Muita gente passa pelo seguinte dilema: “não consigo emprego porque não tenho experiência”. Se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo. Existem métodos para conquistar bons olhares dos recrutadores mesmo sem uma experiência profissional anterior na área em que deseja ingressar.
Não podemos ignorar a importância de uma experiência profissional, que costuma ser muito considerada em um processo de contratação. É por meio desse contato anterior com uma determinada área que se adquire conhecimentos e habilidades, afinal. Assim, a busca por um profissional experiente é clara.
Mas para o alívio daqueles que ainda não tiveram oportunidade de ingressar no mercado, é importante deixar claro que: a experiência não é obrigatória em todas as vagas de emprego. O foco em outras qualidades é um dos vários fatores capazes de abrir portas.
Não consigo emprego porque não tenho experiência, e agora?
A entrevista é uma oportunidade para mostrar o potencial e a personalidade, que nesse caso são fatores que devem sobressair em relação à falta de experiência. Focar nas qualidades e habilidades pode compensar essa questão e voltar a situação ao seu favor.
1 – Recorra a outros tipos de experiência
Fazer trabalhos voluntários, de preferência em organizações ou projetos relacionados à área desejada, pode ser uma boa ideia. Assim, aumenta o portfólio e consegue a devida credibilidade como profissional.
2 – Mostre que inexperiência não significa falta de conhecimento
Já no currículo, vale colocar toda a sua ligação com a área para enfatizar o conhecimento que possui sobre o nicho específico a que se candidata. Além disso, faça uma boa pesquisa por conta própria.
Pode ser uma maneira não apenas de demonstrar interesse, como também de deixar claro que não te falta o conhecimento necessário. Assim, os recrutadores também te enxergam como um candidato bem informado e veem que a inexperiência não faz com que você deixe a desejar enquanto profissional.
3 – Destaque as qualificações
Mostre que, apesar da inexperiência, você continua sendo um candidato hábil e qualificado para exercer a função em questão. É isso o que precisa fazer com que os recrutadores vejam. Logo, dedique um espaço no seu currículo dedicado às suas habilidades e qualificações e, durante as entrevistas, não deixe de enfatizá-las.
4 – Complemente o currículo com cursos
Quando não se tem experiência, o currículo tende a ficar mais vazio. É importante suprir essa falta de alguma forma. Felizmente, cursos livres podem ajudá-lo a aprimorar determinadas habilidades.
Assim, é uma maneira de tornar o currículo mais atraente sob o ponto de vista dos recrutadores. Participar de certificações ou programas de treinamento relevantes para a área em que deseja trabalhar demonstra comprometimento em adquirir conhecimentos e habilidades necessários para a função.
5 – Use as redes sociais ao seu favor
As redes sociais podem favorecer o networking. Utilizar de forma assídua o LinkedIn — uma grande plataforma do âmbito corporativo — ajuda a conquistar visibilidade e chamar a atenção de possíveis recrutadores.Mas como usar essa rede social quando não se tem experiência?
Você pode compartilhar conteúdo criado por outros usuários e produzir o próprio conteúdo para publicar na plataforma (escrever artigos sobre carreira, falar de suas experiências com os cursos, falar sobre algo que conhece e tem propriedade no assunto). Na prática, isso vai fazer com que você se destaque e vai aumentar suas chances de encontrar vagas.
6 – Invista na sua formação
Investir na formação pode ser uma atitude extremamente valiosa para alguém sem experiência profissional, uma vez que oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos mais especializados e habilidades específicas relacionadas à área de estudo, o que pode tornar mais qualificado para posições específicas.
Por isso, uma forma de lidar com o dilema “não consigo emprego porque não tenho experiência” é fazendo uma pós-graduação digital, que cabe no seu bolso e eleva as oportunidades.