Como ser líder de alta performance sem adoecer a equipe: 5 dicas

líder de alta performance

Se tornar um líder de alta performance faz com que o time atinja resultados acima da média, contribuindo para o crescimento da organização. Mas, como fazer isso de forma a incentivar os colaboradores, e não gerando problemas de saúde?

Muitas vezes quando se fala em produtividade, o desempenho dos colaboradores é colocado como prioridade número um mas, se isso não for bem gerido, pode se transformar em pressão e até tarefas excessivas, levando ao efeito oposto e gerando adoecimento nas pessoas. 

Para os líderes, isso significa saber dosar as obrigações e metas estabelecidas para a equipe, com uma capacidade de observar e acompanhar o desempenho dos colaboradores, evitando sobrecarregá-los. 

O que é liderança de alta performance?

É claro que, independente do tipo de empresa ou ramo de atuação, todo gestor quer entregar um bom desempenho. O que, então, difere o conceito de alta performance? O objetivo, nesses casos, é manter os resultados acima da média, não só batendo metas mas superando-as. 

Para que isso seja possível, porém, é preciso desenvolver um time alinhado e com os mesmos objetivos, capaz de identificar a importância de alcançar esses resultados, mas também em busca de inovação. 

E isso só acontece em um ambiente que incentiva esses profissionais a serem produtivos e inovadores, considerando suas limitações e o equilíbrio com outros aspectos de sua vida. 

Caso contrário, eles começam a acumular funções, vivem sua rotina sempre pressionados, não tem tempo hábil para outros aspectos de sua vida, e nem mesmo para buscar novos conhecimentos que ajudarão na carreira. 

Como consequência, o desempenho na verdade cairá, e o impacto dessas imposições fará com que ele se sinta insatisfeito e desmotivado com sua ocupação. Além de gerar demissões ou baixas produtivas, isso pode acarretar em questões mais graves como burnouts e outros distúrbios mentais.

Como promover alta performance e evitar adoecimento?

Evitar isso implica em uma liderança que entende a gravidade dessas consequências e que atua em parceria com o time para evitar que isso aconteça. Esse profissional precisa manter uma comunicação aberta e entender que o que ele diz e a maneira como se comporta impactam o time. 

Sabemos que existe um perfil de chefe, considerado antiquado para os padrões do mercado atual, que foca em mandar, sem pensar em como transformar essas pessoas em um time de alta performance. 

Esses comportamentos podem ser mais fáceis, pois exigem menos planejamento e nenhuma empatia, mas dificilmente resultarão em uma equipe focada em desempenho. Veja como promover alta performance sem adoecer as pessoas:

1 – Entenda as limitações do trabalho

Por mais produtiva que uma pessoa queira ser, existe um limite nas horas de trabalho para realizar as tarefas. Se o líder não tiver consciência do tempo necessário para executar certas atividades, pode acabar cobrando por mais resultados, gerando horas extra de trabalho. 

Trabalhar mais horas por dia, porém, não significa ser produtivo. Pelo contrário, acaba gerando procrastinação e cansaço mental. 

2 – Aposte em feedbacks

Parte importante do trabalho da liderança é oferecer feedback aos colaboradores, para que eles ajustem seu desempenho de acordo com os objetivos da empresa. Mas para isso, a conversa deve ser estruturada e planejada, utilizando exemplos práticos e apontando possíveis caminhos para melhorar. 

Além disso, é preciso saber ouvir e incentivar a equipe a fornecer feedbacks. Isso ajudará o gestor a entender se a carga de trabalho é excessiva, se os colaboradores se sentem bem mentalmente, e ainda permite ter conversas mais aprofundadas e aproveitar para conhecê-los melhor. 

3 – Foque em soluções

Muitos chefes, quando algo não sai como o planejado, buscam pessoas para culpas. Mas, por mais que determinados erros possam ser ajustados e evitados, o importante é focar em soluções. 

Imprevistos acontecem, e ficar remoendo quem ou não fez o quê não solucionará a questão. Buscar formas eficientes de solucionar os problemas evita estresses maiores e ainda incentiva o time a se comportar da mesma forma. 

4 – Promova a colaboração

Certo nível de competitividade pode até ser saudável para o time, mas quando se trata do desempenho da equipe, o ideal é que as pessoas cooperem para alcançar os resultados. Se alguém tem conhecimento mais avançado em determinado tema, ele pode ajudar outra pessoa a concluir certa tarefa. Assim, ambos solucionam a questão, e ninguém fica sobrecarregado. 

5 – Incentive o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Se enterrar no trabalho geralmente é uma atitude tomada quando a pessoa enfrenta problemas pessoais ou não vê valor em outra coisa que não seja a carreira. Isso não é saudável a longo prazo, visto que criar relações duradouras fora da empresa e passar tempo com a família, amigos e fazendo atividades de lazer trazem contentamento e felicidade para as pessoas.  

Um bom líder deve ser capaz de incentivar as pessoas a dedicarem tempo a vida fora da empresa, inclusive ajudando-os a evitar longas horas de trabalho. 

Aprenda sobre gestão e liderança de equipes de alta performance e saiba quais habilidades adquirir para se tornar um líder de alta performance.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!