Em um cenário de alta competitividade, é necessário que os profissionais entendam o que o mercado de trabalho procura e como se destacar nas empresas e ser valorizado. Ter uma carreira de sucesso depende de diversos fatores, mas estar atento ao que os recrutadores pesquisam e o que os líderes querem de suas equipes contribui para o avanço profissional.
Existem algumas características que, independente do ramo de atuação, oferecem um diferencial pois estão alinhadas com as necessidades do mercado atual. Questões que envolvem transformações tecnológicas e sustentabilidade, por exemplo, têm ganhado prioridade nas empresas.
Entender, então, quais os principais requisitos exigidos atualmente permite que o profissional trabalhe algumas habilidades para suprir essa demanda.
Como se preparar para o mercado de trabalho?
Antes de entender quais são essas qualidades prezadas pelo mercado, existe um fato importante a se trabalhar, que é o autoconhecimento. Um profissional que entende suas qualidades e falhas tem mais facilidade para se aperfeiçoar.
E o primeiro passo é ser sincero em relação a si mesmo. Nem sempre é fácil admitir que não temos determinada habilidade, assim como às vezes pode ser difícil enxergar as próprias qualidades.
Mas, com algumas ferramentas simples, esse processo pode ser facilitado. Veja como:
Se questione
Autoconhecimento implica em se aprofundar em si mesmo e para muitos isso pode ser assustador. Mas tente começar se questionando sobre coisas simples:
- Quais as tarefas que realiza no trabalho que te agradam mais?
- O que gosta de fazer nas horas livres?
- Se tivesse mais tempo ou mais dinheiro, o que gostaria de fazer?
Essas questões ajudam a entender se uma pessoa é mais analítica, comunicativa, se tem inteligência emocional ou se sente dificuldade para trabalhar em equipe ou de delegar tarefas, lidar com prazos, resolver conflitos.
Saia da “bolha”
É comum ouvir as pessoas falando sobre suas “bolhas”, que incluem amigos e familiares com experiências de vida similares às suas. E embora isso seja reconfortante e permita criar laços, conhecer outras formas de viver e enxergar o mundo permite uma noção mais ampla da sociedade que terá impacto na maneira como atua no trabalho.
Mude de opinião
Algo que fazia sentido no passado pode não fazer mais hoje, e é importante aceitar isso. Valores que antes serviam como base para os objetivos profissionais e pessoais, depois de certo tempo podem ter perdido a importância.
Não há problema em mudar de opiniões, ainda mais conforme envelhecemos e as experiências e conhecimentos adquiridos se acumulam.
O que o mercado de trabalho procura?
Entender as questões acima ajuda o profissional a ser mais coerente com seu propósito e facilita o processo de se adaptar ao que o mercado busca. Com isso, ele tem mais clareza sobre o que quer, quais suas qualidades e o que precisa aperfeiçoar. Entenda quais características chamam atenção no cenário atual:
Flexibilidade
O que funcionava ontem, hoje já é obsoleto. Esse é o lema do mercado atual, sempre em transformação. Os profissionais que entendem isso têm mais facilidade para se adaptar a novos cenários e são mais flexíveis quanto a essas mudanças.
Vimos recentemente como a pandemia transformou a forma de trabalhar e modificou modelos de negócios e tipos de atuação. O formato híbrido e o home office ganharam mais espaço, e hoje há mais flexibilidade nesse sentido.
Portanto, estar preparado para o novo facilita esse processo e torna o profissional mais valioso.
Análise de dados
Um ponto importante que os profissionais precisam entender quanto se trata das exigências atuais do mercado é que algumas características são comportamentais, enquanto outras são técnicas.
É o caso do uso de dados. Embora existam profissões específicas voltadas para esse tipo de atividade, hoje tudo está conectado à internet e a maioria dos trabalhos gera diferentes tipos de informação.
Portanto, independente do campo de atuação, ser capaz de adquirir e analisar esses dados, transformando-os em relatórios permite criar ações mais eficientes com impacto positivo nos resultados.
Foco em inovação
A competitividade e a necessidade de se manter relevantes faz com que as empresas estejam sempre em busca de soluções inovadoras. E embora não seja fácil criar algo novo, quanto mais repertório o profissional tiver, maior sua capacidade de sair do óbvio.
Por isso, estar atento às tendências do setor em que atua, acompanhar publicações do gênero, fazer cursos e se especializar ajudam a ampliar o conhecimento e facilitam esse processo. Com uma pós-graduação em 4 meses, os profissionais conseguem, em pouco tempo, se familiarizar com temas específicos que os ajudarão no processo de inovação.
Solução de problemas
Flexibilidade e solução de problemas são duas habilidades que estão ligadas a inteligência emocional, justamente pois lidam com o imprevisto, o que não foi planejado. Quando se fala em problema, porém, o foco são questões imediatas de trabalho que deram errado ou não saíram como planejado.
Acontece, e saber resolver de forma rápida e eficaz oferece destaque profissional. Um conhecimento amplo e boa convivência com os colegas também ajuda nesse processo.
O que o mercado procura, atualmente, são profissionais interessados em adquirir novos conhecimentos, pois sabem que isso os ajudará tanto em questões práticas do dia a dia quanto estratégicas que têm impacto direto nos objetivos das empresas.