetivo. 

O cargo de gerente, apesar de exigir muita responsabilidade, não costuma ser tão diferente de outras ocupações. Com bastante dedicação e atenção, você pode se adaptar em apenas algumas semanas e realizar uma gerência de alta qualidade. 

Porém, para te auxiliar neste desafio, vamos te apresentar 5 dicas de como iniciar bem uma gerência, conquistando a confiança do time e de desenvolvendo pouco a pouco para se tornar uma liderança segura, referência entre os times da sua empresa. 

Confira a seguir!

5 dicas para quem vai ser gerente pela primeira vez

1 – Conheça sua equipe

A melhor maneira de gerir bem uma equipe é saber:

  • Quais são os pontos fortes e fracos de cada integrante do time;
  • O ritmo de trabalho implementado por eles;
  • Quais são os colegas que têm uma dinâmica melhor;
  • Outros detalhes que o gestor só sabe quando conhece verdadeiramente as pessoas com quem está trabalhando. 

O seu primeiro passo como gestor precisa ser conhecer o melhor possível seu time. Em entrevistas em grupo, peça um resumo sobre a trajetória profissional deles, questione quais são as atividades que cada um desenvolve no seu dia a dia e, individualmente, aprofunde esse conhecimento. 

Em particular, o profissional ficará mais confortável em falar:

  • Quais são suas qualidades mais destacáveis;
  • Seus pontos fracos;
  • Como eles preferem desenvolver seu dia de trabalho;
  • Dar um feedback sobre a atuação da empresa e dos colegas de time;
  • Entre outros detalhes que podem te ajudar a entender como tirar o melhor desempenho de cada colaborador que você gerenciará. 

É importante que você nunca use esse conhecimento para prejudicar ou chantagear algum colega. Além de antiético, isso destruiria a confiança que seu time possui em você. 

2 – Conquiste a confiança do time

E por falar em confiança, o segundo passo como novo gestor é conseguir a confiança da sua equipe. Um time que acredita na competência do seu gestor e sabe que poderá contar com ele em qualquer cenário a ser enfrentado tem tudo para atingir o sucesso. 

A melhor maneira de conquistar a confiança dos seus colegas de time é com sinceridade e mostrando disposição. Não seja aquele tipo de chefe que só sabe mandar e fingir que conhece tudo, deixando que sua equipe fique com o trabalho pesado, poucas vezes sendo reconhecida por isso. 

Um bom gestor trabalha em conjunto com seus colegas, resolvendo problemas de forma ativa, trocando experiências e sabendo ouvir ao invés de apenas ordenar. E é nesta parte que a sinceridade atua: peça ajuda quando você não souber o que fazer. 

Estar na posição de gerente não significa que você precisa saber tudo. Ter dúvidas é comum. Nessas horas, você precisa perguntar para quem entende melhor do assunto suas dúvidas, mesmo que seja um dos seus gerenciados. 

Este tipo de situação cria proximidade e dá ao profissional a confiança de poder recorrer a você quando estiver em dificuldade sem medo de ser julgado ou mal interpretado. 

Conseguir a confiança do time logo no seu começo como gestor é muito importante para desenvolver um bom trabalho a longo prazo, evitando situações desconfortáveis que podem colocar o projeto em risco. Invista nisso! 

3 – Organize uma rotina de trabalho

Para quem atua na área de gestão, ser um profissional organizado é fundamental para conseguir ter sucesso. Logo, organizar uma rotina de trabalho é essencial se você não deseja se perder entre as entregas constantes que o cargo exige. 

Lembre-se que na posição de gerente você terá suas obrigações diárias, como entregar resultados, participar de reuniões e outras atividades, e ainda gerir o trabalho de uma equipe toda, tomando o cuidado de verificar se todos estão dentro do ritmo de produtividade necessário para um bom trabalho. 

Por este motivo, organizar seu tempo é fundamental. Você não dará conta de cumprir suas metas e ainda gerir a atuação de um time inteiro sem se programar adequadamente e organizar seu tempo conforme sua demanda, principalmente no começo. 

Vale lembrar ainda que, como gestor, você será uma das primeiras pessoas a serem acionadas quando algo sair do planejado. Ser um profissional organizado permite que você cuide desta situação e ainda não perca o controle das suas responsabilidades, precisando apenas remanejar suas prioridades. 

4 – Seja coerente com os seus valores

Todo gestor, quando inicia sua atuação com uma nova equipe, precisa estabelecer valores nos quais seu trabalho será fundamentado. São princípios e objetivos básicos, que todos deverão seguir para o bom andamento do projeto. 

Ser fiel a esses valores demonstra coerência e fortalece o nível de confiança da equipe em você, afinal eles te enxergam como figura de referência e vão repetir os mesmos comportamentos que você dedicar ao seu trabalho. 

Logo, não adianta pregar que pontualidade deve ser uma prioridade no time se você sempre se atrasa para as reuniões e vive esquecendo os prazos das entregas. Um bom gestor precisa seguir fielmente os valores que ele mesmo definiu para que a equipe siga seu exemplo. 

5 – Se aprimore constantemente

Gerir pessoas é um trabalho bastante prático, no qual você aumenta seu conhecimento através da experiência, mas isso não significa que você não precisa ter uma formação teórica para desempenhar bem essa função. 

Invista em uma pós-graduação para se destacar no mercado e se preparar para todos os desafios que o cargo de gerência traz para um profissional. 

E se você ainda se sente inseguro de ser gerente pela primeira vez, faça a Pós EAD Anhanguera em Gestão na área na qual você quer se especializar. Os cursos contam com um corpo docente de comprovada qualidade e um preço acessível que cabe no seu bolso!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!