Afinal, o que um líder não deve fazer?

o que um líder não deve fazer

Além de entender o que um cargo de liderança representa, também é muito importante ter em mente o que um líder não deve fazer — ou seja, os maiores erros cometidos.

Muito se engana quem acredita que ser líder significa mandar nas pessoas. A delegação de tarefas realmente faz parte da rotina de um líder, mas há muito mais do que isso em jogo.

Cabe ao líder garantir que a equipe funcione, engajada e motivada. Para isso, é necessário estabelecer uma boa relação com o grupo. Alguns comportamentos tóxicos e não recomendados podem colocar tudo a perder e prejudicar a produtividade do time como um todo. 

O que um líder não deve fazer?

O maior erro de um líder é se concentrar mais nos resultados em si e menos na equipe, ignorando aspectos importantes como a saúde mental dos colaboradores, o ambiente de trabalho saudável e a confiança mútua.

1 – Microgerenciamento

O microgerenciamento envolve supervisionar de perto e controlar minuciosamente cada aspecto do trabalho dos colaboradores. É uma necessidade constante de estar envolvido em todas as decisões, no monitoramento detalhado do progresso das tarefas e na imposição de procedimentos específicos para cada etapa do trabalho.

Mas não é nada saudável! O microgerenciamento sugere uma falta de confiança na capacidade e no julgamento dos membros da equipe. Pode criar um ambiente de trabalho tóxico e improdutivo, minando a confiança, a motivação e o desenvolvimento da equipe.

2 – Pressão excessiva

A pressão excessiva pode levar a altos níveis de estresse entre os funcionários e levar a sérios impactos na saúde física e mental. O líder pode achar que pressionar a equipe leva a uma produtividade mais alta, mas é justamente o contrário. O grupo fica esgotado e tende a não entregar um bom trabalho.

3 – Desrespeito

Qualquer nível de desrespeito é intolerável por parte de um líder, já que este deve ser um exemplo a ser seguido pela equipe. E não estamos falando apenas de questões diretas como o assédio moral: ignorar constantemente as contribuições e opiniões durante reuniões ou intimidar os trabalhadores são algumas formas de desrespeito.

4 – Injustiça

O líder deve tomar decisões que sejam justas. A promoção de um colaborador não com base em mérito, mas sim por motivos pessoais, também é uma forma de desrespeito com a equipe e com o trabalho realizado.

Quando os funcionários percebem que as promoções não são baseadas em mérito, passam a se sentir desmotivados e desvalorizados. Demissões sem um motivo justo também causam revolta entre a equipe e refletem na qualidade do serviço.

5 – Falta de transparência

Ocultar informações importantes dos colaboradores é mostrar que não confia neles. Resultado: a equipe também passa a não confiar no líder e, assim, a relação fica insustentável. 

6 – Falta de investimento na equipe

A ideia de um líder é fazer a equipe crescer e se desenvolver. Assim, deixar de investir nas melhorias individuais (por meio de feedbacks, treinamentos e ajuda direta) é um grande erro. 

Nenhum líder deve manter uma equipe estagnada. Acredite no potencial do seu time e faça o possível para que os trabalhadores tenham a oportunidade de aprimorar suas habilidades.

Características de um péssimo líder

Fique de olho em algumas características que não devem fazer parte da sua personalidade enquanto líder. Se você se identificar com algum desses comportamentos, vale a pena refletir para mudar.

1 – Insegurança

Um líder inseguro não permite que os colaboradores brilhem, e nunca assume as responsabilidades pelos próprios erros. Tem medo constante que lhe “puxem o tapete”, e não confia na equipe.

A insegurança também pode se manifestar como a falta de pulso firme. O líder precisa saber se posicionar, delegar as tarefas e ser respeitado pela equipe.

2 – Imaturidade

A imaturidade também leva o líder a atribuir culpa aos outros quando as coisas dão errado, em vez de assumir responsabilidade por suas próprias ações e decisões.

Outro fator é que o líder imaturo pode reagir defensivamente ou de forma agressiva à crítica construtiva, em vez de usá-la como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

3 – Falta de empatia

O péssimo líder não tem empatia, então não sabe se colocar no lugar do outro. Isso o impede de entender a necessidade dos colaboradores e criar um vínculo genuíno.

4 – Inacessibilidade

Ser inacessível (ou seja: estar distante ou indisponível para sua equipe) pode trazer sérias consequências para a equipe e a organização, porque prejudica a comunicação. Os líderes devem oferecer apoio, orientação e comunicação para construir um bom ambiente de trabalho.

5 – Estagnação

No que diz respeito à estagnação, o que um líder não deve fazer: parar de estudar. O estudo faz com que o profissional evolua e fique cada vez mais apto para o cargo que exerce, então um líder ruim ignora a necessidade de se atualizar. Não seja esse tipo de líder: vá atrás dos seus estudos e faça uma pós-graduação para se tornar um especialista. 

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