Contribuir com questões sociais é uma excelente maneira de dedicar o seu tempo e trazer mais propósito para o dia a dia, não é mesmo? Por isso, se envolver ou até mesmo criar projetos filantrópicos é uma das melhores decisões que você pode tomar. Contudo, para isso, é fundamental saber o que é um projeto social e entender todas as suas facetas.
Afinal de contas, entrar em um trabalho social significa se dedicar a uma causa que muitas vezes envolve outras pessoas. Então, você precisa ter responsabilidade e saber que está lidando com populações mais vulneráveis, que necessitam do seu comprometimento e conhecimento do projeto.
Por isso, hoje você vai aprender tudo sobre os projetos sociais, compreendendo exatamente o que eles são, como podem ser feitos, sua importância e muito mais. Confira abaixo!
O que é um projeto social?
Em primeiro lugar, vamos decifrar o significado da expressão “projeto social”. Por definição, eles são iniciativas focadas na construção do bem comum, direcionadas a uma parcela da população que está em vulnerabilidade social.
Por exemplo, há trabalhos sociais voltados à população em situação de rua, mulheres vítimas de violência doméstica, crianças sobreviventes de abusos, jovens em situação de vulnerabilidade, animais abandonados, dentre outras possibilidades.
Sendo assim, eles buscam uma maneira de melhorar a sociedade em que se vive, visando a justiça social e também a cidadania, e podem ser realizados de diversas maneiras. Há pessoas que começam por si só os projetos, enquanto empresas podem criar os seus, e grupos também.
Como se faz um projeto social?
Fazer um projeto social é algo que demanda muito trabalho, esforço e comprometimento. Para isso, você precisa pensar em muitos detalhes e seguir algumas etapas:
1 – Definir o foco do projeto
O primeiro passo é dar um foco para o seu projeto. Ou seja, definir quem você deseja ajudar e desenhar um perfil bastante específico do seu público. Isso é fundamental para que você consiga seguir com os pontos seguintes.
2 – Entender exatamente o que você deseja fazer
Afinal, depois de definir quem você vai ajudar, você poderá pensar mais sobre qual será o seu trabalho, de fato.
Por exemplo, se escolher trabalhar com vítimas de violência doméstica, você poderá oferecer acolhimento, capacitação profissional, suporte psicológico, oportunidades de trabalho, dentre muitas outras possibilidades.
3 – Ter o seu propósito muito bem delineado
Contudo, também é essencial ter o seu propósito muito bem desenhado, entendendo por que você quer colocar o projeto em prática, seus objetivos com ele e quais são os resultados que você deseja ter a partir dele.
4 – Estipular como ele será viabilizado, ou seja, como será financiado
Depois disso tudo, chegou a hora de pensar na parte prática do projeto social. Ou seja, como você fará para colocá-lo em pé, financeiramente falando. Você vai montá-lo com recursos próprios? Será um trabalho corporativo? Terá investidores? Ou contará com doações?
Projetos sociais também precisam de modelo de negócios, garantindo a sustentabilidade financeira e a longevidade do trabalho.
5 – Definir quem trabalhará com você, e como
A estrutura organizacional de um projeto social importa tanto quanto a de uma empresa com fins lucrativos. Por isso, desenhe as necessidades de profissionais e voluntários e pense em como você poderá viabilizar essa estrutura.
6 – Ter noções de espaços físicos necessários
Por fim, não se esqueça de pensar nas necessidades de espaço do projeto. Você precisará de um local grande e específico para ele? Ou apenas um escritório, ou a sua casa ou sede da empresa, serão o suficiente?
Qual a importância dos projetos sociais?
Como já mencionamos, os projetos sociais são extremamente importantes para a criação de uma sociedade mais justa e cidadã.
Isso acontece porque, devido a uma série de problemas econômicos, sociais e ambientais, questões como a desigualdade social, o abandono de animais, as crises ambientais e a ausência de oportunidades igualitárias, milhares de causas, pessoas e animais necessitam de apoio.
Os trabalhos sociais, as ONGs e o suporte da iniciativa privada conseguem impactar, de forma positiva, uma parcela dos afetados por tantos problemas. Assim, os projetos sociais são capazes de melhorar a vida de milhões de pessoas, além de contribuir para uma sociedade e um futuro melhores.
O que fazer em projetos sociais?
Então, caso você precise de algumas ideias de projetos para impactar a sociedade, separamos algumas possibilidades abaixo. Confira a lista:
- Dar suporte a populações em vulnerabilidade social;
- Oferecer capacitação profissional;
- Acolher animais abandonados;
- Oferecer diversos serviços profissionais a populações carentes, como atendimento médico, odontológico, psicológico, fisioterápico, nutricional e veterinário, dentre muitos outros;
- Criar espaços de convivência e desenvolvimento social, como bibliotecas e complexos esportivos;
- Estruturar programas de aulas para crianças carentes, como aulas de danças, esportes diversos, instrumentos musicais e idiomas, entre outros;
- Fabricar produtos para populações vulneráveis;
- Criar estruturas para oferecer empregos a pessoas carentes.
Agora que você já sabe o que é um projeto social e como implementá-lo em companhias, que tal melhorar ainda mais a sua carreira? Para isso, invista em um curso de pós-graduação Anhanguera e transforme-se em um profissional especialista. Dessa maneira, você terá ainda mais conhecimento e ferramentas para fazer a diferença no trabalho e também em projetos sociais.