Como melhorar a falta de concentração: veja o que fazer

como melhorar a falta de concentração

A falta de concentração é um problema que afeta, cada vez mais, a maioria da população. Em um mundo com tanta informação e distração, finalizar uma atividade de maneira concentrada pode parecer uma missão impossível, mas não é. Reunimos algumas dicas para você aprender a como melhorar a falta de concentração.

Como melhorar a falta de concentração?

1. Entendendo a origem do problema

Antes de tomar qualquer atitude ou mudar qualquer rotina e hábitos, procure entender a origem da sua desatenção. A falta de concentração pode ser causada por uma série de fatores, incluindo:

  • Estresse;
  • Excesso de tecnologia;
  • Problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão ou transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. 

Nesse último caso, é válido buscar ajuda profissional. Também vale observar o ambiente em que está se sentindo desatento. Pode ser que o problema não esteja em sua saúde ou em seus hábitos, e sim no próprio local – com barulhos e distrações em excesso. 

Nesses casos, vale mudar o ambiente em que se precisa focar ou utilizar fones de ouvido com música instrumental ou barulhos da natureza. Analisando a origem do problema ficará muito mais fácil encontrar uma solução.

2. Crie um ambiente favorável ao foco

O ambiente desempenha um papel crucial no desempenho da concentração. Como dito anteriormente, um local com barulho e distrações em excesso pode ser o causador principal de uma falta de atenção. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como deixar seu ambiente favorável ao foco:

  • Mantenha o espaço organizado e visualmente limpo, para que não tenha distrações visuais;
  • No caso de precisar realizar suas funções em um ambiente barulhento, controle o barulho feito no local utilizando fones de ouvido com cancelamento de ruído;
  • Certifique-se de que o ambiente tem uma iluminação adequada;
  • Use uma cadeira confortável, com um bom apoio para as costas;
  • Deixe o seu monitor na altura dos olhos, para evitar uma tensão em seu pescoço;
  • Em relação ao teclado e mouse, posicione-os de uma maneira que os braços estejam confortáveis.

3. Tenha uma boa gestão de seu tempo e entenda o que priorizar

Gerenciar o seu tempo de maneira eficaz pode te ajudar a se manter mais concentrado. Crie metas a serem batidas e um sistema de recompensa – como uma pausa um pouco mais longa – para se manter motivado a finalizar suas tarefas. 

Levando em consideração que uma das consequências da falta de concentração é a procrastinação, conseguir terminar os afazeres é uma grande vitória.

4. Tenha uma rotina estabelecida, com cuidados físicos

Uma rotina bem estabelecida, com priorização e cuidados com o seu corpo, fará maravilhas a concentração, afinal, a desordem e o estado físico afetam diretamente nossa mente.

Pensando nisso, crie uma rotina definida com momentos para pausa, lazer e os cuidados físicos, como esses:

  • Exercícios regulares: atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que melhora significativamente a função cognitiva;
  • Dieta balanceada: consuma alimentos que são ricos em nutrientes, proteínas magras e gorduras saudáveis, evitando o excesso de alimentos processados;
  • Hidrate-se: beba água ao longo do dia. Para saber a quantidade ideal, multiple 35 (o que corresponde a ml) pelo peso do seu corpo;
  • Cuide do seu sono: estabeleça uma rotina de sono regular, limitando estímulos eletrônicos antes de ir para a cama e descansando o corpo e a mente para que tenham fôlego para todas as tarefas do dia seguinte.

5. Reduza o uso de tecnologia

Como já dito anteriormente, a tecnologia pode ser a principal causadora da distração. Pensando nisso, é interessante limitar o seu uso. Desativar as notificações desnecessárias, definir limites de tempo de tela e usar aplicativos para foco, que bloqueiam distrações durante o tempo de concentração, são algumas boas técnicas que podem ser utilizadas.

6. Tenha uma autoavaliação e reflita

Focado em melhorar a sua falta de concentração, tudo o que mais vai querer é resultado. E os resultados são responsáveis pela motivação de continuar se esforçando para estar cada vez mais concentrado. Pensando nisso, é interessante que faça regularmente uma autoavaliação, refletindo sobre o progresso, quais práticas foram mais efetivas e como melhorar mais ainda. Confira alguma táticas de autoavaliação:

  • Diário de produtividade: mantenha em um diário alguns registros de suas atividades, o que fez no dia para melhorar sua concentração e qual foi o seu nível de foco. Anote padrões ou fatores responsáveis por uma melhora. Assim, conseguirá entender melhor o que fazer para ter maior concentração;
  • Autofeedback: outra dica é fazer uma autoavaliação mensal ou semanal para ajustar suas estratégias, ver o que funcionou e o que não funcionou para dar continuidade ao seu projeto.

Para melhorar a falta de atenção, é necessário estar disponível para uma mudança no estilo de vida, gerindo melhor o tempo e cuidando do corpo, da mente e do ambiente em que se vive, trabalha e estuda. Porém, com todas essas dicas e estratégias, você conseguirá lidar melhor com a falta de concentração.

Sabendo agora como melhorar a falta de concentração, levando em consideração que a chave do sucesso é a consistência e paciência, saiba mais sobre a especialização EAD em Psicologia Clínica.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!