Quem foi Napoleon Hill e o que podemos aprender com seus livros?

mulher lendo um livro para simular leitura de obra de Napoleon Hill

Conhecido como o “pai da autoajuda”, Napoleon Hill, nascido em 1883, foi um escritor norte-americano que se destacou no campo da realização e desenvolvimento pessoal. Cresceu em uma família pobre e aos 10 anos perdeu a mãe. Por conta dessa tragédia, tornou-se um filho rebelde. Tudo piora dois anos depois, quando seu pai decidiu se casar novamente, deixando Hill ainda mais intolerante com a vida e com todos.

Porém, sem imaginar, foi justamente a madrasta que o ajudou no processo de descobertas do então garoto, por meio de uma única frase: “Menino, você talvez seja a pessoa mais esperta do mundo e, simplesmente, não sabe o que fazer com a sua inteligência”.  Assim, iniciou-se uma nova trajetória na vida de Napoleon, devido ao grande impacto (e incentivo) da esposa do seu pai por meio dessas palavras.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Aos 13 anos, Hill começou a escrever artigos para o jornal “Mountain Reporter” e, depois, ingressou no curso de Direito (mas não concluiu por conta de problemas financeiros). Em 1908, o escritor foi escalado para entrevistar Andrew Carnegie, um bilionário, com 73 anos, conhecido por ser um dos homens mais ricos do mundo naquela época. Desta conversa surgiu um desafio. Carnegie sugeriu que Hill investigasse quais eram as virtudes dos homens bem-sucedidos e o que eles tinham em comum.

Por meio desta pesquisa, a ideia era que o jovem descobrisse qual era a fórmula de sucesso desses ricos e desenvolvesse um curso. Assim, outras pessoas que o adquirissem poderiam obter o mesmo êxito. Hill aceitou o desafio sem receber nenhuma remuneração por esse trabalho e passou 20 anos pesquisando, a fundo, as pessoas que venceram na vida. Foram mais de 16.000, entre elas os 500 milionários importantes da época, como Alexander Graham Bell, Thomas Edison e Henry Ford.

Leia também: Benefícios da leitura: entenda por que é importante ler

O resultado disso tudo foi que Hill se tornou editor e proprietário da revista Hill’s Golden Rule e conseguiu desenvolver cursos, entre eles o Dinamite Mental. Além disso, ele foi consultor de Carnegie e conselheiro, de 1933 a 1936, do presidente Franklin Roosevelt. Por conta dessas duas décadas de trabalho e pesquisas, também se tornou pioneiro no estudo do comportamento humano e inspira, até hoje, muitos escritores da área.

O que podemos aprender com os livros de Napoleon Hill?

Com todo esse sucesso ao longo dos anos, não à toa, os livros de Napoleon Hill são best-sellers hoje. A maioria das obras é focada no resultado das suas pesquisas desses 20 anos. Há, de certa maneira, uma ligação entre elas, pois o autor acreditava que a fórmula da repetição é a ideal para reter o aprendizado. O livro A Lei do Triunfo, por exemplo, elenca 16 leis que ajudam a ter uma vida bem-sucedida.

O Mais Esperto que o Diabo vendeu mais de 110 milhões de cópias no mundo inteiro e é um dos mais vendidos no Brasil. O livro foi lançado em 2011, bastante tempo depois de sua morte (Hill morreu em 1970). Outro que costuma ser muito adquirido aqui, já soma mais de 70 milhões de exemplares, é o Pense e Enriqueça, também focado no desenvolvimento pessoal e na liberdade financeira.

Confira mais sobre esses dois livros best-sellers a seguir:

Mais Esperto que o Diabo

O livro mostra a entrevista realizada por Napoleon Hill com o Diabo. Esta conversa, cheia de questionamentos (tais como: Onde o Diabo habita? Qual a influência do Diabo na nossa vida? Quais são as suas armas mentais?), tem como objetivo ajudar as pessoas a descobrirem o seu potencial e suas armadilhas mentais. De acordo com o autor, isso acaba sabotando a liberdade do indivíduo e seu direito de buscar novos desafios.

Pense e Enriqueça

O livro foi publicado em 1937 e mostra a fórmula que as pessoas devem seguir para alcançar todos seus objetivos financeiros. Assim, segundo o autor, ao unir desejo, fé e persistência qualquer indivíduo pode chegar a atingir o que almeja. Porém, é importante deixar bem longe o pensamento negativo, pois ele pode atrapalhar esse processo. Dessa forma é nítido que os caminhos para se ganhar dinheiro continuam os mesmos.

O que achou da história e dos aprendizados de Napoleon Hill? Caso tenha interesse, pesquisei mais sobre ele e suas obras, existem diversos títulos disponíveis no Brasil. Mas antes disso, que tal dar uma olhada nos cursos de pós-graduação da Anhanguera? Tem opção para diversas áreas do conhecimento. Vem! 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!