A importância do networking interno na empresa

networking interno

Sabe-se que construir uma rede de contatos é parte importante da carreira, pois ajuda a expandir as oportunidades. No entanto, o networking interno — ou seja, os relacionamentos profissionais dentro de uma organização ou empresa — também tem o seu papel. 

De modo geral, o networking pode ajudar o profissional a ser indicado a possíveis vagas. Também pode proporcionar parcerias e clientes. Mas quando se trata do interno, a ideia é identificar oportunidades de crescimento dentro da empresa, como promoções ou novas posições.

O que é networking interno

Podemos considerar o networking interno como uma habilidade fundamental para construir relacionamentos e conexões dentro de uma organização. Para fazer de forma eficaz, é importante ser genuíno e autêntico nas interações, evitando ser superficial ou buscar apenas benefícios pessoais. 

O networking se desdobra a partir do momento em que o profissional se vê disposto a tomar a iniciativa para iniciar conversas, participar de eventos e criar oportunidades para conhecer colegas.

Habilidades de comunicação eficazes para estabelecer relações interpessoais positivas também podem ser necessárias. Isso inclui ouvir ativamente, fazer perguntas relevantes e expressar suas ideias de maneira clara.

O networking dentro da empresa também pode consistir na colaboração em projetos e tarefas com outros membros da equipe. Cabe ao profissional, também, a disposição para desenvolver habilidades sociais e interpessoais e melhorar suas interações e relacionamentos.

A importância do networking interno

Esse tipo de networking pode ser sinônimo de benefícios significativos para profissionais dentro de uma organização. Além das oportunidades que já mencionamos, é um meio de ter acesso a informações valiosas, conhecimento especializado e recursos que podem ser úteis para o seu trabalho.

É possível observar que relações bem construídas com colegas tornam a colaboração mais eficaz, facilitando a realização de projetos conjuntos e a resolução de desafios. Além disso, uma rede interna sólida pode aumentar a visibilidade dentro da organização e, por sua vez, despertar reconhecimento pelo trabalho.

A vivência na organização também proporciona a oportunidade de ter contato com profissionais mais experientes, o que pode proporcionar orientação valiosa para o seu desenvolvimento de carreira.

Dentre os impactos positivos do networking, consta também a compreensão da cultura organizacional, uma vez que a prática pode ajudar a entender melhor os valores e as práticas da empresa em questão. O reflexo disso é poder navegar com sucesso no ambiente de trabalho.

A interação com pessoas de diferentes departamentos e áreas também permite aprender constantemente e expandir o conhecimento sobre a organização e a indústria. Ter uma rede interna também pode facilitar a resolução de problemas, já que o profissional tem mais chances de obter ajuda.

Como desenvolver o networking interno

A tarefa de desenvolver um networking interno eficaz pode ser trabalhosa, já que exige um comportamento diário. No entanto, não é impossível. Para te ajudar, separamos alguns passos que podem te levar para mais próximo dessa realidade:

1 – Seja proativo

Ser proativo significa tomar a iniciativa de agir antecipadamente, identificar oportunidades e tomar medidas para alcançar objetivos ou resolver problemas, em vez de esperar que as coisas aconteçam por si mesmas.

No contexto do networking, é uma capacidade que ajuda a construir relacionamentos mais fortes e eficazes, pois envolve participar ativamente de eventos e atividades da empresa e identificar oportunidades de colaboração.

A proatividade também envolve estar disposto a oferecer ajuda e suporte aos seus contatos internos quando necessário. Se alguém precisar de assistência ou orientação, esteja pronto para contribuir de maneira proativa. 

2 – Mostre interesse e colabore

Durante as interações com os colegas, vale mostrar interesse genuíno por suas experiências, projetos e desafios. Faça perguntas abertas e ouça atentamente suas respostas. Isso demonstra empatia e ajuda a construir relacionamentos mais sólidos.

Em paralelo, pode ser uma boa ideia participar de projetos interdepartamentais ou em equipes multifuncionais. É algo que ajuda a conhecer pessoas de diferentes partes da organização e demonstrar suas habilidades e comprometimento.

3 – Seja prestativo

Ofereça ajuda e apoio. Estar disposto a ajudar os colegas quando possível e oferecer assistência ou compartilhar conhecimentos outros pode fortalecer suas conexões e criar um ambiente de confiança mútua.

4 – Faça a manutenção da rede de contatos

Mantenha contato regular com as pessoas da sua rede. Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares, troca de e-mails, mensagens ou participação em grupos de discussão internos. Certifique-se de manter suas conexões atualizadas sobre seu trabalho e conquistas. 

5 – Esteja aberto a aprender

Esteja disposto a aprender com seus colegas de trabalho e a compartilhar seu próprio conhecimento. Isso demonstra valorização da troca de informações e está comprometido com o crescimento profissional mútuo. 

Mas aprender é importante de modo geral, e não reflete positivamente apenas no networking interno: ter uma boa formação complementar pode fazer maravilhas pela sua carreira. Aproveite a pós-graduação para continuar os estudos.

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