Idiomas no currículo são importantes: veja como adicioná-los

ilustração de currículo para ilustrar texto sobre idiomas no currículo

Saber falar outras línguas é um diferencial muito buscado por recrutadores. Por isso, na hora de inserir idiomas no currículo, é preciso entender exatamente como fazer isso, de uma forma que fique claro seu conhecimento e o nível. 

É muito comum que as pessoas adicionem apenas o idioma, ou acrescentem o nível, mas existem formas de detalhar mais essa informação, que pode ser a primeira coisa a ser  observada, dependendo do cargo ou empresa. 

Saber um segundo idioma é uma forma de abrir portas na carreira e conquistar melhores cargos. Seja em multinacionais, seja para realizar determinadas especializações ou até se candidatar a vagas internacionais, é uma habilidade essencial para quem busca o desenvolvimento da carreira

Idiomas no currículo

Antes de mais nada, é preciso se atentar a algumas informações. O seu idioma nativo não deve ser incluído, pois uma língua só é um diferencial se não for a sua. Esse dado só será relevante em currículos internacionais que busquem profissionais que falem português. 

Por fim, tenha em mente como esse dado pode, de fato, contribuir com uma vaga. Por exemplo, indicar que fez um curso com foco em negócios é mais interessante do que apontar sua capacidade de leitura, por exemplo. Confira cinco dicas para adicionar as informações referentes à língua no CV:

1 – Dê destaque

O posicionamento dessa informação, em geral, fica junto com as habilidades, que incluem soft skills e conhecimentos de programas específicos. Mas, é importante destacar com um título próprio, especialmente se tiver mais de um idioma. 

2 – Detalhe seus estudos

Em alguns casos, dependendo da instituição ou do tipo de curso, é interessante detalhar essa informação. Assim, ao invés de ser colocado junto com as habilidades, pode ficar na parte dos estudos e formação. Indique data do término e nome da instituição. Se houver alguma prova de proficiência ou direcionamento dos estudos, inclua também. 

3 – Indique sua habilidade

O mais comum é que as pessoas coloquem o idioma e o nível. Porém, o ideal é detalhar seu conhecimento com escrita, conversação e leitura. Veja abaixo como fazer:

Incorreto: “inglês intermediário”

Correto: “inglês intermediário (escrita e leitura)”

4 – Mostre sua experiência

Seja com estudos fora do país, seja na profissão, indique o uso da língua de forma prática. Por exemplo, digamos que você, em seu trabalho atual, tenha que falar regularmente com fornecedores internacionais. Você pode detalhar essa informação na descrição do cargo, adicionando “comunicação regular com fornecedores nos EUA e Inglaterra”, por exemplo. 

5 – Nunca minta

Dar uma “floreada” nas habilidades reais, aumentando-as um pouco no currículo pode parecer uma boa ideia para atrair recrutadores, mas a mentira será desmascarada rapidamente, e ainda renderá uma má reputação profissional. Portanto, indique o nível real que condiz com a sua capacidade de comunicação e entendimento do idioma. 

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Como colocar o nível de inglês no currículo?

O inglês é o idioma mais desejado pelas empresas, por ser a língua mais falada no mundo. Apesar disso, apenas 1% da população brasileira domina o idioma fluentemente, segundo um levantamento do British Council. Portanto, saber indicar o nível de conhecimento pode ser o diferencial que o fará conquistar uma vaga. 

Mas, como falamos, é importante ser sincero e avaliar de forma correta seu nível de conhecimento no idioma, que pode ir de básico a fluente. Caso possua testes oficiais como TOEFL ou IELTS, indique sua pontuação no CV. 

Outra forma de fazer uma avaliação é por meio de testes online, como este do British Council. Entenda as principais classificações de nível de inglês:

Básico

Indica um conhecimento superficial e leve compreensão. Mostra capacidade para entender palavras e frases mais simples, mas que não consegue responder e-mails ou ter uma comunicação formal na língua. Também se aplica a quem está começando os estudos do idioma. 

Intermediário

Mostra capacidade de manter conversas básicas, mas com erros gramaticais e de concordância. Nesse nível, a pessoa já consegue compreender textos menos técnicos e, de forma simplificada, pode trocar informações sobre determinados temas, mas ainda tem dificuldade em manter uma conversa fluida. 

Avançado

Indica domínio da língua, sendo capaz de ler e escrever com proficiência, além de manter comunicações mais complexas e conversar de forma mais espontânea, permitindo um contato mais formal e, no trabalho, garante conhecimento mais aprofundado de temas específicos. 

Fluente

A etapa final aponta pessoas que têm o domínio completo da língua, seja para ler, seja escrever e conversar, permitindo seu uso em qualquer situação de forma precisa e correta. Também indica um conhecimento maior do vocabulário e a capacidade de se expressar de forma complexa sobre assuntos diversos. 

O desenvolvimento profissional exige aprendizado constante e, além de línguas, fazer cursos de especialização como pós-graduação EAD em 6 meses permite evoluir e conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Não perca a oportunidade de se destacar e inclua idiomas no currículo, bem como outras capacitações e conhecimentos específicos que trarão diferenciais na hora da contratação.

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