A área da saúde envolve uma série de diferentes profissionais, não é mesmo? Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos são alguns deles, cada um com sua especialidade, para oferecer serviços distintos. Por isso, é normal que surjam dúvidas sobre a atuação de cada um deles. Por exemplo, nutricionista é médico? Estamos falando da mesma formação acadêmica?
Seja para buscar a melhor assistência, como paciente, seja para entender qual é o melhor caminho profissional a seguir, é fundamental compreender essa questão. Ou seja, descobrir se nutricionistas são profissionais que se formaram em medicina, quais são os requisitos para atuar neste ofício e muito mais.
Por isso, hoje você vai sanar todas as suas dúvidas com este artigo. Confira abaixo as respostas para seus questionamentos e tome decisões certeiras para o seu futuro.
Afinal, nutricionista é médico?
Hoje em dia, as melhores práticas na área da saúde envolvem, no geral, equipes multidisciplinares. Ou seja, times com profissionais de diferentes formações, que se unem para oferecer a melhor assistência e tratamento aos pacientes. Por isso, é de grande importância entender as diferenças entre cada um deles.
Sem mais delongas, nutricionistas não são médicos.
Profissionais nutricionistas são formados na faculdade de Nutrição, em média, com quatro anos de duração. Por sua vez, médicos são profissionais formados na graduação em Medicina, que dura cerca de seis anos no Brasil e forma médicos generalistas.
A partir de então, eles já estarão aptos a atuar como médicos, porém, para terem especialidades, como cardiologia, neurologia, ginecologia e até mesmo nutrologia, terão que fazer a residência médica ou uma especialização.
Isso significa que médicos e nutricionistas são profissionais distintos. Por mais que nada impeça alguém de se formar em Medicina e também em Nutrição, os cursos são diferentes. Sendo assim, se você quiser ser nutricionista, não terá que cursar Medicina, e sim Nutrição.
Nutricionista e nutrólogo: qual é a diferença?
Muitas vezes, essa confusão ocorre porque há uma especialidade médica chamada Nutrologia. Ao fazer uma residência ou especialização na área, você se tornará um médico nutrólogo, que tem atuações e objetivos distintos do nutricionista.
Por isso, vale a pena compreender as diferenças entre nutricionistas e nutrólogos, que apesar de atuarem com nutrientes no organismo dos seres humanos, são profissionais com formações e objetivos profissionais distintos.
O que um nutrólogo faz?
Sendo um médico, o nutrólogo é o profissional responsável por olhar para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao metabolismo e à alimentação. Ele estuda, primariamente, como os nutrientes agem em nosso organismo, identificando os benefícios e malefícios de cada um deles.
Para isso, ele precisa ter um olhar geral para tudo o que envolve a alimentação de seus pacientes, identificando maus hábitos, problemas relacionados a outras condições de saúde e educando cada um deles sobre a importância de uma alimentação balanceada e saudável.
Ademais, ele também pode prescrever remédios específicos aos seus pacientes, ao que nutricionistas não são autorizados a fazer.
Como atua um nutricionista?
Por outro lado, tendo em vista que a graduação em Nutrição tem um foco nos aspectos sociais e psicológicos de nossos hábitos alimentares, bem como na fisiologia do organismo humano, sua atuação é voltada para a prescrição de dietas. Inclusive, o nutricionista é o único profissional habilitado para recomendar dietas, sabia?
Dessa maneira, o nutricionista tem um olhar crítico para a saúde de seus pacientes, orientando cada um deles de forma individualizada, de acordo com suas necessidades nutricionais, rotina, condições de saúde, preferências e realidades.
Além disso, nutricionistas podem atuar no controle de qualidade de alimentos, bem como seu preparo e higiene.
Como se diferenciar na área da Nutrição?
Entendeu exatamente qual a diferença entre um médico nutrólogo e um nutricionista? Isso significa que chegou o momento de descobrir como os nutricionistas podem se diferenciar na área.
Com tamanha concorrência na Nutrição, é fundamental pensar em estratégias que tornem o seu perfil profissional mais atrativo. Dentre dezenas de possibilidades, a que mais se destaca é a pós-graduação, sabia?
Com ela, você terá a oportunidade de se atualizar na área, desenvolver novas habilidades e aprender diferentes protocolos e tratamentos. Isso com certeza fará a diferença na sua trajetória profissional, concorda?
Então, se você já é formado em Nutrição, confira 11 opções de pós em alta para se inscrever conforme seus objetivos de carreira:
- Nutrição Clínica Ambulatorial
- Nutrição Clínica Hospitalar
- Nutrição Esportiva
- Nutrição, Qualidade de Vida e Empreendedorismo
- Nutrição Materno-Infantil
- Nutrição em Pediatria
- Nutrição nos Ciclos de Vida
- Nutrição em Gerontologia
- Nutrição em Saúde da Mulher
- Nutrição Estética
- Nutrição em Oncologia
Então, agora que você já sabe que não é verdade que nutricionista é médico, e que há diversas oportunidades para quem se forma em Nutrição, que tal aproveitá-las? Inscreva-se na pós-graduação EAD em 4 meses e ganhe o título de especialista em tempo recorde, sem comprometer a qualidade do ensino da pós.