No mercado de trabalho, muitas questões giram em torno de ver e ser visto. Por isso, fazer um bom trabalho é fundamental, mas você precisa garantir que as pessoas certas estão observando a sua performance. Da mesma maneira, mostrar sua inteligência emocional no trabalho por meio de ações é fundamental para a sua imagem profissional.
Afinal de contas, não adianta apenas dizer que você sabe lidar com as suas emoções e que consegue regulá-las em diversas situações de trabalho. Você precisa deixá-las claras aos seus gestores e colegas, de modo que as pessoas percebam de forma natural que você domina essa soft skill.
Contudo, como fazer isso? Muitas vezes, habilidades emocionais são mais difíceis de serem demonstradas. Por isso, listamos algumas maneiras fáceis para você fazer isso no cotidiano do trabalho, mantendo-se atento às oportunidades para provar que você é um profissional valioso.
Ficou curioso? Então confira tudo na lista abaixo.
O que é a habilidade da inteligência emocional?
Mas antes disso, que tal entender de uma vez por todas o que é a inteligência emocional? De forma resumida, essa soft skill define pessoas que conseguem lidar com as próprias emoções. Ou seja, como você percebe, identifica e gerencia o que está sentindo, sendo capaz de entender com clareza o que está acontecendo na sua mente e os sinais do seu corpo.
Contudo, isso não significa conseguir manipular ou esconder os próprios sentimentos. Com essa habilidade, você continua sentindo raiva, ansiedade, medo e outras emoções que podem ser vistas de forma negativa, mas são normais e naturais do ser humano. A diferença é que você saberá identificá-las e como lidar com cada uma delas, sem que isso impacte profundamente a sua vida, incluindo o trabalho e as relações com outras pessoas.
Por exemplo, descobrir que você cometeu um erro sempre será ruim e estressante, desencadeando algumas emoções não muito agradáveis. Todavia, os profissionais com inteligência emocional saberão como lidar com isso para encontrar soluções e resolver o erro, no lugar de deixar a ansiedade tomar conta da mente e ficar paralisado com a situação.
Agora que você já entendeu a soft skill, vamos às principais maneiras de demonstrá-la no ambiente profissional. Dessa forma, você vai entender melhor o que precisa fazer para deixar claro que domina essa competência e está pronto para novos desafios no trabalho.
Como mostrar sua inteligência emocional no trabalho de 5 maneiras
1 – Tenha empatia em todas as suas relações profissionais
O primeiro passo é demonstrar a sua empatia.
Profissionais com inteligência emocional costumam ter facilidade para acessar e compreender as emoções de outras pessoas. Dessa forma, eles conseguem ter uma postura mediadora e capaz de lidar com diversas situações e personalidades, respeitando a todos e promovendo um ambiente saudável e acolhedor.
2 – Consiga se comunicar de forma clara e objetiva mesmo em situações difíceis
Em cenários adversos, como crises, problemas operacionais, questões envolvendo outros colaboradores e muitos outros, a inteligência emocional sempre se destaca. Os colaboradores que possuem essa soft skill costumam ter facilidade em se comunicar, independente do público e do conteúdo da mensagem, de forma clara e objetiva.
Isso acontece porque, ao dominar suas emoções, eles conseguem articular os pensamentos com clareza, sem dar espaço para confusões e mal entendidos.
3 – Em momentos de tensão, mantenha a calma
Da mesma maneira, compreender seus sentimentos e emoções faz com que os momentos de tensão e pressão sejam mais leves. Afinal de contas, você sabe que o nervosismo é normal, mas ele não pode te dominar quando há situações e pessoas dependendo do seu julgamento e ação.
Dessa maneira, a sua calma em momentos difíceis também vai transparecer a inteligência emocional, fazendo com que a sua postura se destaque no ambiente organizacional.
4 – Demonstre gratidão ao receber feedbacks, mesmo que sejam negativos
Ter inteligência emocional também significa que você sabe “fazer do limão uma limonada”. Ou seja, quando receber feedbacks mais negativos, algum puxão de orelha ou correção, você não terá uma postura reativa, defensiva ou de confronto.
Na realidade, você já sabe que aquela situação representa uma grande oportunidade. De aprender com os seus erros, absorver os ensinamentos de que tem mais experiência que você, conseguir mudar e se tornar um profissional ainda melhor, mais consciente e completo.
5 – Consiga mediar conflitos com frieza e racionalidade
Para finalizar, lembre-se que os inteligentes emocionais são os profissionais ideais para mediar conflitos.
Eles conseguem analisar a situação de forma mais fria e racional, avaliando todos os lados envolvidos, além de conseguir unir outras habilidades, como a empatia, para conduzir o processo da melhor maneira possível, evitando grandes desgastes entre os envolvidos.
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