As mudanças no mercado de trabalho não estão relacionadas apenas aos avanços tecnológicos. A busca por candidatos também mudou e, agora, os recrutadores não analisam apenas as habilidades técnicas de um profissional, mas também as suas soft skills. Por isso, é importante saber o que são habilidades socioemocionais.
Essas habilidades são diferentes das técnicas, que são adquiridas por meio de estudo e especializações. No entanto, é possível identificá-las e aprimorá-las para conseguir se destacar em um processo seletivo. Se você quer compreender isso em detalhes, acompanhe os tópicos a seguir.
O que são habilidades socioemocionais?
As habilidades socioemocionais são competências que são desenvolvidas desde a infância e estão relacionadas a como as pessoas lidam com suas emoções, a como se comunicam e a como interagem com pessoas de diferentes personalidades. Essas habilidades são influenciadas por diversos aspectos, incluindo a personalidade de cada indivíduo e as vivências adquiridas ao longo da vida.
Isso mostra que essas competências não interferem apenas no âmbito profissional, mas estão relacionadas a outras áreas da vida de uma pessoa, contribuindo, por exemplo, no ramo acadêmico e nas relações interpessoais de forma geral. Ao desenvolver essas habilidades, você verá que será mais fácil enfrentar desafios, tomar decisões e lidar com situações nas quais haja pressão.
Por que essas habilidades são importantes no âmbito profissional?
Os recrutadores estão cada vez mais atentos às competências socioemocionais dos seus candidatos, pois elas refletem como o funcionário vai agir no dia a dia de trabalho. Saber agir sob pressão, ter uma boa comunicação, conseguir se relacionar bem e ter controle das suas emoções são habilidades que somam ao conhecimento técnico.
Com isso, as empresas começaram a criar estratégias para tentar descobrir quais são as habilidades comportamentais das pessoas que desejam ocupar a vaga em aberto. Por conta disso, é cada vez mais comum ver testes de personalidade em processos seletivos. Eles, inclusive, costumam ser o primeiro passo antes de você seguir para as outras etapas do processo.
O interessante de analisar o perfil socioemocional de um candidato é que fica mais fácil ver se ele possui valores compatíveis com a empresa. Em alguns lugares, o ambiente de trabalho é mais descontraído e dinâmico e nem todo mundo se adapta a isso. Já em outros, o que domina é um modelo mais tradicional de trabalho e tem profissional que não busca por isso.
Quais são as principais habilidades socioemocionais?
Existem algumas competências que são muito úteis em um ambiente corporativo. Veja quais são:
Proatividade
As pessoas com essa habilidade tomam a iniciativa para ajudar a realizar uma tarefa. Um funcionário com essa característica costuma entregar mais do que o esperado e a parte boa é que ele pode aprender algo novo ao se dispor a colaborar em um serviço. Fora isso, uma pessoa proativa costuma ter mais facilidade para enfrentar obstáculos.
Abertura ao novo
A curiosidade em aprender algo, a criatividade e a mente aberta são outras características que diferenciam um profissional. Isso porque tudo isso faz com que ele não tenha medo de ousar e arriscar. Fora isso, as mudanças no mercado de trabalho são constantes, por isso, é importante não ter receio de enfrentar o novo.
Pensamento crítico
O profissional que possui um pensamento crítico apurado é capaz de analisar situações de forma objetiva e, com isso, conseguirá propor soluções ou inovações para a empresa. Ter um pensamento crítico ajuda a tomar decisões mais assertivas, principalmente em situações mais complexas.
Comunicação
Saber se comunicar é importante para conseguir trabalhar em equipe. Ter facilidade em se expressar vai ajudar no trabalho coletivo e isso fará toda a diferença no dia a dia de uma empresa. Por meio da comunicação, também é possível motivar colegas, propor soluções e resolver problemas.
Resiliência
Todo trabalho tem seus desafios, por isso, é importante ter resiliência. Isso significa que você é uma pessoa que sabe lidar com as adversidades do dia a dia, sejam elas relacionadas a uma operação ou a um trabalho em equipe.
A resiliência permite que você supere rapidamente os erros e consiga usá-los como experiências para seguir em frente. Isso ajuda a manter a mente focada no seu objetivo profissional.
Como desenvolver habilidades socioemocionais?
Para desenvolver suas habilidades socioemocionais, é preciso, antes de tudo, se conhecer e identificar quais são seus pontos fortes e quais são os fracos. Com isso, ficará mais fácil traçar uma estratégia para aprimorar ou desenvolver o que for preciso.
Tendo claro qual é o seu perfil, analise o que você pode fazer para trabalhar suas habilidades. Um trabalho voluntário, por exemplo, pode te ajudar a desenvolver a proatividade. Criar um projeto independente pode estimular sua criatividade, assim como se envolver em alguma atividade artística.
O pensamento crítico pode ser estimulado se você começar a participar de grupos de discussões para analisar outros pontos de vista. O trabalho em equipe pode ser aprimorado ao praticar um esporte coletivo ou alguma atividade em grupo.
Já a resiliência pode ser trabalhada ao mudar sua visão sobre as coisas, tentando extrair lições de cada obstáculo e, para isso, pedir feedbacks pode te ajudar.
Foque nos estudos
Os estudos também podem ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais, além de te dar mais conhecimento técnico. Agora que você já sabe o que são habilidades socioemocionais, veja também como uma especialização pode te ajudar a alavancar sua carreira. A pós Anhanguera é uma ótima opção para quem busca ampliar seu sucesso profissional. Conheça os cursos e veja que modalidade se encaixa melhor com a sua rotina.