As áreas de Educação e Saúde vem crescendo muito ao longo destes anos, não é mesmo? Por conta disso, os profissionais precisam correr para se especializar e se manterem atualizados às necessidades de mercado. Uma das áreas que se ampliou muito foi a de Neuropsicopedagogia. Com isso, convidamos você então a conhecer o curso de pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional.
O curso está em alta para profissionais da área, pois a demanda de atendimentos é grande. Escolas e clínicas necessitam de especialistas para acompanhar crianças, jovens e adultos com distúrbios de aprendizagem e desenvolvimento.
Aproveite para saber mais detalhes sobre o curso, compreendendo a sua importância, seus objetivos, quem pode fazer a matrícula, como ele será ministrado e todas as disciplinas da grade curricular. Ou seja, tudo o que você vai desenvolver para se tornar um profissional ainda mais qualificado e excelente.
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
Por que essa pós é relevante?
Atuando como profissional da Educação ou da Saúde, você já deve ter percebido que há uma demanda crescente por colaboradores especialistas em questões relacionadas à aprendizagem, dificuldades de ensino e transtornos neuropsicológicos, certo?
Por isso, cada vez mais, o mercado de trabalho exige profissionais com conhecimentos aprofundados em Neuropsicopedagogia, área que oferece ferramentas e estratégias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
Ela garante a personalização do ensino, que compreende as diferenças individuais no funcionamento cerebral e habilidades cognitivas e permite a adaptação de práticas pedagógicas. Dessa maneira, as necessidades específicas de cada aluno serão atendidas, promovendo um aprendizado ainda mais eficaz e satisfatório no processo educativo.
Além disso, a neuropsicopedagogia permite o suporte a indivíduos com necessidades específicas, como transtornos de aprendizagem, autismo e TDAH, integrando uma série de campos do saber que enriquece a formação profissional e transforma a experiência educacional.
Quem pode cursá-la?
Caso você tenha se interessado pela especialização, vale a pena conferir se você tem os pré-requisitos necessários para tal.
O curso é voltado para profissionais que atuam na área da Educação e da Saúde, incluindo psicopedagogos, pedagogos, licenciados para docência em diversas áreas do conhecimento, educadores especiais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e muitos outros. Aqui, o importante é ter interesse na neuropsicopedagogia e uma graduação anterior.
Isso porque os cursos de pós-graduação só podem ser realizados por quem já é graduado. Então, se você já tiver concluído um curso de graduação, seja ele uma licenciatura, curso tecnólogo ou bacharelado, você estará apto a se inscrever.
Quais são os seus objetivos?
Descobriu que pode começar a sua pós? Então confira agora os objetivos do curso e tudo o que você vai desenvolver ao longo da sua jornada acadêmica.
Em geral, a especialização busca formar profissionais com habilidades e conhecimentos em neuropsicopedagogia clínica e institucional. Assim, eles serão capazes de identificar, prevenir, diagnosticar e tratar dificuldades e transtornos de aprendizagem, além de promover um processo de aprendizagem eficaz em diversos contextos.
Para isso, você vai aprender sobre bases neurobiológicas e relações entre o cérebro e o comportamento, e aplicar os conhecimentos para a avaliação e intervenção nas dificuldades e transtornos específicos da aprendizagem.
Vai ser capaz também de desenvolver estratégias de intervenção psicopedagógicas que promovam a aprendizagem eficaz, entendendo como elaborar relatórios técnicos e pareceres neuropsicopedagógicos.
Como ela funciona? O curso é online?
Tudo isso será desenvolvido ao longo de 600 horas de curso, ministrado de forma 100% virtual. No curso EAD, você terá a flexibilidade e liberdade para estudar quando e onde puder, tendo em vista que as aulas acontecem por meio de vídeos gravados, disponíveis ao longo de toda a pós.
Você terá acesso a 12 disciplinas, todas elas disponíveis por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, que concentra tudo o que você precisa para ter uma jornada acadêmica de sucesso. Isso inclui slides, materiais de apoio, podcasts, indicações de leituras extras, fórum com tutores e, é claro, as videoaulas, que contemplam todas as disciplinas do curso.
Quais são as disciplinas da grade curricular?
Falando em disciplinas, veja agora a grade curricular completa do curso, que possibilitará todo o seu aprendizado na área.
- Fundamentos da Neuropsicopedagogia: ética e atuação profissional
- Abordagens da Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
- Neurociências e o processo de aprendizagem
- Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
- Desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
- Aquisição da linguagem e escrita
- Problemas e distúrbios de aprendizagem
- Bases morfológicas e funcionais do sistema nervoso
- Funções cognitivas no processo de aprendizagem
- Práticas de avaliação e intervenção em contexto clínico
- Neuropsicofarmacologia
- Práticas de avaliação e intervenção em contexto institucional
Gostou de saber tudo sobre a pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional? Então pare de perder tempo e inscreva-se agora mesmo na pós-graduação Anhanguera. Assim, você dará um importante passo para a sua carreira, podendo brilhar nos próximos processos seletivos!