Vai liderar pela primeira vez? Siga estas 4 estratégias

liderar pela primeira vez

Se tornar um gestor é o sonho de muitas pessoas, mas o que acontece quando chega a hora de liderar pela primeira vez? É um grande passo na carreira e, embora indique que está preparado para o desafio, também implica no desenvolvimento de novas habilidades. 

O dia a dia de trabalho vai sofrer diversas transformações, já que tarefas que antes eram rotineiras podem não fazer parte das atividades, enquanto novas responsabilidades surgem.

 Além de ser responsável por gerir o time, o líder ainda lida com supervisores de outras áreas e se torna parte de uma equipe mais estratégica, que planeja as ações que serão executadas por cada um. 

Um profissional que planejou esse crescimento na carreira pode até estar ciente dessas mudanças, mas isso não significa que será fácil aplicá-las em sua atuação. 

Desafios da liderança

A maneira como cada empresa lida com o processo de chegada de uma nova liderança é diferente. Enquanto algumas os preparam para isso, com workshops e treinamentos promovidos pela RH, outras acabam fazendo a mudança de forma brusca, e muitos líderes aprendem na prática como será seu trabalho. 

Por isso, antes de mais nada os profissionais precisam se lembrar de que estão capacitados para tal função. Embora uma cultura colaborativa seja recomendada nas empresas, a competição é uma realidade, e nem sempre outros líderes e colaboradores estarão dispostos a contribuir com esse processo.  

Além disso, se tornar chefe de um time do qual já fazia parte muda a dinâmica com os colegas e pode ser que as relações mudem. Entenda os principais desafios ao se tornar líder:

Tomada de decisões

As pessoas tomam decisões o tempo todo, mas quando se ocupa um cargo de liderança, as escolhas têm mais peso, e consequências maiores, sejam elas positivas ou negativas. Saber ouvir o time é importante, mas na hora de decidir, é preciso usar a própria experiência. 

Delegar funções

Como falamos, tarefas que antes eram comuns não fazem mais parte da rotina de trabalho, o que significa que é necessário delegar. Estabelecer uma relação de confiança com o time é primordial, e dar autonomia para que eles executem suas atividades também trará segurança no próprio trabalho. 

Separar amizade e trabalho

É comum ter algum colega com quem tem mais afinidade no trabalho, especialmente se for seu “par” e executar funções similares. Se esse for o caso, haverá uma transformação na dinâmica e isso precisa ser comunicado. Por mais recomendado que seja que o líder procure ter uma relação amistosa com a equipe, pode ser necessário dar feedbacks negativos e deixar claras quais são as expectativas para o desempenho. 

Estratégias para liderar pela primeira vez

Mesmo consciente de que é capaz de assumir esse papel, na prática surgirão dificuldades e a melhor forma de lidar com isso é seguir desenvolvendo novas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais. 

No âmbito técnico, evoluir no conhecimento de sua área permitirá tomar decisões mais bem informado e no comportamento, trará mais ferramentas para lidar com as pessoas. Por isso, siga estudando, lendo e mantenha-se informado sobre o mercado. 

Além disso, ampliar o networking, conhecendo outros profissionais com posição similar pode ajudar no processo de conhecimento. Veja outras estratégias para liderar pela primeira vez:

1 – Estabeleça uma comunicação clara

Se a dinâmica com o time muda depois de ser promovido, é importante ter uma conversa aberta com todos, onde possa alinhar as expectativas, comentar seus planos e objetivos de gestão e pedir suas sugestões. 

Além disso, manter uma boa comunicação permite que as pessoas tenham mais empatia e promovam a colaboração na busca por concluir as metas. 

2 – Defina como será sua liderança

Existem vários tipos de líderes, e talvez você ainda não saiba qual é até ocupar o cargo. Mas conhecer melhor essas variações ajuda a entender como seu comportamento se alinha com cada tipo e quais ferramentas podem te ajudar a exercitar isso de maneira eficiente. 

Isso também deve ser compartilhado com o time, até porque pode exigir algumas mudanças em processos ou rotinas da equipe. 

3 – Conheça a equipe

Se está chegando na posição em uma nova empresa, vai ser necessário fazer uma apresentação, ou até conversas individuais. Mas, mesmo que esteja na mesma empresa, tome um tempo para observar os colaboradores com um novo olhar. 

Ranços e desentendimentos devem ser deixados para trás, já que um importante papel do líder é ajudar os colaboradores a crescerem individualmente. Avalie quais questões pareciam mais difíceis de lidar, e busque conversar e contornar essa situação oferecendo feedbacks construtivos

4 – Crie metas alcançáveis

Tanto para quem se torna líder quanto para a equipe, a chegada de um novo profissional pode representar mudanças positivas. Por isso, estabeleça metas menores e alcançáveis para que todos consigam se superar e se sentir mais motivados em relação ao trabalho. 

Por mais desafiador que seja liderar pela primeira vez, é um momento importante que indica o resultado de seu esforço profissional. Continue se desenvolvendo e faça uma pós-graduação para conhecer novas técnicas e se sentir mais confiança no novo cargo.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade

ACEITAR E FECHAR