O que é liderança positiva e como colocá-la em prática? Confira!

o que é liderança positiva

O estilo de liderança praticado pelos supervisores é fundamental para o sucesso – ou fracasso – de uma equipe. Por conta disso, é fundamental entender como funciona e o que é liderança positiva.

Apesar de boa parte das discussões relacionadas às práticas de liderança se aterem aos estilos mais conhecidos, como o autocrático ou carismático, a liderança positiva está se tornando cada vez mais conhecida e requisitada entre as empresas modernas.

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Através de uma visão holística, sustentável e respeitosa, esse estilo de liderança tem como aspectos fundamentais o cultivo de um ambiente profissional harmonioso, o bom desempenho de seus colaboradores e o sucesso da empresa.

Descubra agora o que é liderança positiva e como colocá-la em prática junto à sua equipe ou empresa.

Como surgiu a liderança positiva? 

Para compreender o que é liderança positiva, é necessário, antes, defini-la e entender melhor suas origens.

A liderança positiva é uma área de estudo dentro da psicologia positiva, idealizada inicialmente pelo professor universitário Kim Cameron.

Ela pode pode ser conceituada como a implementação de múltiplas práticas afirmativas que auxiliam empresas, supervisores e colaboradores a atingirem seus potenciais máximos.

Além disso, esse estilo de liderança ajuda os profissionais a prosperarem em suas funções, elevando seus ânimos e alcançando novos patamares de produtividade.

Como ser um líder positivo? 

Além de entendermos o que é liderança positiva, é importante compreendermos o que é necessário para se tornar um líder positivo.

Líderes positivos cultivam um ambiente rico e harmonioso por meio de uma comunicação efetiva, responsabilidade interpessoal, inteligência emocional, motivação e ética de trabalho.

As principais características de um líder positivo são:

  • Gentileza: são agradáveis com a equipe, tratando os colaboradores com respeito e educação, evitando conversas negativas e cultivando um ambiente harmonioso e agradável;
  • Integridade: são consistentes em suas ações, cumprindo seus deveres e responsabilizando-se pela equipe – tanto nos momentos bons quanto nos ruins;
  • Objetividade: apesar de gentis e amigáveis, os líderes positivos possuem objetividade quando o assunto é trabalho, mantendo as questões profissionais separadas das pessoais e sempre oferecendo feedbacks aos colaboradores;
  • Iniciativa: ao invés de esperar que situações mudem sozinhas ou ações sejam tomadas por terceiros, líderes positivos têm a iniciativa de oferecer mudanças a partir de suas próprias ideias, transformando problemas em oportunidades;
  • Delegação: apesar de serem capazes de realizar suas tarefas e responsabilidades de maneira impecável, os líderes positivos possuem ótimas habilidades de delegação, identificando as atividades que merecem maior prioridade e delegando-as aos colaboradores corretos;
  • Empatia: às vezes, um projeto dá errado ou uma equipe não atinge seus objetivos; um líder positivo é capaz de compreender as razões por tais insuficiências, ter empatia com os profissionais envolvidos e pensar em novas maneiras de resolver a situação. 

O que é importante para desenvolver a liderança positiva? 

Agora que já analisamos o que é liderança positiva, está na hora de abordarmos os traços mais importantes para desenvolver esse método de gestão empresarial.

Além de criarem um ambiente de trabalho agradável e harmonioso, os chefes que praticam esse estilo de liderança têm a chance de impactar positivamente seus colaboradores, auxiliando-os a alcançarem suas metas e objetivos.

Confira abaixo o que é necessário para desenvolver a liderança positiva.  

1 – Cultivar uma boa comunicação 

Para entendermos o que é a liderança positiva, devemos levar em consideração o cultivo de uma boa comunicação entre os colaboradores. 

Para que os times trabalhem juntos de forma eficaz, eles precisam de uma visão comum, um plano de ação e, principalmente, de um líder forte para guiar o caminho.

Um líder positivo é capaz de cultivar uma boa comunicação, reconhecendo os pontos de vista e as necessidades de todos na equipe, permitindo que os colaboradores sintam-se ouvidos e auxiliando-os a contribuir para a discussão ao invés de simplesmente serem instruídos sobre o que fazer.

2 – Reforçar uma ética profissional forte

Líderes que demonstram uma forte ética de trabalho e uma visão clara sobre como realizar os projetos tendem a motivar as pessoas ao seu redor. 

Um líder positivo encoraja os membros da equipe a se esforçarem ao máximo para que o grupo possa avançar e alcançar seus objetivos predefinidos. 

3 – Ser decisivo e confiante

Embora os gestores precisem levar em conta os pontos de vista e as necessidades dos membros de sua equipe, eles também precisam ter confiança em suas habilidades de tomada de decisão.

Um líder positivo consegue analisar as situações de maneira objetiva, tomando uma decisão final – com o auxílio de outros colegas ou não – e confiando em seu resultado.

Além disso, um líder positivo também é totalmente responsável pelo desfecho da decisão, seja ele bom, seja ele ruim.

4 – Possuir humildade

Além de serem decisivos e ter confiança em sua visão e habilidades, os líderes positivos também devem demonstrar humildade.

Para alcançar o sucesso profissional e pessoal, um líder não pode operar no vácuo e precisa entender e reconhecer as contribuições do restante de sua equipe, dando crédito às pessoas devidas. 

Isso não apenas ajuda a construir camaradagem dentro da equipe, mas também auxilia o time a se sentir plenamente apreciado e a saber que seus esforços são reconhecidos por aqueles em posições de liderança.

Agora que você já sabe o que é liderança positiva, continue por aqui e conheça a liderança com propósito.

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