O marketing de varejo é, provavelmente, a estratégia mais importante para fortalecer uma marca e ampliar as vendas. Mas você sabe exatamente o que significa esse termo e qual a sua função?
Sabemos que o varejo representa a comercialização de produtos em quantidades menores diretamente para o público final. Enquanto isso, o marketing engloba as ações desenvolvidas para atrair clientes, melhorar a reputação da marca e ampliar as vendas.
Portanto, quando se fala em marketing de varejo, isso inclui todas as estratégias publicitárias com foco nesse modelo de negócios. O marketing, porém, é desafiador e, com a difusão de canais digitais, acabou se ramificando e ampliando sua importância no planejamento estratégico de uma empresa.
Portanto, continue acompanhando nosso texto para entender as funções do marketing e suas ramificações.
O que é marketing de varejo?
Se pensarmos em um mundo pré-internet, o marketing de varejo já era uma estratégia importante para o negócio. Desde panfletos, outdoors, propagandas na televisão e no rádio, era por meio da publicidade que as empresas divulgavam seus negócios, anunciavam lançamentos e promoções, atingindo um público amplo.
Com a internet, essa proposta apenas se amplificou e hoje, as redes sociais, anúncios digitais e outros tipos de estratégias de marketing são utilizadas para atrair novos clientes.
E é justamente o fator varejo que faz com que o marketing, nesse caso, seja mais complexo, já que trabalha fortemente o online e offline.
Pilares do marketing de varejo
Na década de 1960 surgiu o conceito dos 4 Ps, que representam os quatro pilares nos quais o marketing de varejo se baseia. São eles: preço, produto, praça e promoção. Claro que, desde aquela época até hoje muita coisa mudou, mas esses ainda são os fundamentos que guiam o desenvolvimento das estratégias.
Esses 4 Ps representam as variáveis sobre as quais a equipe de marketing se baseia para desenvolver as ações adequadas. Vamos entender cada um:
Preço
O preço é um dos principais determinantes do público-alvo de uma empresa, já que é o custo dos itens ofertados que irá atrair determinado grupo. A precificação não é necessariamente uma tarefa do marketing, mas é usada como um atrativo para novos clientes.
Produto
O grande diferencial do varejo é que uma mesma empresa pode comercializar uma imensa quantidade e variedade de produtos, que satisfazem às necessidades do consumidor. O principal papel do marketing, neste caso, é oferecer valor em cima desses produtos, apontando para o público porque escolher determinada opção ao invés do concorrente, por exemplo.
Praça
Quando a teoria dos 4 Ps foi criada, o termo praça referia-se somente aos pontos físicos onde o varejo estava presente. Hoje, isso se estende também aos canais digitais. São os canais de distribuição onde o produto pode penetrar, que variam de acordo com os locais onde a empresa mantém estoque, regiões de uma cidade ou do país onde o público-alvo se concentra, pontos de venda físicos e disponibilidade no digital.
Promoção
A palavra promoção está comumente atrelada a descontos, mas aqui ela tem um significado mais amplo. É a apresentação da marca e dos produtos ofertados, e engloba a comunicação e ações de merchandising.
São as estratégias práticas que buscam estimular o consumidor a adquirir determinado produto.
Quais as funções básicas do marketing de varejo?
É apenas depois de definir esses 4 Ps que a empresa consegue desenvolver estratégias eficientes de marketing. E sua função pode ser ampla, ou seja, não existe apenas um objetivo para o desenvolvimento de ações de marketing.
Veja os principais motivos para o varejo apostar nesse conceito:
Atrair clientes
Ter um público fiel é importante, mas as empresas estão sempre em busca de novos consumidores. Por meio do marketing, é possível desenvolver métodos para ampliar a base de clientes.
Melhorar a reputação de uma marca
O que hoje conhecemos como “branding” envolve um conjunto de ações para mostrar aos clientes quem é a empresa. Desde sua missão e valores, até o que a diferencia no mercado. É simples hoje fazer uma busca por determinada loja e ver comentários positivos ou negativos, de acordo com a experiência de cada cliente.
E é desenvolvendo ações com foco na reputação que a empresa evita as críticas que podem afastar seu público e afetar sua credibilidade.
Aumentar as vendas
O marketing é um dos principais responsáveis por ampliar a receita de uma empresa, dado seu poder de alcance, permitindo que novas pessoas se interessem pelos produtos e efetuem uma compra.
Ampliar a participação no mercado
Além de se manter relevante, a empresa deve estar atenta aos seus concorrentes. A disputa pelo mesmo mercado pode ser acirrada e um bom plano de marketing tem o poder de apresentar para o público porque uma opção é melhor que outra.
3 estratégias de marketing de varejo
Com um mercado cada vez mais digital, é normal que o olhar tecnológico tenha ganhado destaque. Por isso, algumas das principais estratégias atuais levam em consideração as oportunidades disponíveis no digital. Confira:
Big Data e Machine Learning
Com a quantidade de informações colhidas digitalmente pelas empresas, é preciso saber processar essas informações e transformar em insights úteis para a criação de estratégias.
Influenciadores
Cada vez mais nichados, os influenciadores têm forte apelo junto aos consumidores e em determinados mercados podem ser mais relevantes do que ações tradicionais.
Omnishopper
O omnishopper é o consumidor que está em diversos canais – físicos e digitais. Integrar esses pontos e saber conquistá-lo independente do meio é uma forma de fidelizar o cliente e concluir as vendas.
Profissionais que desejam conhecer esse mercado a fundo e ser capazes de desenvolver essas estratégias devem estar atualizados em relação às transformações no varejo. Com o MBA Anhanguera, é possível se atualizar e conhecer as principais tendências do mercado, incluindo o marketing de varejo.