Nos últimos anos, diversas expressões se popularizaram nos debates sobre bem-estar e saúde mental. Uma das mais famosas, inclusive, é o autocuidado, que se tornou um dos termos mais falados sobre o assunto. Mas você sabe exatamente o que é autocuidado? Conhece as suas práticas e importância? E sabe mesmo como ele pode contribuir com a sua carreira?
Afinal de contas, a própria palavra passa a ideia de importância e necessidade, evocando a importância de olhar para si mesmo e ter cuidado com seu corpo. Mas será que nós sabemos o que fazer para praticar o autocuidado e efetivamente melhorar diversos aspectos da nossa saúde?
Para descobrir todos esses pontos e compreender a melhor maneira de cuidar de si próprio, continue lendo o texto. Abaixo, você vai encontrar todas as explicações e práticas que podem revolucionar a sua vida, fazendo com que o seu bem-estar, saúde e produtividade aumentem de forma espetacular.
Então, que tal começar entendendo, de uma vez por todas, o que essa palavra tão falada nas redes sociais significa?
O que é autocuidado?
O autocuidado é a prática de cuidar de si mesmo. Ou seja, dedicar parte significativa do seu tempo para olhar “para dentro” e focar em atitudes que vão aumentar o cuidado que você tem consigo.
Aqui, estamos falando tanto da sua saúde física, quanto da saúde mental, com hábitos e práticas que, muitas vezes, não necessitam de profissionais da saúde para serem realizadas. Mas sim a ciência de que precisamos estar no centro de nossas vidas, priorizando a saúde e o bem-estar para que todos os outros “pratinhos” funcionem em harmonia.
Em resumo, é ter consciência sobre nossos atos para conseguir fazer bem aos nossos corpos e mentes, sabendo que somos responsáveis por diversas atitudes capazes de transformar nossa qualidade de vida.
Mas, no fim das contas, quais são essas atitudes e práticas? Existe uma lista de ações que todos devem realizar em prol do autocuidado? E como saber o que é o ideal para cada um?
Quais são as práticas de autocuidado?
Na realidade, as práticas de autocuidado são inúmeras. Elas começam com atitudes gerais, que vão beneficiar toda e qualquer pessoa, e também passam por atividades que vão variar de pessoa para pessoa.
Afinal de contas, cada ser humano é único, tem as suas experiências, peculiaridades e rotinas, o que significa que nem tudo que faz bem para mim, terá a mesma eficácia com você.
Além disso, também vale a pena ressaltar que o autocuidado não se resume ao que você gosta de fazer. Verdade seja dita, muitas vezes você não vai gostar de vários atos fundamentais para cuidar de si mesmo, mas entender que eles são essenciais também faz parte do processo de melhoria da sua própria vida.
Por exemplo, fazer atividades físicas é um dos grandes atos de autocuidado para qualquer pessoa. Contudo, nem todo mundo gosta de praticar esportes ou fazer musculação, não é mesmo?
Isso não é uma desculpa para deixar isso de lado, porque no fim das contas, ter autocuidado é ser responsável pela própria vida, e isso também significa reconhecer que somos adultos, portanto, precisamos fazer uma série de coisas que nem sempre vão nos agradar.
Por isso, ao ler todos os tópicos com ideias de autocuidado abaixo, saiba que você não precisa abraçar todas elas. Porém, em muitos casos, não há para onde fugir. Se você quer ter mais bem-estar e uma vida saudável e equilibrada, terá que se acostumar a eles, por exemplo, buscando uma atividade física que você goste. Com tantas opções, com certeza você encontrará uma para você.
15 exemplos de práticas de autocuidado
Então, confira algumas atividades abaixo e já comece a incorporá-las no seu dia a dia.
1 – Ter uma alimentação equilibrada e saudável
Você pode começar de forma intuitiva, ingerindo mais frutas, legumes, verduras e alimentos saudáveis, além de evitar opções industrializadas, ou buscar um nutricionista para te ajudar a ter hábitos alimentares mais adequados.
O que não significa deixar de comer opções que você gosta, certo? A alimentação faz parte da nossa cultura e das relações sociais. Sendo assim, ser radical é um ótimo exemplo de como não praticar o autocuidado.
2 – Fazer atividades físicas de forma constante e regular
Há uma máxima que diz “fazer atividades físicas não é uma opção. Opção é encontrar a prática que você gosta.” Essa frase resume bem como deveria ser a nossa relação com exercícios físicos, afinal de contas, eles são essenciais para a saúde física e também para a nossa saúde emocional.
Sendo assim, mesmo que você não tenha tido boas experiências no passado ou acredite que se exercitar “não é para você”, dê uma segunda chance, em respeito a si mesmo. Existem centenas de opções que você pode praticar até mesmo em casa, e não é necessário limitar as atividades à clássica musculação, se você torce o nariz para as academias.
Você pode fazer pilates, aulas de dança, correr, fazer natação, vôlei, futebol, diversos outros esportes, praticar yoga, e muito mais. As possibilidades são inúmeras, e o segredo para o sucesso é buscar o que você gosta, não desistir na primeira tentativa e entender que um hábito não vai ser criado em apenas uma semana. Insista, troque se necessário e mantenha a motivação.
3 – Manter noites de sono saudáveis
Dormir ao menos 8 horas por noite é fundamental para manter nosso corpo e nossa mente em ordem. Seja para descansar, fixar aprendizados e ajudar o corpo a ficar pronto para o dia seguinte, dormir bem não é apenas uma possibilidade, é uma necessidade.
Então, pratique a higiene do sono e tente reorganizar a sua rotina para ter um sono de qualidade. Isso inclui reduzir a exposição a telas nas horas anteriores ao horário de dormir, ter um ambiente tranquilo, escuro e silencioso para o sono, evitar atividades intensas à noite e, se mesmo assim tiver problemas, buscar ajuda especializada.
4 – Cuidar da sua saúde mental fazendo psicoterapia
Por mais que dormir bem, se alimentar de forma adequada e fazer atividades físicas seja ótimo para a saúde mental, ela não pode ser resumida a isso. Todos nós temos questões e angústias que podem ser endereçadas com ajuda de um psicólogo habilitado, melhorando o seu relacionamento consigo mesmo e também com as pessoas ao seu redor.
Depois de um tempo na psicoterapia, você vai perceber a diferença, conseguindo lidar de forma mais leve com a vida e tendo progressos em diversas áreas da sua existência.
5 – Nunca se esquecer de tomar água
Além de uma alimentação equilibrada, a água tem um papel central na nossa saúde, não é mesmo? Por isso, não se esqueça dela. Ande sempre com uma garrafinha de água e, se ainda assim for difícil bater a meta de água do dia, coloque lembretes no seu celular.
Alguns modelos já têm funções específicas para isso, mas você também pode usar os alarmes ou baixar aplicativos que vão te ajudar a não esquecer mais da água.
6 – Não negligenciar a sua saúde física e buscar ajuda médica sempre que necessário
Não há a necessidade de ir ao médico o tempo todo, contudo, mesmo com hábitos saudáveis, às vezes o nosso corpo precisa de ajuda especializada. Ou seja, ele precisa de médicos, tratamentos e acompanhamentos para lidar com algumas doenças e alterações.
Então, ao perceber alterações ou problemas, não existe para buscar ajuda. Quanto mais cedo você procurar um médico, mais fácil será de conseguir uma solução. Afinal de contas, o seu corpo é a sua casa, e você precisa de estruturas fortes e certificadas por especialistas, ou seja, por médicos, para continuar fazendo tudo o que você ama.
7 – Buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Um dos grandes dilemas da contemporaneidade é encontrar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Todo profissional provavelmente já passou por isso, e não há resposta simples para essa questão.
É normal querer entregar o seu máximo no trabalho, afinal de contas, precisamos de um salário para sobreviver. Contudo, deixar todos os outros aspectos da vida de lado pode ser altamente prejudicial.
Uma vida sem equilíbrio pode levar ao adoecimento, a uma série de problemas emocionais e também ao vazio da vivência. Já que a sua vida será praticamente resumida ao trabalho, e seus amigos, família, hobbies e até mesmo a saúde serão negligenciados.
Então, tire um tempo para avaliar o quanto você dedica ao trabalho, e o quanto reserva para os outros “pratinhos” da sua vida. Reencontrar o equilíbrio não vai ser simples, mas é uma ação fundamental para quem busca viver o que é autocuidado.
8 – Saber estabelecer limites em todos os seus relacionamentos
Os relacionamentos de todas as naturezas fazem parte da vivência humana. Sejam eles românticos, familiares, profissionais ou de amizade, eles são essenciais para a vida de todas as pessoas, mas nem sempre eles serão saudáveis. Por isso, entender quais são os seus limites e estabelecê-los será revolucionário para você.
Você não precisa aceitar comportamentos que te fazem mal, se manter próximo de pessoas que não te tratam bem, ou conviver com atitudes tóxicas e inadequadas apenas em prol do “bom relacionamento”. Até porque essa relação só estará beneficiando uma das partes, que não é você.
E sabe qual é a boa notícia? A psicoterapia pode ser uma excelente aliada na hora de fazer esse movimento, unindo duas etapas do autocuidado em uma só.
9 – Manter uma higiene pessoal adequada
Ter hábitos regrados de higiene pessoal também faz parte do autocuidado, sabia? Tomar banhos diários, escovar os dentes, cuidar da sua autoimagem, cortar as unhas e o cabelo, fazer a barba, lavar as mãos, e muito mais.
10 – Ter hobbies saudáveis e praticá-los na sua rotina
A vida precisa ser mais do que só trabalhar, como já mencionamos acima. Sendo assim, ter hobbies saudáveis também faz parte da sua jornada de autocuidado.
Aqui, não há regras ou limites. O importante é ter atividades que você ama para praticar sempre que possível, reservando tempo para elas. Pode ser que você ame ler, escrever, desenhar, pintar, bordar, cozinhar, caminhar, assistir séries e filmes, jogar, cuidar da pele, fazer as unhas, viajar, ir a museus, e muitas outras opções.
11 – Não deixar o lazer e o descanso de lado
Inclusive, os hobbies nos lembram que o lazer e o descanso precisam ser grande parte da sua vida. Não é possível ter saúde sem momentos de lazer e descanso adequado, seja sozinho ou acompanhado.
12 – Ter uma vida social ao redor de pessoas que você ama
Como já mencionamos, os relacionamentos são parte fundamental da vida. Portanto, não se esqueça de ter uma vida social que combine com você e te faça bem ao lado de quem você ama.
13 – Evitar vícios e atividades prejudiciais à saúde
Fumar, usar drogas, ingerir bebidas alcóolicas e ser sedentário são alguns exemplos de vícios e ações que só trazem prejuízos para a sua saúde, tanto no curto quanto no longo prazo.
Por isso, faça de tudo para evitá-las e, se necessário, conte com ajuda especializada, de médicos e psicoterapeutas, além de grupos de apoio, para superar tais questões.
14 – Realizar atividades ao ar livre e na natureza
Como seres humanos, nós fazemos parte do mundo e da natureza, por mais que a vida urbana muitas vezes nos faça esquecer disso. Então, reserve tempos para estar ao ar livre e aproveitar a natureza. Seja em um parque, fazendo trilhas, na praia, no interior ou nas montanhas. O importante, aqui, é manter a conexão inata que temos com o mundo.
15 – Investir na sua educação e carreira
Quando falamos em equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, geralmente estamos endereçando questões que envolvem excesso de trabalho, certo? Porém, é fundamental lembrar de investir na carreira também, dedicando parte do seu tempo para a educação continuada e ações que vão te transformar em um profissional melhor e aumentar o seu senso de propósito.
Afinal de contas, ter sucesso no trabalho também faz parte da realização dos seus sonhos de vida.
Como praticar o autocuidado diariamente?
Depois de ler tantas possibilidade e formas de cuidar de si, você pode estar inspirado para começar, mas também pode estar se questionando como fazer isso, não é mesmo? Afinal de contas, com vidas corridas e rotinas imprevisíveis, nem sempre é possível fazer tudo. Contudo, dá para encontrar maneiras de se priorizar, mesmo com o mais maluco dos cotidianos.
O primeiro passo é identificar o que você já faz e celebrar que, mesmo inconscientemente, você já estava focado no cuidado consigo mesmo. Depois, identifique prioridades e comece aos poucos. Tentar abraçar o mundo e mudar toda a sua vida em uma semana será um erro enorme, que provavelmente vai te deixar exausto e frustrado ao não conseguir atingir as metas.
Além disso, não se esqueça de tentar fazer substituições práticas e que otimizem o seu tempo, fazendo com que você tenha mais hábitos saudáveis sem exaurir os seus dias. Por exemplo, que tal começar restringindo o tempo nas redes sociais, e incluir alguns minutos de leitura todos os dias?
Você vai perceber que, com o passar do tempo, o que antes parecia ser impossível já estará incorporado no seu cotidiano. Assim, você poderá começar as outras atividades e ajustar a sua vida um passo de cada vez, sempre olhando para o longo prazo.
Qual o objetivo de trabalhar o autocuidado?
Pode parecer muito trabalho, mas no fim das contas, focar no cuidado de si mesmo significa olhar para você e se priorizar. Esse é o grande objetivo do autocuidado, que coloca você no centro da sua vida e faz com que você busque sempre a sua melhor versão, com saúde, equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida para ter, cada vez mais, dias melhores.
Afinal de contas, em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de estímulos, é normal que as pessoas se esqueçam do que realmente importa e faz a diferença. As rotinas atribuladas colocam o indivíduo em segundo plano, as prioridades se perdem e o tempo parece nunca existir. Nesse contexto, o autocuidado quer fazer com que você “volte ao eixo” e saiba o que precisa fazer para ter uma vida saudável.
Dessa forma, você terá uma vida cada vez melhor, construindo limites, melhorando a autoestima e a autoconfiança e cultivando hábitos que vão contribuir para uma longevidade sustentável.
Qual a importância do autocuidado na vida das pessoas?
No fim das contas, a grande importância do autocuidado é garantir que você tenha uma vida saudável e equilibrada. Cultivando bons hábitos e se colocando em primeiro lugar, você conseguirá manter uma rotina cheia de propósito e saúde, focando no que realmente importa para que todas as áreas da sua vida funcionem de forma sustentável e balanceada.
A relação entre autocuidado e sucesso no trabalho
Por exemplo, quando você pratica atividades físicas, dorme bem, consegue descansar e ter lazer e tem uma alimentação balanceada, você já tem todas as bases necessárias para conseguir desenvolver os seus hobbies e também ser mais produtivo no trabalho. Inclusive, quanto mais você estabelecer limites para a vida profissional, equilibrando-a com a pessoal, mais você vai conseguir fazer e se desenvolver, sabia?
Profissionais descansados e com uma vida pessoal realizada têm mais motivação e vontade para realizar cada vez mais no trabalho. Além disso, quando você encontra o bem-estar, fica mais fácil buscar a sua realização profissional, seja se dedicando ao emprego atual, ou se empenhando em uma pós-graduação ou um curso de curta duração.
No fim das contas, hábitos saudáveis e uma vida equilibrada vão revolucionar a sua rotina, e fazer com que todas as peças da vida, que pareciam tão distantes, comecem a se encaixar.
Então, agora que você já sabe o que é autocuidado e como ele está ligado à sua vida profissional, comece a transformar o seu cotidiano e, quando estiver pronto, invista em cursos livres para impulsionar a sua carreira e melhorar ainda mais a sua qualidade de vida.