Você sabe como usar a Inteligência Artificial, seja na rotina de trabalho, ou para ampliar as possibilidades da sua carreira? Se ainda não, este é o momento de começar a mudar isso.
Segundo levantamento feito pelo Ipsos e Google, em 2024, o Brasil ficou acima da média no uso de IA, com 54% dos brasileiros relatando que usam essa tecnologia na sua rotina. E 60% preveem que ela ajudará a aumentar seus ganhos.
Isso mostra uma virada de chave importante: a Inteligência Artificial deixou de ser uma promessa de futuro e este é momento de utilizar essa tecnologia a seu favor! Vem com a gente entender como ela pode ser aplicada no seu dia a dia para aumentar produtividade, gerar mais impacto na carreira e abrir novas possibilidades de atuação.
Confira a seguir!
IA deixou de ser tendência para virar ferramenta de sucesso
Quando as primeiras plataformas de IA generativa foram abertas para o público, ela era apenas uma tendência. Agora, ela já é uma realidade, que está em todo lugar e, mais importante do que isso: está ao nosso alcance.
Ou seja, ela não fica mais restrita apenas ao setor de tecnologia. Ferramentas como ChatGPT, Gemini, Copilot, Midjourney, entre tantas outras, já fazem parte da rotina de quem estuda e trabalha, mesmo que não seja em uma área tech.
E não é à toa: essas ferramentas ajudam a resolver problemas, organizar ideias, automatizar tarefas e, até mesmo, gerar novos projetos.
Os dados, inclusive, mostram a importância dessa tecnologia para o cenário atual em diversas carreiras. Uma pesquisa da HP aponta que o uso da IA torna os profissionais 11 vezes mais satisfeitos em comparação aos que não usam ferramentas deste tipo.
Além disso, as empresas estão priorizando quem sabe usar essa tecnologia. Segundo um levantamento produzido pela Microsoft e LinkedIn, 66% dos executivos em todo o mundo rejeitam um candidato que não possua conhecimento sobre Inteligência Artificial.
No Brasil, o percentual é ainda mais alto: segundo a mesma pesquisa, 87% de alto escalão consideram que o domínio sobre IA é fundamental para potencializar a competitividade dos negócios.
Se você está se atualizando para o mercado de trabalho, ela também já é uma parceira para sua rotina. Com a IA, é possível resumir conteúdos, receber sugestões de temas de TCC, criar roteiros de estudo, treinar apresentações, entre outras possibilidades.
Tudo isso sem substituir o seu esforço e processo de aprendizagem, mas auxiliando a potencializar os resultados com menos desgaste. Ótimo, inclusive, para quem já vive rotinas duplas, conciliando trabalhos e estudos.

O que é Inteligência Artificial (IA) e por que ela está moldando o presente?
A Inteligência Artificial é um termo guarda-chuva que reúne um conjunto de tecnologias que simulam o raciocínio humano, mesmo que parcialmente. Elas são capazes de analisar padrões, criar conteúdos, fazer sugestões, realizar predições, aprender e tomar decisões.
Ela não “pensa”, no sentido mais estrito do termo. Na verdade, ela é treinada com um grande volume de dados e, a partir do uso de Machine Learning e Deep Learning, consegue entender comandos, prever comportamentos e propor soluções.
Um ponto interessante é: ela tem a capacidade de aprender com o uso e feedback dos usuários. Ou seja, quanto mais você usar, melhor ela se adapta às suas necessidades.
Ela não é só tecnologia: ela é uma aliada no seu crescimento profissional! Saber usá-la agora tem o mesmo impacto de quem precisou aprender a mexer em um computador há 30 anos.
Aqueles que souberem usar bem essa ferramenta vão ganhar vantagem competitiva no mercado e alcançar grandes cargos mais rapidamente. Este é o momento de investir nos conhecimentos sobre Inteligência Artificial!
Como a Inteligência Artificial pode impulsionar seus resultados?
A IA não é só para grandes empresas ou áreas de tecnologia. Ela já está disponível para estudantes, profissionais autônomos e pessoas que querem ser mais produtivas sem perder a qualidade do trabalho.
Vem com a gente descobrir mais sobre como ela pode ajudá-lo!
Automatizar tarefas repetitivas
Algumas tarefas importantes do dia a dia podem tomar mais tempo da sua rotina do que o necessário e impedir que você possa se dedicar a outras questões mais importantes.
Quer ver um exemplo? Cronometre quanto tempo você gasta no dia a dia para responder e-mails, agendar compromissos, organizar planilhas e fazer resumos de estudos. Com esse exercício, você vai ver quanto tempo perde com essas atividades.
Com a IA e as ferramentas certas, é possível automatizar ou acelerar essas tarefas operacionais e liberar seu tempo para o que realmente importa. É como ter um assistente pessoal disponível todo o tempo!
Agilizar a tomada de decisões
Já para o trabalho, a IA pode ajudar em tarefas nas quais você precisa comparar dados, prever tendências ou escolher entre várias opções.
Ela é treinada, justamente, para analisar rapidamente grandes volumes de informação e mostrar os caminhos mais eficientes, seja para estudar, investir, apresentar um projeto ou tomar decisões no trabalho. Para isso, aprender a fazer os prompts certos e como usar essa ferramenta vai ser muito importante!

Criar conteúdo com mais rapidez
Hoje ter uma presença digital é importante para conquistar as melhores oportunidades do mercado. Mas, se você não tem muita habilidade com as palavras ou para editar imagens, que tal usar a Inteligência Artificial como uma parceira?
Ela pode ajudá-lo a escrever uma legenda para redes sociais, um post no LinkedIn, rascunhar um e-mail, fazer um post para blog ou montar uma apresentação. Use-a para:
- Gerar ideias;
- Estruturar um texto para, depois, você dar o tom que deseja;
- Criar imagens que serão usadas nas redes sociais;
- Editar um vídeo;
- Sugerir melhorias de escrita.
Aprender mais rápido
A Inteligência Artificial pode ajudar a melhorar o processo de aprendizagem, principalmente para quem trabalha ou tem outras atividades e precisa otimizar o tempo dedicado aos estudos.
Com a IA, você consegue fazer resumos dos materiais das disciplinas, pode ter explicações mais simples e com exemplos de conceitos que não está entendendo, além de conseguir produzir mapas mentais automaticamente.
Essas possibilidades ajudam a trazer mais estímulos para sua rotina de estudos. Por exemplo, aprende melhor com mapas mentais e só tem acesso a apostilas escritas? Peça a IA para criar esse material a partir do conteúdo original!
Melhorar a comunicação
Uma soft skill importante para o mercado de trabalho é uma comunicação clara, especialmente em textos. Se você tem dificuldades para isso e quer falar com mais clareza, negociar melhor ou criar mensagens que funcionam, essa tecnologia vai ajudá-lo nisso!
A IA pode corrigir, ajustar e, até mesmo, simular diferentes estilos de linguagem. Por exemplo, você pode pedir para criar um e-mail para lideranças e outro para potenciais clientes, ajustando o tom e a linguagem para cada público.
Com isso, você consegue se comunicar melhor e conquistar a atenção dos seus interlocutores e, até mesmo, consegue ter trocas em outros idiomas!
As principais ferramentas de IA que você pode começar a usar hoje
Se você quer começar a testar as ferramentas de IA e aprender como usá-las para otimizar sua rotina, saiba que já há diversas opções disponíveis no momento. Cada uma delas se adapta melhor a um uso específico e, por isso, vale combiná-las no seu dia a dia.
Listamos a seguir as que são mais utilizadas por quem está em busca de ganhar tempo, se organizar melhor e entregar resultados com mais qualidade:
- ChatGPT;
- Notion AI;
- Canva com IA;
- Grammarly;
- Pictory;
- Leonardo AI.

Dica bônus: IA para vestibulandos e universitários
Se você está retornando aos estudos para uma pós-graduação, vale a pena experimentar as ferramentas de IA que vão ajudá-lo nessa jornada. Entre elas, estão o:
- Khan Academy;
- Passei Direto com IA;
- Serviços dentro do ChatGPT para explicação de conteúdo e criação de resumos;
- Timetune para ajudá-lo a organizar a rotina;
- Speechify, para transformar conteúdos escritos em áudio;
- MindMeister, para criar mapas mentais.
Profissões que já estão sendo transformadas pela Inteligência Artificial
O uso da Inteligência Artificial está impactando as rotinas de diferentes profissões. Então, se você é uma das áreas que apresentaremos a seguir, é importante começar a aprender sobre essa tecnologia quanto antes, pois logo ela começará a ser um diferencial para conseguir as melhores vagas.
Vale a pena reforçar que, apesar de listar as que estão sentindo mais a chegada da IA, todos os profissionais de quaisquer áreas podem se beneficiar com esse aprendizado, ok?
Saiba mais a seguir!
Marketing
A IA permite fazer análise de dados em tempo real, automação de campanhas, personalizar conteúdos e revisar textos de ações. Também é possível criar imagens e vídeos com IA generativa. Quem souber usar essas ferramentas poderá, inclusive, segmentar melhor o público, aumentar as conversões e escalar os resultados.
Tecnologia
Claro que a tecnologia é o setor mais impactado pela IA, afinal, foi nele em que ela surgiu.Mas, agora, ela não só automatiza processos, como também ajuda a desenvolver soluções mais seguras e inteligentes.
Com essa ferramenta, é possível identificar bugs e falhas que poderiam ser exploradas por cibercriminosos, além de receber sugestões de linhas de códigos e poder escrever programas inteiros com o apoio dessa tecnologia.
RH e recrutamento
O setor de recursos humanos usa a IA para fazer a triagem de currículos, já identificando automaticamente quem está mais alinhado com as vagas. Além disso, alguns softwares também já estão realizando a etapa de entrevistas com apoio da IA.
Além disso, ela também tem revolucionado a análise comportamental e gestão de clima organizacional, deixando os processos mais eficientes, rápidos e objetivos, reduzindo vieses.
Saúde
A saúde também é uma das áreas que têm sentido mais as mudanças proporcionadas pela IA. O desenvolvimento de soluções para esse segmento tem ajudado a facilitar diagnósticos, além de facilitar as análises de exames por imagem.
Educação
As ferramentas de IA ajudam professores a personalizarem conteúdos, criando planos de aula envolventes e que engajem, especialmente, quem está entre as gerações mais novas.
Além disso, há ferramentas que permitem acompanhar a evolução dos alunos e automatizar tarefas administrativas. Os estudantes podem aproveitar a oportunidade de terem tutores virtuais e usar a IA para fazer resumos automáticos.

Finanças e Direito
A IA é usada nesses campos para prever riscos, detectar fraudes, automatizar investimentos e produzir relatórios e peças importantes. Ainda, no Direito, há ferramentas de assistentes jurídicos, que ajudam a fazer pesquisas de jurisprudência, elaboração de petições e análises contratuais.
Como aprender IA sem ser da área de tecnologia?
As plataformas são bastante intuitivas e criadas, justamente, para serem utilizadas por quem não tem conhecimento em tecnologia. Qualquer profissional, de administração a psicologia, pode e deve entender o básico sobre IA para usar essa ferramenta de forma prática, ética e estratégica.
Vem com a gente conhecer os caminhos para aprender ainda mais sobre essa tecnologia e se preparar para os desafios do futuro!
Faça cursos introdutórios
Você pode começar com cursos livres rápidos para entender o básico da IA. Esse é um ótimo ponto de partida para entender conceitos básicos como Machine Learning, automação e IA generativa.
Coloque a mão na massa
Como as plataformas são intuitivas, a prática será importante para o seu aprendizado. Escolha uma ferramenta que possa contribuir para sua área de atuação e teste no dia a dia. Isso proporcionará maior confiança no uso delas.
Acompanhe as discussões sobre o tema
Siga perfis, blogs e newsletters que falam sobre as novidades da IA de forma acessível e aplicada ao mercado. Spoiler: aqui no nosso blog você estará por dentro das principais tendências do momento nesse campo e como elas estão chegando nas diferentes áreas do mercado de trabalho!
Faça uma pós-graduação com foco em IA aplicada
Ter uma especialização em seu currículo com foco em IA vai destacar o seu currículo. A pós-graduação é um ótimo caminho para isso. Por exemplo, que tal fazer um MBA em Inteligência Artificial e Big Data?
Além dessa opção, você poderá fazer:
- Desenvolvimento de Aplicações de Inteligência Artificial Generativa;
- Ciência de Dados e Inteligência Artificial;
- Inteligência Artificial para Desenvolvedores;
- Inteligência Artificial e Machine Learning.
Quer entender o impacto da Inteligência Artificial no seu futuro?
O momento de dominar tudo sobre a Inteligência Artificial e os impactos dela para seu futuro é agora.
A nova edição do Carreira em Pauta estará imperdível, 100% dedicado à IA e contará com vários nomes importantes dessa área.
Você vai descobrir como as principais tendências estão transformando o mercado, quais habilidades estão em alta e, principalmente, como usar a IA a seu favor para crescer na carreira.
Acesse agora e prepare-se para o futuro com estratégia!

Tendências em Inteligência Artificial: o que vem por aí?
Se a Inteligência Artificial já está revolucionando todas as áreas agora, imagina no futuro! Por isso, é importante saber quais são as tendências que estão vindo por aí!
Vamos ver a seguir!
IA generativa
Ela ganhou importância com o ChatGPT e veio para ficar! Eles conseguem criar textos, imagens, vídeos e até códigos. A tendência é que elas fiquem ainda mais precisas e customizáveis nos próximos anos.
Agentes de IA
Os agentes de IA são modelos capazes de tomar decisões, interagir com sistemas e realizar tarefas de forma autônoma, com base em objetivos definidos. Ou seja, ela pode organizar sua agenda, responder e-mails, analisar dados e até fazer relatórios sem que você precise pedir.
Personalização em tempo real
Sistemas inteligentes estão ficando cada vez mais precisos em entender o comportamento do usuário e entregar conteúdos, produtos ou experiências sob medida em tempo real. Isso tem a ver com o aprimoramento dos sistemas de Deep Learning.
Assistência com voz e imagem
O futuro da interação com IA será multimodal: ou seja, com comandos por voz, texto, imagens ou vídeos. Isso ajudará a resolver problemas não só com mais rapidez, mas facilitando o entendimento do usuário.
IA explicável (XAI)
A IA explicável é uma área da Inteligência Artificial voltada para tornar seus processos de decisão mais transparentes e compreensivas. Essa característica é fundamental para que as pessoas entendam por que a IA tomou determinada decisão ou sugeriu uma solução, especialmente em áreas como saúde, direito, finanças e educação.
Isso tem muito a ver com a necessidade de ter uma IA mais transparente e ética, especialmente, para evitar vieses que podem prejudicar determinados grupos, ou para identificar erros nas respostas por avaliação humana.
Discussão sobre ética e segurança
De acordo com o avanço da IA, também surgem mais discussões sobre ética e segurança em seu uso. Assim, cada vez mais está sendo cobrado das empresas o uso responsável dos dados, evitar vieses algorítmicos, e proteger os dados sensíveis dos usuários.
Além disso, também há uma forte discussão sobre como minimizar os impactos dessa tecnologia sobre os empregos. Esse é um ponto que vai exigir muita atenção das empresas e dos profissionais.
A IA é a ferramenta mais poderosa que você pode dominar
Agora você já sabe que não é preciso ter medo de ser substituído pela IA: quem souber usá-la, vai ser promovido por ela. Mas, para isso, é preciso se tornar um expert nesse tema.
Com essa tecnologia, você poderá transformar o seu jeito de estudar, trabalhar e conquistar os resultados. Não importa sua área ou formação: a tecnologia está aqui para ser sua aliada.Então, não deixe de acompanhar o especial do Carreiras em Pauta no YouTube e mergulhe nesse universo da IA. Está imperdível!