Habilidades dos profissionais de Engenharia: quais são?

profissionais de engenharia

Excelentes profissionais de engenharia precisam de muito estudo e dedicação, não é mesmo? Afinal de contas, você precisa desenvolver algumas habilidades específicas para conseguir se inserir no mercado de trabalho e se destacar na sua área de atuação. 

Contudo, que habilidades são essas? Elas mudaram ao longo do tempo? O momento atual da profissão exige competências novas? E o que fazer para desenvolver cada uma delas?

Ter um olhar estratégico para as necessidades da área é fundamental para ser um profissional capaz de oferecer às empresas tudo aquilo que elas precisam. Sendo assim, faz todo sentido buscar informações sobre o perfil ideal dos engenheiros, certo?

Nesse contexto, conversamos com as coordenadoras acadêmicas de pós-graduação Mariana Gerardi Mello e Nirse Ruscheinsky Breternitz. Elas trazem observações valiosas sobre o atual estado do mercado para engenheiros, bem como as principais tendências e demandas para quem se dedica a esta área.

Confira tudo na lista abaixo e já comece a se movimentar para lapidar as habilidades mais importantes.

Profissionais de engenharia: que habilidades precisam ter?

1 – Resolução de problemas

De acordo com Mariana Gerardi Mello, não é possível falar de engenharia sem falar sobre a capacidade de resolver questões. “A engenharia é, em sua essência, sobre a resolução de problemas. Os engenheiros devem ser capazes de identificar problemas, desenvolver soluções possíveis e implementar essas soluções de maneira eficaz”, explica.

Sendo assim, ser capaz de observar uma questão crítica e propor uma solução eficaz e criativa é fundamental para quem está na área da engenharia. Contudo, essa habilidade deve ser construída de forma equilibrada, unindo dois conjuntos diferentes de competências.

“Isso é feito combinando habilidades técnicas e habilidades comportamentais”, esclarece Mariana, ressaltando que você precisa ter conhecimentos específicos da área e também as famosas soft skills para ser um bom “solucionador de problemas”.

2 – Adaptabilidade

Falando sobre soft skills, elas também são cruciais para engenheiros. Mariana destacou duas que estão em destaque no mercado de trabalho, começando pela adaptabilidade.

Tendo em vista que o mundo está mudando em velocidade recorde, e que isso reflete em todas as áreas da economia, é normal que as empresas e os profissionais devam estar prontos para as transformações.

Sendo assim, ser uma pessoa que consegue se adaptar com facilidade vai te ajudar a se manter relevante na engenharia, sempre pronto para enfrentar novos desafios com competência e vontade de entregar o seu melhor.

3 – Comunicação clara

Outra competência emocional mencionada pela especialista foi a “comunicação clara e eficaz”. Hoje em dia, trabalhar é sinônimo de interagir com outras pessoas. Esses públicos podem ser colegas, líderes, clientes, consumidores, agentes governamentais, imprensa, fornecedores e muitos outros, que permeiam todas as áreas, inclusive a engenharia.

Nesse contexto, saber se comunicar é valioso. Dessa maneira, você conseguirá passar mensagens de maneira objetiva e simples, facilitando todos os processos de trabalho e ajudando a manter um ambiente saudável e produtivo em todas as esferas, além de reduzir as possibilidades de erros.

Banner 2 do projeto de pós-graduação

4 – Análise de dados

Passando para as habilidades mais técnicas, ou hard skills, a coordenadora acadêmica de pós-graduação comenta que a análise de dados está cada vez mais em alta. Ela permeia muitas áreas, além da engenharia, e é fundamental em um mundo que, cada vez mais, armazena dados e entende que eles são uma fonte valiosa de insights.

Como consequência, engenheiros capazes de avaliar conjuntos de dados saem na frente. Eles conseguem perceber padrões e elementos importantes ao analisar informações relacionadas à empresa, ou ao seu departamento, e pensar em soluções práticas e oportunidades escondidas nos dados.

5 – Gerenciamento de projetos

Da mesma maneira, Mariana destaca que saber gerenciar projetos também é uma habilidade técnica transversal. Comum a uma série de áreas do conhecimento, ela faz toda a diferença no currículo de um engenheiro, que mostra suas competências para além dos “tecnicismos” ensinados na graduação.

6 – Conhecimento de novas tecnologias

Por fim, Mariana Gerardi Mello explica que “os profissionais devem estar atualizados com as últimas tecnologias e ferramentas em sua área de especialização”, deixando claro que a atualização é uma palavra-chave para os engenheiros.

Para se destacar no mercado de trabalho, você precisa saber das novidades e conhecer as tecnologias que estão modificando o dia a dia da profissão. Isso garante que os recrutadores tenham olhos mais atentos para você e, além disso, que você consiga entregar resultados compatíveis com a espera das organizações.

Inclusive, estar “ligado” às novas tecnologias também vai te ajudar a pensar no seu futuro. Afinal de contas, perceber temas mais promissores pode representar uma ótima oportunidade de carreira, levando em consideração o que está em alta e vai demandar mais profissionais nos próximos anos.

Dando alguns exemplos, Mariana comenta que, “com o crescimento contínuo da digitalização e da inteligência artificial, a demanda por engenheiros de software deve continuar a crescer. Considerando o aumento da conscientização sobre as questões ambientais, a engenharia ambiental é um campo que deve ver um crescimento significativo também.”

Sobre o assunto, Nirse Ruscheinsky Breternitz, também coordenadora acadêmica de pós-graduação, concorda. Sobre as áreas que estarão em alta nos próximos anos, ela diz que. “de modo geral, todos os setores que puderem trabalhar com IA, internet das coisas, e outras inovações advindas da tecnologia.”

Invista na pós-graduação

Então, para se alinhar com as demandas do mercado, se manter atualizado e conquistar um currículo ainda mais robusto, aproveite para fazer uma pós-graduação. Os cursos de especialização são a sua melhor oportunidade para descobrir as novidades e tendências da engenharia, além da chance de aprender tudo sobre um tema e se tornar especialista na área.

Abaixo, confira alguns cursos de pós na área de engenharia que estão em alta:

  • Engenharia de Software
  • MBA em Gestão Ambiental
  • Engenharia de Software com ênfase em Qualidade e Teste de Software
  • Auditoria Perícia e Licenciamento Ambiental
  • Engenharia Ambiental e Saneamento Básico
  • Inteligência Artificial e Machine Learning

Agora que você já sabe as habilidades dos profissionais de Engenharia e a importância da atualização, o que está esperando para começar sua pós-graduação? Inscreva-se nos cursos da pós-graduação Anhanguera e veja, em poucos meses, a sua carreira como engenheiro decolar.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!