Como se tornar uma liderança inspiradora? A gente ensina!

avião de papel com vermelho em destaque para ilustrar texto sobre liderança inspiradora

Se tornar uma liderança inspiradora é um grande desafio, não é mesmo? Hoje em dia, as exigências são ainda maiores, bem como as responsabilidades, e isso representa um salto positivo muito grande no mundo corporativo. Afinal, a “barra está mais alta” porque as empresas estão, cada vez mais, preocupadas com o desenvolvimento e qualidade de vida de seus colaboradores. E os líderes são uma peça-chave para ambos os pontos.

As companhias já sabem que para obter bons resultados, atrair e reter talentos, e promover um ambiente saudável, o ultrapassado modelo de “chefe” precisa ficar no passado. Atualmente, o conceito de liderança tenta se distanciar ao máximo dessa figura, focando em todos os aspectos positivos que um bom líder pode agregar à sua equipe e à empresa.

Isso inclui ser um líder que inspira, contudo, no fim das contas, o que exatamente essa expressão significa? 

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Liderança inspiradora: o que é?

Quando falamos em um líder inspirador, queremos ressaltar justamente a liderança que é capaz de inspirar os seus liderados.

Sabe aquele gestor que é um exemplo para você, tem as habilidades e características certas para o cargo, consegue engajar e unir todos os colaboradores? Ele faz parte desse seleto grupo, que deve aumentar mais e mais nos próximos anos.

No fim das contas, eles sabem promover a mudança, conseguem manter as equipes unidas e, consequentemente, atingem os resultados esperados. Contudo, como eles são capazes de fazer isso? E quais são as características que esse profissional tão importante tem?

Qual a principal característica do líder inspirador?

Muitas pessoas acreditam que existe uma única característica capaz de definir o líder que inspira. Porém, na realidade, há um leque de habilidades que faz de uma liderança um exemplo e inspiração.

Abaixo, veja algumas delas e já comece a se preparar para desenvolvê-las.

1 – Empatia

Ser uma pessoa empática se tornou uma obrigação em qualquer profissão. Afinal, como você vai conseguir trabalhar em equipe, ou ter qualquer interação com outras pessoas, se não conseguir se colocar no lugar delas?

Ter essa sensibilidade e capacidade é fundamental se você deseja liderar pessoas. Assim, você consegue criar laços com os outros profissionais, se aproximar de cada um deles e ter uma abordagem personalizada no dia a dia do trabalho. No fim, você vai perceber o impacto positivo dessa soft skill na sua carreira.

2 – Compartilhamento de ideias e conhecimento

O perfil vertical de liderança já não faz mais sentido. Hoje, ter uma abordagem horizontal traz resultados muito melhores, e para isso, você precisa criar uma cultura de compartilhamento.

Você dá ideias, mas também deixa o espaço aberto para que outros profissionais contribuam. A decisão final é sua, mas todos sabem que podem contribuir, discordar e questionar. E além disso, o ambiente de trabalho também se torna um grande salão de conhecimento.

Assim, você consegue repassar os conhecimentos que adquiriu ao longo da vida profissional, sendo reconhecido e admirado por isso, e também pode aprender com as inovações e diferentes formas de pensar das gerações mais novas. Dessa forma, todos ganham e você recebe ainda mais “pontos” como liderança que inspira.

3 – Atualização, curiosidade e comprometimento com a profissão

Falando em conhecimento, ele é algo central na carreira de qualquer liderança. Sendo assim, manter a curiosidade, para descobrir o que há de novo e ter um bom radar de tendências, precisa ser uma prioridade para você.

Além disso, a busca pelo aprendizado é capaz de manter a humildade e o desejo por mais conhecimento, adicionando algumas camadas de inspiração para aqueles que te acompanham no trabalho.

Para isso, não deixe de investir na sua educação. Leia bastante, saiba quais são as novidades em conteúdos no seu setor e também na área de liderança e gestão de pessoas, faça cursos livres, participe de eventos e palestras, e também aposte em uma pós-graduação.

Com a pós superintensiva, por exemplo, você vai se especializar ainda mais, descobrir as novidades e demandas da sua área, se tornar um profissional ainda mais completo e inspirar toda a sua equipe com sua determinação e dedicação. Tudo isso com um curso de apenas 4 meses de duração, mantendo a qualidade das modalidades regulares.

4 – Comunicação objetiva

Se você já está há algum tempo no mercado de trabalho, provavelmente já percebeu como a comunicação faz a diferença, não é mesmo? No fim das contas, é impossível ser capaz de inspirar se você não consegue passar as informações que deseja de forma clara, objetiva e eficiente.

No seu dia a dia, se comunicar será a base de todo o trabalho, e saber fazer isso com foco é fundamental para que ruídos, conflitos, divergências e dúvidas sejam reduzidos ao máximo.

5 – Relacionamento e feedbacks

Finalmente, não se esqueça de reconhecer a sua equipe, em uma via de mão dupla que aumenta a autoconfiança e autoestima dos colaboradores, e te posiciona como um líder empático, respeitoso, cuidadoso e atencioso.

Além disso, inclua uma rotina de feedbacks ao seu cotidiano. Assim, você conseguirá repassar sua avaliação a cada um dos profissionais, bem como aproveitar o tempo para estreitar os laços, dar dicas e recomendações, ouvir o que eles têm a dizer e, no fim do dia, melhorar a sua atuação como uma liderança inspiradora.

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