O que é líder herói e 4 características dessa liderança

líder herói

Você já ouviu falar em líder herói? Em um período onde os modelos tradicionais de chefia estão se transformando rapidamente, novas figuras surgem com o propósito de construir equipes mais motivadas. Nem sempre, porém, esse papel tem o efeito esperado, como no caso desse tipo de liderança. 

Quando pensamos em “herói”, a figura daquele personagem invencível que vem ao resgate quando mais precisamos vem à mente. Na cultura pop, é muito comum vermos o herói como o grande salvador. No entanto, no mundo corporativo ele não é sinônimo de um grande exemplo, mas sim de um líder que não oferece autonomia para sua equipe. 

O que é líder herói?

Nas histórias em quadrinho e no cinema, é comum que o herói, depois de experienciar uma derrota, entenda que precisa de ajuda, seja de amigos, seja de outros heróis, para concluir sua missão. 

Já nas empresas, essa é a principal dificuldade do líder herói, que acaba por tentar controlar tudo e todos e não oferecer independência para que cada um prospere individualmente ou em equipe. 

Sua inspiração até vem dos personagens, mas a realidade de sua atuação está longe de servir de inspiração. Geralmente esse tipo de profissional quer dizer exatamente o que todos têm que fazer, criando pouco espaço para que outros deem sua opinião. Isso gera um ambiente pouco colaborativo e acaba por dificultar o principal objetivo de ter uma boa liderança: inspirar e motivar as pessoas. 

Características do líder herói

Se vendo como a pessoa que precisa tomar as decisões e que tudo deve sair do seu jeito, esse perfil profissional costuma ter uma relação difícil com sua equipe. Isso traz implicações negativas como desmotivação, falta de inovação, incapacidade de trabalhar com independência. Confira algumas características de um líder herói:

1 – Precisa controlar tudo e todos

Como falamos, esse tipo de profissional acredita que deve ter a solução para tudo. Logo, mesmo que ouça os outros, a resposta final é sempre sua. Ele também se vê como o comandante, o chefe, portanto, acaba por mandar e ter a palavra final.

É ele que indica o que cada um deve fazer e, se não tiver conhecimento sobre algum tema específico, dificilmente ouvirá a opinião ou boa sugestão de alguém. 

2 – Não demonstra vulnerabilidade

Alguns acreditam que, para serem líderes, devem ter todas as respostas. Mesmo não sendo possível, alguns profissionais vestem essa imagem de que sempre precisam ter a resposta, a solução e o conhecimento sobre tudo. Isso, além de ser exaustivo por si só, vai contra os princípios de uma boa liderança. 

Ninguém sabe de tudo, e aperfeiçoar os conhecimentos e buscar novas leituras e estudos que ampliem sua visão de mundo são características importantes para quem quer comandar um time. 

Essa ideia de perfeição, porém, impede que o líder demonstre certa vulnerabilidade, o que é um sentimento necessário e que faz parte de qualquer desenvolvimento pessoal ou profissional. Ser vulnerável e demonstrar que não tem todas as informações necessárias ajuda a criar conexão com as outras pessoas, ao invés de fazê-las se sentirem pressionadas a ser perfeitas como o líder. 

3 – Falta de liderança

Sim, o líder herói provavelmente terá o efeito oposto do que o imaginado. É preciso ter em mente que o papel principal de uma liderança é inspirar seu time. Para isso, ele pode até indicar o caminho, mas oferecer a oportunidade para que cada um se desenvolva. 

Ao invés de impor o que deve ser feito, um bom líder deve saber utilizar os pontos fortes de cada um, e trabalhar na melhoria dos pontos fracos. Assim, todos têm a oportunidade de se desenvolver, explorar suas características positivas e trabalhar de forma colaborativa para alcançar resultados e bater metas. 

4 – Atrapalha o andamento das atividades

Ao exigir o controle total do que acontece com sua equipe, ele já torna o trabalho mais moroso. As pessoas sem autonomia para tomar uma decisão simples ou concluir uma ação sozinhos terão que consultá-los o tempo todo. Com isso, sua agenda está sempre cheia e falar com ele pode levar tempo. Ou seja, algo que poderia ser resolvido em minutos, sem a sua autorização, pode ficar levar horas ou até dias. 

Além disso, é comum que quem tenha esse perfil exija reuniões constantes para checar o andamento das atividades, mais uma vez atrasando o trabalho das pessoas. Esse profissional também dificilmente desliga do trabalho e pode enviar mensagens e e-mails em horários inconvenientes. 

Como mudar esse perfil?

O primeiro passo para mudar essa atitude é ouvir a equipe. No final, todos querem a mesma coisa, que é alcançar resultados, e se o líder quiser, de fato, contribuir para isso, precisa estar aberto para entender o que os colaboradores precisam dele. 

A partir daí, deve trabalhar próximo a todos, não para controlá-los, mas para entender melhor sua forma de trabalho e ajudá-los a encontrar caminhos para se desenvolver profissionalmente, comprar pós-graduação que esteja alinhada com seus objetivos profissionais, ou ainda trabalhar em algumas habilidades comportamentais que os ajudarão. 

Assim, o líder herói abre espaço para que as pessoas sejam criativas e estimula a colaboração, fortalecendo o time.

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