O que é Marketing Digital? Entenda o conceito e as vantagens

o que é Marketing Digital

Você quer saber o que é Marketing Digital? Essa forma de promover empresas e produtos mudou a forma como a tecnologia é usada. O termo tem se popularizado cada vez mais, à medida que as pessoas passaram a utilizar mais os dispositivos eletrônicos no processo de compra.

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Surgido na década de 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. Enquanto, antes, o cliente precisava ir até a loja e o vendedor te apresentaria os produtos, hoje, ele consegue fazer isso sozinho, tendo um papel mais ativo nesse processo. 

De acordo com a pesquisa Digital 2022, publicada em parceria entre as plataformas We Are Social e Hootsuite, existem quase 5 bilhões de pessoas que utilizam internet no mundo, um crescimento de 4% na comparação com o ano anterior. 

Dessas, 4,62 bilhões possuem perfis ativos em redes sociais, o que representou um aumento de 10% em comparação à 2021. Por isso, pensar em como promover sua marca ou produto online é tão essencial. 

É importante mencionar que, segundo Philip Kotler, o “pai do Marketing”, o Marketing é descrito como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Com o digital, os seus esforços de promoção passaram a ser no ambiente online e, ao usar usar canais como blogs, sites, mídias sociais, email e outros, as empresas tentam encontrar soluções e satisfazer os desejos dos clientes. 

Leia também: 16 principais termos do Marketing Digital que você precisa saber

O que é Marketing Digital? 4 conceitos-chave

Existem termos e conceitos que são importantes conhecer antes de aplicar o Marketing Digital na prática. Abaixo, nós explicamos cada um deles:

1 – Persona

O Marketing Digital não trabalha com público-alvo, mas sim com o conceito de personas. Basicamente, são perfis baseados em consumidores reais e que representam o “comprador ideal”. 

Ao pensar nas características, rotina e outros detalhes sobre a persona, fica mais fácil criar ações segmentadas para as pessoas certas.

2 – Jornada do Consumidor

Também conhecida como Funil de Vendas, a Jornada do Consumidor são as etapas pelas quais a pessoa irá passar durante o processo de compra. 

Essa jornada envolve desde a compreensão de que existe um problema e a busca por soluções, passando pela consideração de compra até a decisão final.

3 – SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou, em português, otimização para mecanismos de busca, está conectado com o rankeamento das suas páginas e conteúdos nos buscadores, como o Google, por exemplo.

A partir de uma série de ações, é possível contribuir para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e te colocar entre os primeiros resultados quando uma pessoa pesquisar sobre a sua marca ou produto.

4 – CTAs

Os CTAs (Calls to Action) são os botões que direcionam os usuários a realizar uma ação. Dentro da sua página, essas “chamadas de ação” servem para que os clientes continuem no fluxo da sua jornada, ou seu funil de vendas, e cheguem ao momento final, que é o da compra.

Quais são as vantagens do Marketing Digital?

Como mencionamos, o número de pessoas que estão ativas nas redes sociais cresce a cada ano. Consequentemente, as vantagens para uma empresa estar na internet também aumentam.

Aqui, explicamos alguns desses benefícios, que além de tudo ajudam a criar uma relação público-marca. 

1 – Interatividade

O Marketing Digital permite interagir com o público. Se antes o contato da pessoa com a marca era somente nas lojas, hoje é possível criar uma conexão que vai além do produto. O foco é a experiência que o usuário tem ao entrar no site, acessar as redes sociais, receber um e-mail, entre outras formas de comunicação.

Quando as empresas fazem publicações, campanhas e ações, os clientes podem opinar, interagir e até indicar para outras pessoas – o que aumenta o engajamento. E, claro, isso tudo com apenas com poucos cliques.

2 – Mensuração de dados 

O Marketing Digital oferece uma facilidade para as empresas: os dados nas palmas das mãos. Todas as campanhas online, assim como postagens em redes sociais e outras ações estão ligados a números, que são os resultados dessas comunicações.

Assim, fica muito mais fácil entender se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço e, consequentemente, se a sua estratégia foi efetiva. 

Ao fazer análise desses dados, é possível pensar em melhorias contínuas da sua estratégia ou, caso ocorram eventuais falhas e seja necessário, em novas formas de se conectar com o consumidor. 

3 – Visibilidade para pequenas empresas 

Todas as empresas podem ser adeptas do Marketing Digital, independente do tamanho ou do número de seguidores. Na realidade, diminuir a distância e criar interações com os clientes oferece a oportunidade de crescimento para pequenas marcas.

Isso é benéfico para a empresa, é claro, mas também para os consumidores que ganham a oportunidade de conhecer aquelas marcas que eles mais se identificam, não importa a localidade. 

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