Métodos de estudo que todo aluno EAD precisa conhecer

métodos de estudo

Equilibrar os estudos com o trabalho e outras responsabilidades pode ser um desafio para algumas pessoas. Por isso, é importante ter como objetivo programar algum tempo de estudo diariamente, sem que os outros compromissos impactem em seu desempenho. 

Mas, como facilitar essa organização e impulsionar seus estudos EAD? Listamos alguns métodos cientificamente comprovados que podem ajudá-lo. São técnicas conhecidas mundialmente para você engatar na produtividade e memorizar conteúdos com maior facilidade. Bora lá?

Leia também: Como escolher sua pós-graduação em 2021: modalidades, carreiras e oportunidades 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

VAMOS DE POMODORO 

Um dos métodos mais conhecidos de gerenciamento de tempo é o de Pomodoro. A técnica leva esse nome porque seu idealizador, Francesco Cirillo, utilizava um cronômetro em formato de tomate. Essa é uma aposta simples, que promete ajudar na produtividade de maneira eficaz. Basicamente, ela consiste em um cronograma estabelecido em momentos de foco e pausas.

Durante 25 minutos, você precisa se concentrar totalmente na atividade que está sendo realizada e depois descansar por 5 minutos. Neste momento, é importante que você aproveite para fazer coisas não relacionadas ao seu objetivo, como tomar uma água, se alongar, responder e-mails ou mexer no celular. 

O ciclo de produtividade precisa ser completo durante 4 vezes, depois disso uma pausa de 15 minutos pode ser realizada. Os intervalos são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar sua a agilidade. Organize suas metas diárias dentro desse cronograma e veja os resultados!

TÉCNICA DE CORNELL

Mesmo na era digital e a expansão de aplicativos nos smartphones, ainda há quem prefere o tradicional bloquinho de anotações, não é mesmo? Se você se identificou, saiba que esse método é para você! Chamada de Cornell, a técnica de anotações é muito eficiente para revisar conteúdos durante as aulas.  

Desenvolvido pelo Prof. Walter Pauk da Cornell University, em 1950, você pode usá-lo tanto em seus estudos EAD, como em livros ou apresentações do trabalho. Seu processo consiste em dividir uma página em três seções com tamanhos diferentes: uma coluna no lado direito, uma do lado esquerdo e outra menor na parte inferior da página. 

Na coluna à direita, você deve fazer suas anotações e revisar após a aula para adicionar qualquer informação que ache relevante lembrar. Na coluna à esquerda registre perguntas com base nas ideias principais da aula e teste sua compreensão respondendo. Já na inferior, faça um resumo de todas as anotações. Pronto, você terá informações suficientes para estudar e se organizar. 

Leia também: 7 aplicativos que vão te ajudar a organizar sua vida profissional 

https://giphy.com/gifs/5FoxedYWNVmO4


MÉTODO FEYNMAN NOTEBOOK

Entender como as coisas funcionam, faz toda a diferença na hora de aprender. Foi pensando nisso, que o físico Robert Feynman criou um método de aprendizagem baseado na organização de “desconstrução e reconstrução de ideias”. Uma tática para compreender até o mais complicado dos conceitos. São 4 passos básicos que podem ser desenvolvidos facilmente em um caderno, ou documento digital, e prometem te levar ao sucesso nos estudos.

  1. Para usar esse método e estudar com eficácia, primeiro, identifique o que você realmente deseja aprender e defina um conceito. Tente entender onde você falha na compreensão desse tema e anote seus objetivos.
  2. Em seguida estude e pense em como explicar sobre o assunto. Utilize uma abordagem como se você fosse ensinar para uma criança, de maneira simples e compreensível.  
  3. Identifique suas falhas ou “buracos” no aprendizado. Analise os pontos relevantes até que tudo esteja em sua cabeça fluentemente. Esse é um método ideal para usar analogias e ilustrar um conceito. Além de memorizar, você ainda expande sua criatividade.
  4. Revise, organize e simplifique. Leia em voz alta as anotações e perceba se seu entendimento está 100%. Caso ainda haja alguma dúvida, você deve revisitar os conteúdos das etapas anteriores, analisar e ler em voz alta novamente, até perceber que se sente totalmente confortável com o tema.

https://giphy.com/gifs/banco-itau-itau-itauunibanco-unibanco-hrLjcdxTUeilVKFGak

 

Como desenvolver o protagonismo na vida acadêmica em 4 passos? 

LEITNER NA MEMÓRIA

O sistema Leitner é uma técnica que fornece estimulação cerebral ajudando na memorização. Ao responder perguntas e relembrar informações de um conteúdo, o método ativa a possibilidade de acessar lembranças armazenadas em nossa memória por um longo período. Mas, como isso acontece  na prática? Praticamente, o sistema consiste em fazer cartões, que de um lado tenha uma pergunta e do outro tenha a resposta. 

Para executar, são necessárias três caixas ou pastas para separar as alternativas. Cada vez que você ler uma questão e acertar a resposta, você deve movê-la para a próxima caixa. Cada vez que você errar, você a move de volta para a caixa anterior. Ou seja, na primeira caixa estarão as perguntas que ainda não foram realizadas, na segunda as que errou ou sente insegurança e na terceira as que você já possui uma predominância no assunto. 

Assim que terminar, você conseguirá ter uma visão geral sobre qual precisa focar com mais frequência e qual pode estudar menos. É uma organização ​de forma estratégica, que inclusive, pode ser feita em dinâmica com amigos.

Gostou das dicas? Não há dúvidas que com esses métodos você ficará ainda mais apaixonado pelas aulas EAD e alcançará um excelente desempenho! Conte aqui nos comentários se você já conhecia alguma dessas técnicas. 

Não se esqueça também de acessar o Portal Pós e conferir nossas opções de cursos de Pós-Graduação ou MBA.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!