Quando se trata de conquistar a vaga dos sonhos, os profissionais devem usar todas as ferramentas que tem disponíveis para impressionar os recrutadores. Isso inclui criar um modelo de carta de apresentação que é útil em diversas situações de candidatura e pode fazer a diferença no processo seletivo.
Antes de mais nada, porém, é importante entender que nem toda vaga exige o envio de uma carta de apresentação. Em alguns casos, o cadastro é feito em plataformas específicas, ou então por meio da candidatura simplificada do LinkedIn.
Porém há situações em que é necessário fazer uma apresentação formal, e é aí que entra a carta. Esse texto, que tem especificações que comentaremos mais adiante, serve como uma introdução do candidato a pessoa à frente da contratação.
Imagine o seguinte cenário: um amigo soube de uma vaga e passou o contato de determinada pessoa para que envie um currículo. Essa pessoa precisa entender o contexto do e-mail que irá receber, portanto uma boa introdução fará com que ele considere a mensagem.
A carta serve também para se vender e precisa conter informações que destaquem as habilidades técnicas e comportamentais, e apontam a capacitação para a vaga em questão.
Esse texto também deve ser customizado de acordo com a empresa e cargo ao qual está aplicando, mas contar com um modelo como referência ajuda a padronizar, economiza tempo e ainda deixa o conteúdo menos suscetível a erros.
O que é a carta de apresentação?
Antigamente esse formato era mais comum, especialmente quando não havia tantas ferramentas digitais para encontrar vagas. Hoje, com sites específicos como agregadores de vagas e o LinkedIn, é possível detalhar o perfil profissional com mais facilidade.
Assim, ao aplicar para uma oportunidade, o recrutador acessa os dados informados previamente. Para seguir no exemplo do LinkedIn, ele pode acessar o perfil do candidato e ler suas postagens, avaliar as competências, conhecer as empresas onde trabalhou anteriormente e saber o que colegas de trabalho pensam dele.
Ao enviar um currículo por e-mail, porém, isso não acontece. É sim possível indicar no texto o perfil na rede, ou o link para um portfólio, mas é necessário fazer uma apresentação.
Como criar uma carta de apresentação?
O texto deve ir no próprio corpo do e-mail e deixar claro o propósito da mensagem. As informações mais relevantes devem ficar acima, para que, com apenas uma olhada, já seja possível entender do que se trata. Veja a seguir como criar um modelo de carta de apresentação:
1 – Apresentação
Esse é um documento formal, portanto a saudação pode ser mais cortês, começando com “prezado(a), caro(a) ou estimado(a)”, seguido pelo nome da pessoa, se souber. Em seguida, indique seu nome e imediatamente comente o motivo do e-mail.
Se foi recomendado por alguém e soube da vaga por um motivo específico, também cite neste momento.
Exemplo: Prezada […], me chamo […] e escrevo para me candidatar à vaga […]. Quem me encaminhou seu contato foi […], da equipe […].
2 – Experiência
A partir daí, vem a hora de apontar suas experiências profissionais. Esse texto pode ser similar ao que está nos objetivos profissionais do currículo, porém, pode ser melhor desenvolvido aqui.
Em um parágrafo, comente seu último cargo e os destaques profissionais. Aponte quantos anos de experiência tem e comente também sobre a formação acadêmica. Caso pretenda ou esteja realizando algum curso ou especialização, como a pós-graduação Anhanguera, inclua uma linha sobre o assunto, indicando que segue se aprimorando na carreira.
Exemplo: Atualmente, atuo como […] na empresa […], e somo mais de 10 anos de experiência com […] e […]. Já tive clientes como […], […] e […], e assumi o cargo […] nos últimos dois anos, quando passei a coordenar o time.
3 – Alinhamento com a vaga
O ideal é que a experiência profissional já indique que é adequado para a vaga, mas ainda há espaço para apontar questões mais específicas que o tornam compatível com a oportunidade.
Sabendo do que é prioridade na contratação, use isso a seu favor e pontue como pode contribuir com a empresa. Aproveite para mostrar que pesquisou sobre a organização com antecedência..
Exemplos: sou organizado e prático, e prezo pelo raciocínio lógico na tomada de decisões. Por isso, ao longo dos últimos dois anos como gestor, alcancei o resultado […].
4 – Despedida
A etapa final também deve ser breve, ao se colocar à disposição para uma conversa. Além disso, é o momento de indicar outras formas de contato, como LinkedIn e número de celular, e finalizar também de maneira mais formal com o uso de “atenciosamente” ou “obrigado(a)”.
Exemplo: Acredito que minhas capacitações estão alinhadas com a vaga e me coloco à disposição para uma conversa. Obrigada.
Dicas extra
Como falamos, é importante que esse texto seja personalizado de acordo com a descrição da vaga. Dê prioridade aos atributos que são mais importantes na colocação, já que é importante ser breve, portanto o conteúdo precisa ser estratégico.
Utilize alguma ferramenta de correção gramatical para ter certeza que o texto não tem erros de protuguês e revise a mensagem antes de enviá-la. Também não esqueça de anexar o currículo.
Desenvolva um modelo de carta de apresentação como base e deixe-o salvo para quando precisar, sempre lembrando de atualizar as informações.