Conquistar um novo cargo de liderança sênior é um indicativo importante de crescimento profissional. Ao assumir esse papel, o colaborador ganha um novo status e mais responsabilidades na empresa e vê sua rotina e obrigações mudarem.
Essa é uma posição que se afasta de afazeres rotineiros, e se concentra muito mais em decisões estratégicas, portanto tem um peso maior na tomada de decisões e na busca por alcançar os objetivos da organização.
Embora o cargo “sênior” esteja comumente associado à idade, ele representa, na verdade, vasta experiência em seu campo de atuação o que, claro, muitas vezes se conquista com o tempo.
O que é um cargo de liderança sênior?
Cada empresa tem sua estrutura hierárquica, mas geralmente, especialmente organizações que traçam um plano de carreira para os colaboradores, costumam trabalhar com posições divididas em júnior, pleno e sênior.
Assim, cada etapa indica um degrau no desenvolvimento profissional. Quando se trata de lideranças, o processo é similar, mesmo se a denominação “sênior” não é utilizada. Essa posição, no entanto, indica um profissional que já tem experiência com liderança e irá ocupar cargos mais altos, como diretoria, presidência ou cargos executivos.
Seu papel, portanto, está mais relacionado aos objetivos macro da organização. Entenda algumas características da liderança sênior:
Gestão ampla
Geralmente esse cargo não engloba apenas uma equipe, e esse profissional tem que administrar diversos departamentos. Por esse motivo pode não estar focado nas atividades cotidianas das equipes, mas deve acompanhar o desempenho geral para garantir que cada time esteja cumprindo metas.
Decisões estratégicas
Esse profissional nem sempre será contatado pelo time para lidar com imprevistos que ocorrem no dia a dia, mas ainda assim sua função exige a capacidade de tomar decisões de forma estratégica.
Isso porque ele está diretamente envolvido no planejamento estratégico da organização, e é seu papel supervisionar metas financeiras e operacionais.
Disseminação da cultura
Os valores e missão da empresa, bem como sua cultura organizacional, servem como pilares para a atuação de todos. Mas, a melhor forma de garantir a colaboração dos times é liderando pelo exemplo, e um líder sênior tem um papel central nesse processo.
Além de transmitir melhores práticas de gestão aos líderes, seu comportamento e atuação contribuem diretamente para o clima organizacional da empresa.
Representante externo
Ocupar um cargo de destaque também significa representar a empresa no mercado onde está inserida. Isso pode ser feito ao se tornar um porta-voz, participando de eventos e reuniões ou apenas se tornando um especialista do segmento.
O que fazer ao se tornar líder sênior?
Como falamos, esse é um momento importante na carreira, mas assim como qualquer outra promoção, exige um processo de adaptação. É possível, por exemplo, que os compromissos profissionais estejam mais relacionados a outras lideranças do que níveis mais operacionais, o que implica em uma mudança na rotina. Entenda melhor o que é necessário ao assumir um novo cargo de liderança sênior:
Desenvolva uma visão de futuro
Essa é uma das habilidades que um líder sênior mais utilizará em sua atuação. Ao se distanciar dos fazeres do dia a dia, ele ocupa um posto que pensa em formas de chegar onde a empresa almeja. Na verdade, ele contribui para a criação desses objetivos, e sua experiência e conhecimento do mercado contribuem para uma visão de onde a organização pode chegar em um, três ou cinco anos.
Mantenha-se atualizado
Por mais que o cargo seja “sênior” ele não é, e nem deveria, estar relacionado a práticas tradicionais ou ultrapassadas. Essa é uma posição onde a inovação deve ser valorizada, por isso o profissional precisa seguir buscando novos conhecimentos, além de entender novas tecnologias e comportamentos que podem afetar o mercado onde a empresa atua.
Treine novos líderes
O papel de um líder, independente da sua hierarquia, é preparar a equipe para assumir postos de gestão. Portanto, ao conquistar essa nova posição, é importante contribuir com a disseminação da cultura da empresa e ajudar outros líderes a se aperfeiçoarem para também crescerem. Ele pode, inclusive, se tornar um mentor, indicando oportunidades e oferecendo seu conhecimento para outros colaboradores.
Desenvolva uma comunicação eficiente
Mesmo que não esteja presente em reuniões departamentais, esse é um cargo que está em contato direto com os líderes de cada equipe, por isso, criar uma boa comunicação permite não só alinhar as expectativas e garantir que todos destinem seus esforços ao mesmo objetivo, como também cria um clima mais propenso à colaboração.
Foque em resultados
As tomadas de decisão nesse nível têm riscos mais altos, por isso, além de estar sempre atento ao aspecto financeiro, é preciso ter uma atuação com foco em resultados. Fazer avaliações periódicas nos times e avaliar indicadores relevantes faz parte da rotina e se basear em dados e números ajuda a tomar decisões mais informadas.
Embora um novo cargo de liderança sênior seja desafiador, também é uma oportunidade de explorar novas possibilidades na organização. Faça o curso completo de pós-graduação em Liderança de Equipes e prepare-se para essa jornada.