O que vem na sua mente quando você ouve a palavra liderança? No ambiente profissional, o líder é aquele responsável por inspirar a equipe, desenvolver uma boa comunicação e garantir que os processos estejam sendo seguidos corretamente. Para muitos funcionários, a liderança é o principal cargo almejado dentro da empresa e o topo da realização profissional.
Algumas pessoas são conhecidas por serem “líderes naturais”, enquanto outras precisam trabalhar algumas habilidades para chegar lá. Possuir esse conjunto de qualidades sem abrir brechas para o desespero parece uma missão difícil, mas, aos poucos, elas começam a fazer parte do dia a dia de forma natural.
Como desenvolver habilidades de liderança?
Confira quais são as principais características de um bom líder e como trabalhar para chegar lá.
Entenda que gestor, chefe e líder são funções diferentes
Um gestor de equipe é contratado para ter a função de gerir projetos e vê-los em prática, garantindo que processos e prazos sejam cumpridos para que eles possam ser entregues. Nesse papel, o gestor funciona como uma peça-chave para que tudo possa funcionar corretamente dentro de uma empresa. Já aqueles que são conhecidos como chefe fazem questão de enaltecer o seu poder, impedem atitudes democráticas e dão ordens às equipes.
Já um grande líder tem a responsabilidade de motivar a equipe, estabelecer projetos internos para melhorar o relacionamento da equipe, adaptar a empresa para possíveis mudanças do mercado, inspirar os funcionários e estar sempre um passo à frente para fazer o negócio prosperar.
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Aprenda a ser flexível
Muitas pessoas acreditam que a liderança é formada por um pulso firme, opiniões fortes e a certeza de que o caminho está correto, mas não é bem assim. Um bom líder aprende a ouvir as pessoas que trabalham na empresa, fornecedores, clientes e todos aqueles que podem contribuir para o futuro da companhia.
Por esse motivo, ser teimoso e insistir no mesmo assunto diante de uma decisão importante somente porque a ideia foi sua pode ter um resultado prejudicial tanto para o líder quanto para a empresa. Reuniões constantes para compreender o que se passa com os funcionários e ouvir a opinião de todos são essenciais para que o líder consiga entender a forma que eles trabalham e possa criar estratégias para melhorar ainda mais o empenho do trabalho.
Nem tudo está nas suas costas
Conforme o profissional começa a trilhar o seu caminho na empresa, é comum ter preocupações e mais responsabilidades. Por isso, para evitar ficar sobrecarregado, é importante começar a delegar funções e confiar nas competências dos demais profissionais que trabalham com e para você.
Assuma responsabilidades
Se você ainda está nessa estrada em busca de um cargo de liderança, saiba desde já: chegar nessa posição requer assumir suas responsabilidades, ou seja, não existem mais as desculpas do “eu não entreguei porque o outro setor não fez a sua parte”. Todo líder garante que todo o processo da operação seja realizado com maestria, pelos seus melhores funcionários, e assumir os erros que possivelmente possa cometer nesse caminho.
Inspirar a sua equipe também faz parte de se tornar um bom líder, mostrando organização, respeito, disciplina e criatividade na sua rotina. Lembre-se que, assim como você, muitas pessoas também anseiam por chegar até algum cargo de liderança um dia. Portanto, seja para os seus funcionários o modelo que você gostaria de ter na sua empresa.
Aprimore o seu poder de comunicação
A partir de agora, o líder deve procurar comunicar-se mais com todos da sua equipe, para que nada seja mal interpretado. Mantenha todas as pautas das reuniões atualizadas, mande e-mails para formalizar qualquer conteúdo que tenha sido conversado, configure reuniões de rotina com o seu gerente e com qualquer colega que esteja trabalhando em projetos com você.
Além disso, que tal investir na sua habilidade de falar em público? Essa característica precisa ser trabalhada constantemente, sempre exercitando uma pronúncia clara e gesticulação intuitiva. E como está a sua comunicação escrita? Essa é outra parte importante para manter processos alinhados.
Esteja sempre disposto a aprender
Chegar ao cargo de liderança não significa estar acima de todos e nem que você já sabe tudo o que poderia saber dentro da sua área profissional. É importante estar aberto a aprender, participar de workshops, realizar cursos e aprimorar habilidades voltadas ao treinamento de pessoas.
Pesquise sempre sobre os cursos de extensão e atualização que estão disponíveis para a sua área constantemente e se informe para que esteja sempre alinhado ao que o seu setor demanda. Ter um olhar analítico, antecipar para saber para onde a empresa está se movimentando e tomar a frente nessa transição é um dos caminhos de um líder. Então, aproveite para conhecer os cursos de MBA e deixe o seu currículo ainda mais atrativo.