Você já deve ter escutado a expressão “profissional do futuro”, não é mesmo? Com tantas mudanças no mercado de trabalho, e em todas as áreas da economia, os profissionais da atualidade precisam estar atentos para não ficarem para trás. Porém, como fazer isso? O que saber para conseguir liderar o futuro? E que estratégia traçar para não perder a relevância?
Estar atento aos movimentos do mercado é essencial, e quem vai te ajudar a entender mais sobre as habilidades do futuro é Martha Gabriel. Engenheira e Futurista, ela participou do evento Carreira em Pauta e deu dicas valiosas para quem não quer perder tempo e espaço no mundo profissional.
Em sua palestra sobre futurismo, Martha destacou o que o profissional do futuro precisa ter para chamar a atenção do mercado de trabalho. Abaixo, você pode conferir todas as recomendações da especialista.
Como se preparar para liderar o futuro?
Em primeiro lugar, precisamos entender que as mudanças dos últimos anos causaram um profundo impacto nos profissionais.
Por mais que o mundo tenha “parado” para lidar com uma emergência sanitária, o tempo continuou passando e, no âmbito das indústrias, novidades continuaram aparecendo, fazendo com que as empresas descobrissem novas demandas. Contudo, muitos profissionais não se adaptaram.
“Somos pessoas do presente com habilidades do passado”, resumiu a especialista, que ainda explicou que, agora, os profissionais perceberam que estão ficando para trás, e precisam “correr atrás do prejuízo” em um mundo imprevisível, onde o planejamento nem sempre vai ser o suficiente.
“Após a pandemia, sentimos a necessidade de nos adaptarmos mais rapidamente. E, conforme as coisas mudam, elas requerem novas habilidades da gente. Moldamos nossas habilidades conforme o mundo vai mudando .O ritmo de mudança é muito grande e a gente tem que se transformar para se manter relevante no futuro, com as ações do presente”, resumiu, deixando um recado claro para os profissionais.
Precisamos nos atualizar e ficar de olho no mercado, mas também precisamos ter em mente que ter flexibilidade e saber lidar com a incerteza são as bases para se manter relevante.
Profissional do futuro em 3 passos
Tendo em vista o cenário de incertezas que vai se manter daqui para a frente, de acordo com a engenheira, “quando a gente fala de liderar o futuro, a gente precisa de três coisas para que a gente consiga se manter relevante para o futuro.” Elas são:
- Visão de futuro: para identificar caminhos possíveis, prováveis, preferíveis e desejáveis, entendendo quais são os cenários existentes.
- Pensamento estratégico: depois de visualizar as possibilidades, você precisa ter uma visão estratégica para conseguir montar os seus próprios passos. Ou seja, definir que caminho você vai seguir, e como vai fazer isso.
- Desenvolvimento de habilidades: o último passo é colocar a estratégia em prática, e para isso, você precisará ter um “arsenal de habilidades” para conseguir transformar os planos em realidade. Elas vão variar de acordo com a sua área de atuação, contudo, é sempre importante manter as soft skills em dia!
Inovação: a habilidade-chave
Você deve ter percebido que algumas coisas se complementam nas dicas passadas pela profissional, não é mesmo? Ao pensar na necessidade de se manter relevante em um mundo imprevisível, em que é fundamental ter visão de futuro e raciocinar de forma estratégica, faz sentido entender a inovação como uma peça central.
Ser um profissional com o “tino” para a inovação vai te colocar na frente. E no seu LinkedIn, Martha mostrou alguns dados interessantes sobre a competência.
De acordo com a especialista, 47% dos líderes do país acreditam na inovação como responsável por 6% a 11% do crescimento da receita das empresas nos próximos 2 anos. Além disso, metade das empresas vão alocar ao menos 11% da receita em inovação nos próximos anos.
Isso mostra que tanto profissionais quanto organizações precisam se voltar para essa competência, além de se manterem ligados em questões tecnológicas, como as inteligências artificiais. Se 89% dos líderes brasileiros devem aumentar o uso de IAs em suas operações, os colaboradores precisam entender da tecnologia para não ficarem para trás.
Agora você já está pronto para tomar suas próximas decisões de carreira e se preparar para o futuro, não é mesmo? Para isso, Martha Gabriel tem mais uma dica para você, deixando claro qual precisa ser o seu próximo passo para manter a relevância na sua área, com atualização e preparação para tempos incertos e passíveis de reviravoltas.
Tendo em vista que “a educação sempre foi necessária para preparar a gente para o futuro que se estabelece”, como ressaltou durante o evento Carreira em Pauta, contar com uma pós-graduação é fundamental para que você seja um profissional preparado para o futuro.
Então, se você quer liderar o futuro, aproveite para se inscrever em um curso de pós-graduação Anhanguera. Com um amplo portfólio de cursos atualizados e com conteúdos de excelência, você vai desenvolver uma série de competências essenciais para se destacar no mercado de trabalho hoje e sempre.