Nos últimos anos, as empresas têm se dedicado mais aos aspectos comportamentais do trabalho. Isso acontece tanto para manter equipes entrosadas e garantir que os profissionais tenham as soft skills necessárias para o mercado atual quanto para tratar de questões relacionadas à saúde mental dos colaboradores. Nesse cenário, é preciso destacar a importância do feedback.
Pode não parecer, mas manter uma comunicação eficiente com as pessoas, em que eles têm um retorno sobre seu trabalho, pode ajudar a motivá-los e criar um clima organizacional positivo.
Também têm impacto na forma como eles abordam suas carreiras e permite que eles se autoavaliem com mais precisão e trabalhem nas características que podem aperfeiçoar para garantir seu crescimento profissional.
A importância do feedback
Por isso, quando se trata de ações das lideranças ou do RH para manter a motivação e a produtividade, o feedback é uma estratégia importante, que deve ser implementada com regularidade.
Esse retorno sobre o trabalho dos colaboradores pode ser feito após avaliações de desempenho, ao concluir projetos ou em situações pontuais. O importante é que seja recorrente, e faça parte da rotina da organização. Entenda por quais motivos é importante manter um feedback regular nas empresas:
Contribui para a motivação
Mesmo que seja difícil ouvir um comentário negativo sobre o próprio trabalho, ainda assim pode ser uma oportunidade de aprender e se aperfeiçoar. Para isso, quem vai oferecer o feedback deve ter cuidado com a maneira como irá abordar as questões e deixar claro para o profissional que ele pode encontrar ferramentas e mudar determinados hábitos para superar esses pontos.
Assim, ele é capaz de encontrar motivação para seguir se dedicando e desenvolver novas ferramentas para se superar no trabalho e atrair a atenção dos superiores de forma positiva.
Melhora o trabalho em equipe
Ao oferecer um feedback sobre a atuação da equipe, e até mesmo entre colegas, sua união pode se fortalecer. Um bom feedback depende muito da cultura da empresa, mas quando todos estão habituados a receber esse tipo de comentários, fica mais fácil compreender as questões dos outros profissionais e ajustar a própria atuação para que a equipe funcione em harmonia.
Gera empatia
A rotina de trabalho pode ser estressante e competitiva e, se as equipes não tiverem uma boa relação, é possível que atritos surjam. Além disso, é comum transferir a culpa para o outro quando algo dá errado.
Ao criar uma cultura que preza pela boa comunicação e comentários pertinentes em relação ao trabalho, as pessoas são capazes de ver com mais clareza como a própria atuação impacta nas atividades de outros, seja da mesma equipe, seja na de outras áreas, gerando mais empatia.
Lições valiosas de feedback
Criticar abertamente um profissional, mandar e-mails ou falar pessoalmente de forma grosseira sozinho ou na frente de outros, menosprezar e silenciar não tem nada a ver com um feedback estruturado.
Algumas empresas ainda têm uma mentalidade antiquada sobre a maneira de falar com os colaboradores, mas além disso não ser considerado uma técnica para melhorar a performance e as relações, só aumenta o descontentamento e o desinteresse dos profissionais.
Portanto, é preciso entender algumas lições poderosas que ajudarão a formular esse comunicado da maneira adequada. Além disso, independente do conteúdo da conversa, esses feedbacks devem ser feitos de forma individual e de forma privada.
Além disso, é preciso se preparar: defina os tópicos sobre os quais deseja falar, veja como propor soluções para algumas questões e deixe rixas e opiniões pessoais de lado. Veja três lições para dar feedbacks de qualidade:
1 – Pergunte e saiba ouvir
Questões como falta de motivação ou atrasos podem estar relacionados a fatores pessoais e, embora o colaborador não seja obrigado a discorrer sobre sua vida fora da empresa, abrir espaço para que ele se abra pode dar uma perspectiva mais ampla sobre seu estado emocional e explicar certos comportamentos.
Além disso, algumas atitudes podem acontecer simplesmente pois ele acredita que seja a melhor opção. Portanto, ao invés de listar erros, abra espaço para perguntar como ele se sente, quais desafios enfrentou, se precisa de outras ferramentas, pessoas ou conhecimentos para realizar tais tarefas.
E, claro, saiba escutar, pois algo que pode parecer pequeno para alguns, se transforma em grandes problemas para outros, e é preciso entender essas questões para agir da forma adequada.
2 – Utilize uma abordagem humanizada
Não é preciso dizer que palavras grosseiras e ofensivas estão fora de questão. Mas, além disso, é necessário fazer uma abordagem humanizada, abrindo espaço para que a pessoa se expresse.
Nem sempre os comentários serão bem recebidos e, em alguns casos, é preciso ser firme, mas ao apontar o que precisa ser mudado, ofereça valor a isso, facilitando a assimilação.
3 – Reconheça os pontos positivos
O feedback não é só um momento onde o colaborador senta e ouve o que está errado em relação ao seu trabalho. Como vimos, o propósito do feedback é ajudar na evolução do profissional, portanto saber reconhecer seus pontos positivos também é importante.
Valorize a equipe e saiba pontuar as características que destacam cada um, quais aspectos de seu trabalho ou seu conhecimento técnico contribuem para os resultados.
Se sentir motivado faz com que o profissional siga em busca de evolução na carreira e pode incentivá-lo a buscar novos conhecimentos, como uma pós-graduação. Isso também irá beneficiar a empresa, que ganha em performance. E a importância do feedback está justamente na capacidade de estimular o desenvolvimento profissional.