O que é falta de concentração e os 8 principais sintomas

o que é falta de concentração

A falta de concentração, conhecida por afetar o desempenho em diversas áreas da vida, é a dificuldade de manter o foco por um longo período. Essa característica, considerada um problema comum, pode atrapalhar no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos e nas atividades do dia a dia. Descubra agora o que é falta de concentração e quais são os principais sintomas.

O que é falta de concentração?

Concentração é a habilidade de conseguir focar a sua atenção em uma tarefa específica, não se distraindo do que está focado. No caso da falta de concentração, a pessoa em questão tem uma certa dificuldade de manter o foco nessa mesma tarefa por um período mais longo, se distraindo facilmente do que deveria ter a sua atenção.

Diversos são os fatores que podem ocasionar a falta de concentração. Confira alguns:

1. Exaustão, estresse e ansiedade

Uma rotina exaustiva pode sobrecarregar a mente, ocasionando estresse e ansiedade, características que podem levar a falta de atenção. Tanto o estresse quanto a ansiedade são conhecidos por preencherem exaustivamente a cabeça das pessoas com pensamentos que desviam a atenção.

2. Falta de sono e má alimentação

A privação de sono, isso é, quando a pessoa dorme por menos tempo do que deveria, torna o sujeito mais suscetível a distrações, além de uma consequente fadiga mental, que torna a concentração uma tarefa desafiadora, já que o cérebro não está funcionando tão bem quanto deveria estar. Uma dieta inadequada também pode impactar na capacidade de concentração.

3. Distrações externas

Por vezes, a distração pode acontecer simplesmente pelo fato de o ambiente em que se está, barulhento e caótico, não ser um local propício à concentração. Interrupções, conversas paralelas, risadas, notificações de aparelhos tecnológicos, televisões ligadas, entre outros ruídos podem ajudar nessa dificuldade em se concentrar.

4. Condições médicas

Por fim, mas não menos importante, condições médicas também podem ser o motivo de uma dificuldade em manter a atenção. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), depressão ou transtornos de ansiedade podem afetar a concentração. Em caso de dúvida, é válido investigar para descobrir se a falta de atenção pode ser ocasionada por uma condição de saúde.

Quais são os sintomas de falta de concentração?

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, porém, listamos oito dos sintomas mais comuns:

1. Dificuldade de manter o foco

A falta de concentração é caracterizada pela incapacidade de prestar atenção em uma mesma tarefa por um determinado tempo. Logo, a dificuldade de manter o foco é um grande sinal de que está com falta de concentração.

2. Dificuldade de iniciar ou finalizar tarefas

A falta de concentração ocasiona a procrastinação, caracterizada pela dificuldade de iniciar tarefas ou o abandono delas antes da conclusão. No ambiente de trabalho e de estudos, esse se torna um problema maior ainda.

3. Dificuldade de manter um raciocínio em uma conversa

Ter dificuldade em manter um raciocínio durante a conversa, desviar a atenção e esquecer o que acabou de falar durante o papo são sintomas comuns.

4. Esquecimentos

A pessoa com falta de concentração passa a se esquecer de compromissos, datas importantes e informações com mais frequência do que o comum. Esse é um indicativo de que a concentração não anda muito boa.

5. Dificuldade em seguir instruções

Instruções muito detalhadas ou complexas se tornam um problema para pessoas com falta de concentração, já que, possivelmente, ela não conseguiu manter o foco durante a explicação das instruções que deveriam ser seguidas.

6. Desorganização

A dificuldade em manter um ambiente de trabalho, de estudo ou ainda o próprio lar organizado é uma característica da falta de concentração. Para as pessoas que enfrentam essa dificuldade, se torna difícil organizar um ambiente físico, já que a própria mente não está em completa ordem.

7. Impaciência e frustração

Pessoas com falta de concentração notam um aumento de impaciência e frustração em suas rotinas. Esses sentimentos podem ser refletidos tanto em tarefas não realizadas, por procrastinação, quanto consigo mesmo, em sua própria personalidade e falta de atenção.

8. Dificuldade em tomada de decisões

O comprometimento da concentração pode dificultar o processo de tomada de decisões. Isso vale tanto para a dificuldade de avaliação da melhor opção, como também para a impulsividade, utilizada diante do receio de procrastinar uma decisão.

A falta de concentração é, como visto até então, um problema ocasionado por diversos fatores, e com muitos sintomas. Para melhorar o foco, o primeiro passo é investigar o que está ocasionando essa desatenção – uma exaustão, falta de sono e má alimentação, condições médicas ou simplesmente distrações externas. Em todos os casos, existem soluções.

Com algumas práticas adequadas, como estabelecimento da rotina de sono, técnicas de relaxamento, exercícios, mudanças no estilo de vida e até mesmo consultas com profissionais da área da saúde podem ajudar a superar os desafios da falta de concentração, e aumentar a produtividade e qualidade de vida.

Agora que você já sabe o que é falta de concentração e os 8 principais sintomas, saiba mais também sobre o curso de psicanálise em 6 meses.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!