Como medir sua inteligência emocional? Faça estas 6 perguntas

medir sua inteligência emocional

Uma das soft skills mais valorizadas pelos empregadores é a capacidade de entender e lidar com os seus sentimentos, especialmente em momentos de trabalho. Afinal de contas, essa habilidade faz com que você consiga navegar e superar situações complexas com maestria. Contudo, como você pode avaliar se tem essa competência? É possível medir sua inteligência emocional?

Quando falamos de habilidades comportamentais, ainda mais quando elas envolvem questões subjetivas e psicológicas, é difícil pensar em uma medição precisa. Contudo, você pode responder algumas perguntas que vão dar sinais de como está a sua inteligência emocional.

Dessa forma, você rapidamente vai identificar pontos que precisam ser mais trabalhados. Para que, em um futuro próximo, você tenha mais tranquilidade e confiança para passar por desafios e obstáculos profissionais.

Sendo assim, para descobrir quais são esses questionamentos e começar o exercício agora mesmo, continue lendo o texto. Abaixo, você encontrará as principais perguntas para compreender como está a sua inteligência emocional, com dicas para avaliar suas próprias respostas.

Quer medir sua inteligência emocional? Responda essas 6 perguntas

1 – O que você costuma sentir quando está trabalhando?

A inteligência emocional é a capacidade de entender, nomear e lidar com as suas emoções, correto? Por isso, ao avaliar os sentimentos que passam por você ao longo de um dia de trabalho, você terá a oportunidade de entender se é capaz de compreender o que sente, dar nome para os sentimentos, diferenciar as emoções e até mesmo relacionar situações profissionais específicas com o seu estado emocional.

Então, se você conseguir listar vários sentimentos diferentes, veja isso como um ponto positivo. Ou seja, você é capaz de compreender seus padrões de comportamento, conseguindo separar a emoção da razão e gerenciar situações de alto estresse e nervosismo.

2 – Como você lida com confrontos? Costuma colocar a culpa em algo ou alguém?

Contudo, pensar nas emoções em momentos neutros e positivos é bem mais fácil do que quando somos colocados à prova, não é mesmo? Por conta disso, também é essencial refletir sobre os seus sentimentos em momentos extremos. Por exemplo, quando confrontos acontecem, especialmente na esfera profissional:

  • Como você reage? 
  • Quais são os sinais do seu corpo? 
  • Você consegue expressar tudo o que gostaria? 
  • Depois desse momento, como o seu cérebro reage a tantas turbulências?

Além disso, é fundamental pensar nos seus primeiros impulsos. Logo, você é uma pessoa que costuma “apontar dedos” para culpar outras pessoas e situações? Ou o costumeiro para você é acusar a si mesmo?

Tudo isso diz muito sobre sua inteligência emocional. Até porque, quanto mais ela está presente em você, menos você vai “perder tempo” na busca por culpados. Você vai, no lugar, procurar soluções.

3 – Você gosta de mudanças?

Momentos de mudanças e transformações trazem consigo uma enxurrada de emoções, não é mesmo?

Mudar nunca é fácil ou simples, mas pode ser um processo mais tranquilo quando você entende que é normal sentir muitas coisas, sabe lidar com esse turbilhão de sensações e entende que saber se adaptar é uma habilidade valiosa para a vida. E não só para o lado profissional dela.

4 – É capaz de se acalmar em situações estressantes?

Além de entender mais sobre os seus sentimentos em momentos desafiadores, é fundamental avaliar se você consegue se acalmar nessas situações. Afinal de contas, o gerenciamento das emoções envolve todas as etapas de cenários extremos e estressantes, inclusive o pós.

Então, conseguir acalmar seus sentimentos e voltar ao seu estado normal é uma grande habilidade.

5 – Você confia nas suas habilidades e pontos fortes?

Em um primeiro momento, pode até ser que você estranhe essa pergunta. Contudo, ela está completamente ligada com a maneira como você lida consigo mesmo.

Isso ocorre porque, ao ser capaz de identificar suas qualidades e confiar em cada uma delas, você mostra que tem um bom nível de autoconhecimento. O que é essencial na hora de gerir suas emoções: quanto mais você se conhece, mais você consegue compreender a si mesmo e lidar com tudo que está acontecendo em sua mente, com autoconfiança e determinação.

6 – É fácil para você identificar suas emoções e sentimentos?

Para finalizar, avalie também se você consegue fazer essa identificação das sensações com facilidade ou não. Ter dificuldades para dar nomes e compreender o que está acontecendo com o seu corpo é um sinal de que você ainda pode trabalhar bastante na sua inteligência emocional.

Até porque, como resultado, você vai conseguir se destacar no mercado de trabalho. Executando um trabalho de excelência com controle emocional e foco no que realmente importa, sem desrespeitar ou ignorar suas emoções, mas sabendo lidar com cada uma delas.

Gostou de medir sua inteligência emocional? Então aproveite que você está empenhado em melhorar suas habilidades comportamentais e aprenda tudo sobre soft skills nesse MBA. Com ele, você vai mergulhar no mundo das competências emocionais, que estão cada vez mais em alta, e vai ser ainda mais capaz de entregar um excelente trabalho na sua área de atuação.

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