Se tornar um gestor é um processo importante na vida profissional, mas que vem acompanhado de novas responsabilidades. As funções mudam e os profissionais precisam desenvolver novas habilidades para exercer uma boa liderança.
A maneira como se comportam e lidam com as pessoas tem impacto no comportamento do resto do time e a abordagem para se comunicar com os colaboradores estabelece o clima e o estilo de trabalho que será implementado.
Por isso, por mais tecnicamente preparado que o profissional esteja, ainda há espaço para desenvolver outros aspectos importantes relacionados à liderança, e que tem impacto nos resultados do time.
Qual a importância de uma boa liderança?
Talvez os profissionais que almejam cargos de liderança não estão cientes do poder de influência que tem nessa posição. Mas a verdade é que esse é um papel de referência para a atuação dos colaboradores. Para se preparar para esse passo na carreira, é preciso ter consciência que a ação começa pelo líder.
Um profissional que espera entregas dentro do prazo também precisa cumprir com sua parte e cumprir as datas estabelecidas. Mas, além disso, ele tem o poder de inspirar as pessoas e sua atitude pode ter um reflexo positivo nas pessoas. Entenda a importância de uma boa liderança:
Trabalho em equipe
Um time pautado pela colaboração está mais propenso a trabalhar em equipe, usando a expertise de cada um para alcançar as metas. Assim, eles também desenvolvem empatia, ouvem uns aos outros e podem ensinar e aprender no processo.
Clima positivo
Além da colaboração, o líder tem o papel de estabelecer o tom da equipe. Quem opta pela rigidez, ou está constantemente mal-humorado, vai ver isso refletido em um time mais sério, que não conversa e que pode até sentir medo do gestor. A longo prazo, isso pode impedir que as pessoas se expressem com franqueza e faz com que elas parem até de dar ideias.
Manter um clima positivo significa ter um clima agradável, onde as pessoas se sentem bem, criam com mais liberdade e conseguem manter o entusiasmo em relação às suas atividades.
Melhor desempenho
Outra forma que o líder contribui com a equipe é inspirando as pessoas a evoluírem e seguirem buscando novos conhecimentos. Mostrar a importância do desenvolvimento técnico permite que eles se vejam também em papéis de liderança e ainda ocupando espaços de especialistas que oferecerá um destaque em suas carreiras.
Habilidades para exercer uma boa liderança
Ter uma boa relação com o time não significa ser melhor amigo de todos. O líder, muitas vezes, precisa apontar questões de melhoria, e certo distanciamento ajuda a ser mais objetivo em seus apontamentos. Mas, não significa também se tornar uma pessoa distante e acessível.
Portanto, uma habilidade importante nesse cargo é encontrar equilíbrio entre ter a confiança do time e ter suas opiniões respeitadas. Veja outras características que definem uma boa liderança:
Relacionamento interpessoal
Mais do que manter uma boa comunicação com as pessoas, o líder precisa ser empático e saber ouvir, além de observar como os colaboradores se comportam. Isso ajudará em momentos de feedback, por exemplo, onde ele consegue ajustar seu discurso de forma que incentive as pessoas a melhorarem.
Também permite que ele busque soluções flexíveis para ajudar os colaboradores que se sentem motivados ou até que estão enfrentando problemas pessoais. Esse é um cargo que exige boa relação com as pessoas de forma geral.
Confiança
É normal, especialmente se for a primeira vez que o profissional exerce um cargo de liderança, se sentir inseguro em relação a determinadas decisões. Mas, além de lembrar-se de sua capacidade para chegar onde está, o líder precisa de uma dose de confiança para ser mais assertivo.
Isso não significa ser impulsivo, mas sim basear suas decisões em conhecimento prévio, experiência no segmento, e análises constantes envolvendo o mercado e os objetivos da empresa.
Inspiração e motivação
Como falamos, o comportamento do líder se reflete na equipe. Ele deve ser capaz de inspirar as pessoas, e mostrar o valor de cada um, pois a forma como ele vê as pessoas indica como elas se verão.
Profissionais que entendem seu valor e como contribuem para a organização se sentem mais motivados em seu trabalho, e o líder permite essa visão nas pessoas.
Visão estratégica
Se um dos aspectos de seu trabalho é humano, outro pilar da liderança é capacidade de tomar decisões de maneira estratégica. Em muitos casos, o líder contribui com o planejamento da empresa e, acima de tudo, suas escolhas devem ser baseadas nos objetivos da organização.
Essas habilidades para exercer uma boa liderança podem ser desenvolvidas com a experiência e o tempo no cargo. Mas quanto mais preparado o profissional estiver para assumir essa função, mais capaz será para lidar com a competitividade. Conheça o curso de MBA completo em Liderança e Coaching e se aperfeiçoe para se tornar um líder mais completo.