Esse conceito começou a ficar familiar pra gente há pouco tempo, mas a verdade é que ele nasceu lá no boom da internet, na segunda metade dos anos 1990. Desde o início, o termo revelava uma ideia fresca e, às vezes, até considerada outsider demais devido à ousadia desses projetos. Com o tempo e o sucesso de várias iniciativas de startups, o formato se solidificou.
Para os especialistas do mercado, um bom modelo de startup se baseia em duas coisas: que o modelo de negócios seja escalável e repetível. Mas o que significa isso? Basicamente que se parta do princípio de ter uma ideia muito boa e que possa ter uma alta aderência do público, mas com um baixo modelo econômico para que sua repetição traga lucro em um curto espaço de tempo.
A Uber, por exemplo, foi uma empresa que seguiu à risca esses dois pontos e cresceu globalmente. Criada em 2009, na Califórnia (EUA), a Uber partiu do princípio de oferecer um serviço de transporte particular a custo acessível e, o melhor, isso tudo seria feito em um app intuitivo.
É verdade que a empresa investiu e continua investindo muito dinheiro, sobretudo, em desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias. Mas, se olharmos de perto, podemos entender a alma do negócio, que não precisou de muito para surgir. Outras grandes empresas que nasceram startups – como Airbnb e PayPal -, hoje figuram entre as mais valiosas de seus setores.
Quais os próximos passos para quem tem ideias que valem uma startup?
Todo mundo é um empreendedor em potencial. Basta prestar atenção nas nossas necessidades diárias comuns e muitos insights podem vir à mente com soluções possíveis. Confira abaixo algumas dicas cogite a possibilidade de ter o seu próprio (e bem sucedido) negócio um dia.
- Foque na ideia até se cansar dela. Pense se ela realmente pode ser útil para uma vida mais descomplicada, se tem potencial de crescimento e se não demanda um investimento que pode comprometer sua saúde financeira.
- Faça diferente. É muito provável que a sua ideia já tenha sido sonhada por outras pessoas antes e muitas delas a tenham colocado em prática. Mas foi de um jeito efetivo? Busque exemplos bons e ruins na área em que escolher e aprenda com os caminhos que já foram feitos antes, mas, lembre-se: é a sua chance de fazer melhor.
- Busque ajuda profissional. Antes de apostar as suas reservas em mundo desconhecido, converse com quem entende do assunto. O Sebrae, por exemplo, tem muitos cursos, materiais de apoio e exemplos para quem está começando a empreender – e ainda é gratuito.
- Estude muito, sobre tudo. Para começar um negócio, você deve ter noções administrativas, operacionais, financeiras, publicitárias, sociais etc. Depois de colocar o seu projeto no papel, certifique-se do que você ainda não entende muito e busque informações.
- Crie um bom networking. Converse com pessoas e exponha o que você pensa sem medo. Ao fazer isso, você aumenta suas chances de conseguir um investidor ou até um sócio.
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