Você sabe qual a importância da música para o bem-estar no trabalho? É muito comum ver colaboradores com seus fones de ouvido enquanto realizam suas tarefas, e isso não é à toa já que, entre outros benefícios, escutar música ajuda na concentração.
Pense bem: já teve que trabalhar enquanto uma obra acontecia? Se sim, é provável que o incessante martelar e quebra-quebra tenha atrapalhado a concentração e até deixado-o mais irritado.
Isso porque os sons afetam a capacidade de focar e, da mesma forma que sons irritantes atrapalham, músicas agradáveis podem ajudar. E não é só o álbum favorito ou a playlist com os hits do ano que colaboram com a concentração.
Até mesmo sons da natureza podem transportar o indivíduo para um espaço mais calmo e reflexivo, impedindo-o de ser afetado pelos ruídos externos. Com isso, ele é capaz de focar só na tarefa em andamento e apresenta melhor desempenho.
A importância da música para o bem-estar no trabalho
É difícil encontrar alguém que não se interesse por música de alguma forma. Independente do estilo musical, as pessoas costumam ser afetas ao escutar algo que gostam, chegando a se emocionar, se empolgar, sentir vontade de cantar junto ou dançar.
Como expressão artística, a música tem um poder de emular sensações através de seu ritmo. É possível gostar de uma canção mesmo em outro idioma, sem entender o que a letra diz.
É claro que, durante o expediente, nem sempre é possível se deixar levar pelo ritmo. Quem trabalha com atendimento provavelmente vai passar mais tempo ao telefone, e mesmo em um escritório, existem momentos de se concentrar e outros de prestar atenção nos arredores, quando os colegas estão se comunicando ou, claro, durante uma reunião.
Há, ainda, certa etiqueta envolvida no processo de ouvir música no trabalho. Alguns estabelecimentos, especialmente comerciais, optam por manter uma música ambiente, que normalmente reflete o estilo da loja ou dos clientes, mas quando se trata de um espaço corporativo, é mais comum que cada um ouça sua seleção musical no próprio fone.
Por isso, é importante lembrar de checar o volume, para garantir que não está incomodando os outros, e até garantir que os níveis não sejam elevados demais, prejudicando a saúde auditiva. Com essas ponderações em mente, entenda a importância da música para o bem-estar:
Melhora o humor
Sim, existem músicas tristes que acabam nos deixando reflexivos ao escutar, mas a música também tem o poder de melhorar o humor das pessoas. E, no ambiente de trabalho, isso tem impacto direto no clima organizacional.
As pessoas tendem a escutar mais e ter mais paciência quando estão bem humoradas, e no trabalho isso pode fortalecer o trabalho em equipe.
Cria laços
Essa também é uma forma de fortalecer as relações de trabalho. Compartilhar as músicas e artistas que têm interesse em comum é uma forma de engajar e fortalecer amizades. Por seu fator universal, pode servir ainda como quebra-gelo antes do início de uma reunião.

Promove a criatividade
Ritmos contagiantes e letras inspiradoras também podem influenciar o poder criativo das pessoas. Muitos assumem, inclusive, que essa habilidade está relacionada exclusivamente às artes, o que não é verdade.
Muitas vezes precisamos encontrar soluções criativas para lidar com problemas ou buscar novas ideias, e a música pode ser fonte de inspiração nesse processo.
Aumenta a produtividade
Como falamos, a música pode contribuir para que o profissional se mantenha focado em suas tarefas. Além de ajudar a realizá-las com mais rapidez, contribui para melhorar sua atenção no que está sendo produzido e, aliado à criatividade, pode levar a um desempenho mais elevado.
Diminui o estresse
Ouvir seu artista favorito, ou uma canção que te lembra alguém especial, ou um momento inesquecível pode contribuir com a diminuição do estresse em situações pontuais. Também pode ajudar a acalmar a mente e oferecer mais calma e tranquilidade para lidar com o trabalho, especialmente em situações que envolvem pressão por prazos ou resultados.
Como investir no bem-estar no trabalho?
Permitir que os colaboradores ouçam músicas em seus fones é uma forma simples de ajudá-los a se concentrar e manter um clima mais agradável na equipe. Mas existem outras soluções que a empresa pode implementar para garantir o bem-estar dos colaboradores. Veja como:
Treine as lideranças
Muitos profissionais se preparam para assumir cargos de gestão focando em resultados e aspectos relacionados à produtividade, mas essa função exige uma atenção especial aos colaboradores e seu potencial, portanto treine os futuros líderes para ouvirem suas equipes.
Seja flexível
Ouvir música já é uma forma de ser flexível, mas a empresa pode promover outras ações, presenciais e remotas, para ajudar os colaboradores a terem uma rotina mais equilibrada.
Veja também: no Carreira em pauta aprenda a lidar com opiniões divergentes!
Incentive o cuidado com a saúde mental
profissionais com altos níveis de estresse podem acabar desenvolvendo problemas de saúde e perdendo a motivação no trabalho. garanta que os colaboradores tenham apoio e o cuidado necessário.
Aprenda sobre Análise da Qualidade de Vida no Trabalho e entenda mais sobre a importância da música para o bem-estar no trabalho e outras ferramentas que proporcionam um ambiente saudável nas empresas.