6 habilidades que podem acelerar sua promoção

acelerar sua promoção

Quem não gostaria de acelerar sua promoção, não é mesmo? No mercado de trabalho, aprender mais e crescer são objetivos muito claros, e todos gostam do reconhecimento de poder estar mais um degrau acima. Contudo, chegar a um novo patamar não é tão natural quanto muitos profissionais imaginam.

Conseguir uma promoção requer uma série de atitudes e mudanças do lado do colaborador. Por mais que você esteja na empresa há anos, não seja promovido há algum tempo e desempenhe o seu papel com excelência, isso ainda não é o suficiente. Para crescer, você precisa mostrar que já está acima do cargo atual, portanto, pode assumir essa nova responsabilidade.

Para isso, você precisa entender o máximo que puder sobre a empresa e ter clareza sobre o seu cargo atual e as demandas da posição que deseja assumir. Além disso, você deve avaliar se suas habilidades técnicas estão alinhadas com o novo desafio e também se você tem as soft skills que uma posição mais alta requer.

Muitas vezes, os grandes desafios das promoções estão em saber lidar com mais responsabilidades. Ou seja, em ter as competências comportamentais que vão tornar a sua atuação possível e de excelência. E é justamente nesse ponto que muitos profissionais se perdem.

As soft skills são tão importantes quanto as hard skills, que são as habilidades técnicas. Sendo assim, você precisa saber quais são as mais relevantes para a sua área, e pode começar com a lista de principais habilidades para crescer na carreira, que elencamos abaixo.

Como acelerar sua promoção com 6 habilidades estratégicas

1 – Dominar a sua comunicação no ambiente profissional

Uma habilidade que não pode estar fora do seu currículo é a boa comunicação. Saber se comunicar e passar as informações da forma correta, com clareza e objetividade, é a base dos relacionamentos profissionais.

Assim, mostrando que você é capaz de organizar seus pensamentos e falas, e que tudo fica mais simples e ordenado nas suas mãos, as chances de conseguir crescer aumentam bastante.

2 – Saber solucionar problemas

Ter a solução de problemas como uma “ferramenta” do seu arsenal de habilidades é fundamental em qualquer posição. Em cargos mais baixos, mostra aos gestores que você consegue lidar com situações imprevisíveis e complicadas. Já em cargos mais altos, é um pré-requisito, afinal de contas, você estará cada vez mais à frente de uma equipe e um departamento.

Sendo assim, desenvolver essa visão crítica dos problemas para conseguir pensar em soluções é uma ótima maneira de acelerar o seu crescimento. Especialmente se você conseguir mostrar esse desenvolvimento ao longo dos seus projetos no trabalho, chamando a atenção da liderança.

3 – Ser um profissional altamente responsável

Você deve ter percebido que saber resolver problemas está intimamente ligado a ser responsável, certo?

Essa também é uma habilidade indispensável para quem quer assumir cargos mais altos. Com eles, vêm também mais responsabilidade para gerir equipes, lidar com o trabalho em si, saber que o seu nome será associado a uma série de questões e entender que, em muitos casos, você terá a última palavra e aprovará muitas decisões.

4 – Ter disciplina na vida profissional

Vamos ser sinceros. Nem todos os dias e períodos da carreira são agradáveis e nos enchem de vontade de sair da cama para trabalhar. Invariavelmente, os empregos envolvem alguns pontos e questões que não te agradam completamente, mas não é possível fugir deles.

Sendo assim, ser uma pessoa com disciplina é o diferencial que você precisa. Ao ser disciplinado, você entende que mesmo sem muita vontade, gosto ou desejo, as tarefas precisam ser realizadas, o que torna o processo mais simples e fácil.

5 – Desenvolver resiliência em momentos difíceis

Apesar de ser uma palavra muito compartilhada, e que talvez gere algum tipo de reação negativa da sua parte, não há como negar. A resiliência é fundamental no mercado de trabalho, especialmente se você precisar lidar com questões mais “espinhosas”. Que é justamente o que costuma acontecer conforme você cresce e é promovido.

Então, use as experiências negativas e frustrantes da sua carreira para aprender a ser resiliente. Ou seja, para entender que é possível lidar e superar as adversidades, tendo uma postura mais positiva, focada na resolução dos problemas.

6 – Ser comprometido com a própria carreira

Finalmente, uma competência emocional que chama a atenção é o compromisso com a própria carreira. As empresas querem profissionais motivados e que demonstram interesse em desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos atualizados. No fim das contas, elas precisam de colaboradores assim para assumir cargos mais altos.

Por exemplo, para acelerar sua promoção você pode escolher um dos cursos de pós-graduação EAD Anhanguera. Dessa maneira, você vai estudar com bastante flexibilidade e autonomia para se tornar um profissional especialista, com título oficial garantido, deixando claro para o mercado que a sua carreira é uma grande prioridade na sua vida.

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