O que é CRM e para que serve? Confira as vantagens

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Você sabe o que é CRM e para que serve? Se você ainda não conhece a importância que esse sistema tem na gestão do relacionamento com o cliente, é sobre isso que vamos tratar neste artigo.

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Já sabemos que nenhuma empresa pode atingir o sucesso sem uma base forte de clientes, certo? Mas outro fato é que gerenciar todas as informações sobre eles se torna muito difícil na medida em que o negócio se expande.

É por isso que o CRM é indispensável em qualquer estratégia de vendas. Afinal, além de ajudar a construir relações duradouras com os clientes, essa plataforma também oferece insights excelentes para fazer prospecção.

Mas afinal, qual é o significado de CRM e como ele pode ajudar na gestão de relacionamento com o cliente? Entenda melhor a seguir.

O que é CRM e para que serve, afinal?

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management”, que significa gestão de relacionamento com o cliente. É um sistema que ajuda a acompanhar toda a comunicação e a nutrir relacionamentos com seus leads e clientes, de forma muito mais fácil. 

Ele substitui o uso de múltiplas planilhas, unifica a base de dados e dispensa a necessidade de outras ferramentas que as empresas costumam utilizar para armazenar e localizar informações.

Dessa forma, quando um profissional da área de vendas precisa falar com um cliente, encontrará na plataforma de CRM todos os dados reunidos sobre ele, como nome, telefone, endereço, e-mails, mensagens, documentos, histórico de conversas, de compras e de acessos ao site.

Ao utilizar esse sistema, toda a equipe de vendas terá acesso a detalhes que podem fazer a diferença na hora de fechar uma venda ou proporcionar um atendimento ao cliente que pode ser considerado acima da média.

Enfim, o CRM é um sistema ideal para quem busca organização, melhor gerenciamento do tempo e eficiência máxima na rotina de vendas e de relacionamento com os clientes.

Quais são as principais vantagens do CRM?

Agora que você já sabe o que é o CRM e como esse sistema pode facilitar a gestão de relacionamento com o cliente, é hora de conhecer as principais vantagens de utilizá-lo. Confira.

1 – Melhor atendimento ao cliente

A primeira vantagem não poderia ser outra a não ser a melhoria do atendimento ao cliente.

Um sistema CRM gerencia todos os seus contatos e reúne dados sobre leads e clientes, construindo perfis para todos eles. E como já dissemos, isso facilita o acesso a informações importantes que ajudam a entender melhor o comportamento dos clientes.

Quando as equipes de vendas e relacionamento têm fácil acesso a todos os dados e histórico do cliente com a empresa, não é necessário que ele fique repetindo as mesmas informações todas as vezes em que for realizado um contato. Além disso, os vendedores conseguirão identificar possíveis problemas de forma mais rápida e eficiente.

Tudo isso colabora para a melhor experiência do cliente, que é uma das principais prioridades do mercado atualmente, além de ajudar na fidelização.

2 – Aumento da prospecção de vendas

Nem sempre é fácil para uma empresa inovar na forma de expandir sua base de clientes, concorda?

Uma boa forma de fazer isso é aprendendo mais sobre os clientes que já fazem parte dela e, nisso, um sistema CRM pode ajudar bastante.

Leia também: Marketing de fidelização: 4 técnicas poderosas para fidelizar clientes

Com ele, é possível rastrear padrões de compras e identificar tendências. Através desses dados, podem ser criados planos estratégicos para cada perfil de cliente identificado e, dessa forma, aumentar as chances de sucesso nas vendas.

3 –  Aumento da retenção

Uma outra vantagem de usar um sistema CRM é que ele pode dizer quais são os clientes que geram mais lucro ou que são os mais engajados. A partir daí, é possível traçar planos para que eles continuem interagindo e adquirindo produtos ou serviços com a companhia.

Através do CRM, por exemplo, é possível identificar quais são os consumidores que participam dos seus eventos ou que abrem todos os e-mails que a empresa envia.

Ao entender os padrões de comportamento e hábitos de consumo, quem usa o CRM também pode desenvolver um planejamento focado em proporcionar a experiência que aqueles clientes esperam.

Neste artigo, você viu o que é CRM e para que serve essa ferramenta que ajuda a aumentar as vendas, reter clientes e oferecer a eles o melhor serviço e relacionamento possíveis. Independentemente do tamanho da empresa ou área de atuação, trabalhar com o CRM levará boas soluções para qualquer negócio.

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