Conforme questões sociais e tecnológicas seguem avançando, alguns setores, como o do trabalho, também mudam. Deixam para trás algumas posições que já não exigem tanta demanda ou até necessitam de profissionais “reciclados”. Segundo a consultoria Robert Half em uma pesquisa de 2017, apesar da crise, em boa parte do mundo as empresas têm planos para continuar investindo na contratação de funcionários, mas também vislumbram a contenção de despesas.
Os perfis mais desejados da atualidade são pessoas flexíveis, que saibam caminhar em ambientes diferentes da mesma empresa e com bom relacionamento interpessoal. À parte disso, novas ocupações também estão surgindo em alta velocidade, e podem ser justamente as opções para quem já está inserido no mercado de trabalho, mas deseja ter outras experiências – ou até para aqueles que desejam se especializar e ampliar o leque de atuação. Quanto mais opções, maior a facilidade de encontrar uma posição satisfatória. Conheça abaixo cinco opções que estão crescendo no mercado de humanas:
Creator ou Criador
A exigência primordial para este tipo de profissional é a criatividade. Inicialmente, apenas figuras como blogueiros e youtubers eram conhecidos como criadores. Contudo, a grande aderência do público a esse tipo de conteúdo mexeu com a estrutura das marcas e hoje é comum encontrar esses profissionais no meio publicitário e audiovisual.
Gestor de comunidade
Esse é outro tipo de profissional que ascendeu muito rapidamente nos últimos anos graças ao boom das redes sociais. É dele a responsabilidade de cuidar do ambiente digital ao redor da marca, além dos clientes e suas interações. A posição de gestor ganha mais espaço a cada dia. Uma vez que, as marcas entenderam que suas imagens na internet são extremamente importantes para seus consumidores. Todo zelo é pouco.
Profissional de marketing digital
As infinitas possibilidades de se trabalhar com o ambiente digital de um negócio vem atraindo muitos perfis para a área de comunicação em geral. O profissional de marketing digital pode atuar em muitas frentes, como uma espécie de funcionário “híbrido”. A essa pessoa pode caber estabelecer contato com a agência de publicidade que fornece os trabalhos à empresa, cuidar da comunicação interna e externa ou gerir material online, por exemplo.
Coaching
Essa posição está bastante popular, e isso se deve ao fato de que as pessoas têm procurado desenvolver o autoconhecimento. O papel do coach é extrair o que há de melhor em cada um, a fim de desenvolver competências que auxiliem, também, na evolução de uma carreira, não apenas em humanas. Sendo assim, auxilia a muitos.
Especialista em e-commerce
O comércio na internet só se intensifica. É um modelo mais barato de negócio, afinal, não exige espaço físico ou um grande estoque. Porém, tem demandado outros tipos de inteligência que estejam preparadas para manter uma página ou plataforma em pleno funcionamento. Afinal a internet nunca dorme.
—
Preparado para enfrentar os novos desafios profissionais que vem por aí? Especializar-se com uma pós EAD ou um MBA pode te colocar na frente. Conheça todas as nossas opções, em humanas e demais áreas.